}
Comportamento

Dica cultural - Lista de filmes e séries sobre empoderamento feminino

15/04/2021

Oiê! Tudo certo? O empoderamento feminino é um tema que vem sendo muito explorado pela indústria do cinema e como tem tudo a ver com o movimento A Voz Delas, vamos a seguir, indicar algumas séries e filmes que retratam mulheres fortes e principalmente, que venceram num segmento que na maioria das vezes é masculino.

Séries:

O Gambito da Rainha
 

 

Um grande sucesso da Netflix, levou dois prêmios no Globo de Ouro 2021. Anya Taylor-Joy foi indicada como Melhor Atriz e a produção ganhou o troféu por Melhor Série Limitada. Trata-se da história de uma mulher prodígio que descobre ter um talento único para o xadrez já na infância, quando morou em um orfanato. Na época em que a série se passa, a disparidade entre homens e mulheres era ainda maior do que é hoje, o que não impediu a protagonista de ser vencedora do mais importante torneio mundial. Os assinantes da Netflix podem assistir essa série extraordinária.

A Vida e a História de Madam C.J. Walker
 


A série conta a história de uma mulher que trabalhava como doméstica e que se tornou uma influente empresárias dos Estados Unidos, uma grande proeza para mulheres e negras na época. Contra todos os desafios, a atriz superou o preconceito racial após o período de escravidão, além do imenso preconceito de gênero, entre outros desafios, ao revolucionar o tratamento dos cabelos. O título também está disponível para assinantes da Netflix.

Anne with an E
 


Trata-se de uma apaixonante série canadense que se baseou no livro “Anne de Green Gables” (1908), da autora Lucy Maud Montgomery. Com muita imaginação, inteligência e amor pelos livros, a protagonista transforma a vida da família que a adota com 13 anos, composta por irmão e irmã, já desiludidos da vida que encontram com o auxílio de Anne motivos para serem felizes novamente. Anne é uma revolucionária por lutar pelo protagonismo da mulher, em uma sociedade preconceituosa, o que resulta na transformação de toda a sociedade da cidade. Também disponível para assinantes da Netflix.


The Crown
 


Uma das mais conhecidas histórias de empoderamento feminino, The Crown é uma premiada série dramática e está em sua quarta temporada, que nesse ano, levou quatro troféus no Globo de Ouro: os atores Emma Corrin (Diana) e Josh O’Connor (Charles) receberam os prêmios de melhor atriz e melhor ator em série dramática, respectivamente, e Gillian Anderson foi premiada como a melhor atriz coadjuvante ao interpretar a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. A série conta a trajetória conturbada da atual Rainha da Inglaterra (94 anos), Elizabeth II, desde sua precoce coroação. São muitos os desafios principalmente incluindo problemas da nação e a reputação de sua família real, mostrando que mulheres fortes podem tomar decisões, que apesar de controversas, ecoam gerações. A série histórica é uma produção da Netflix e está disponível para ser assistida por assinantes.

Grey's Anatomy
 


Uma das séries mais longas da história, Grey's Anatomy está na 17ª temporada e contando. A trama foca principalmente a personagem Meredith Grey (Ellen Pompeo), que iniciou na trama como residente, mas com a responsabilidade de ser a filha de uma das médicas mais famosas dos Estados Unidos. Meredith se torna, ao longo das temporadas, referência na medicina e inspira os jovens médicos que trabalham no hospital. Grandes cirurgiãs são ainda retratadas na aclamada série, como Cristina Yang (Sandra Oh). A série é produzida e exibida pelo canal Sony, mas também está disponível para ser maratonada na Netflix e na Globo Play até a 16ª temporada.

Filmes:

Estrelas Além do Tempo
 


Baseado numa história real, retrata a vida de três mulheres cientistas negras que trabalhavam na NASA e que, graças as habilidades intelectuais, lideraram projetos, resolveram importantes equações e descobertas, que foram responsáveis pelo sucesso das viagens ao espaço. A trama com Katherine Johnson (Taraji Henson), Mary Jackson (Janelle Monáe) e Dorothy Vaugh (Octavia Spencern) mostra uma sociedade marcada pelo preconceito racial e pela descrença na capacidade intelectual de mulheres, em um universo predominantemente masculino. Tudo isso, superado pela força e determinação de três mulheres que são gênios das exatas. O longa pode ser visto por assinantes do Telecine Play.

Enola Holmes


Produzido em 2020, o filme é sobre a fictícia irmã de Sherlock Holmes, Enola (Millie Bobby Brown). A produção cinematográfica é baseada no livro ‘Os Mistérios de Enola Holmes’ de Nancy Springer. A trama mostra uma série de mulheres fortes, que incluem a mãe da protagonista Eudoria (Helena Bonham Carter), que a abandona, o que faz com que Enola vá em busca do paradeiro de sua mãe, seguindo as pistas e utilizando técnicas de luta, aprendidas durante a infância e que com o desenrolar da trama, mostram o motivo de terem sido praticadas pela protagonista. Também disponível na Netflix, é um filme voltado para o público adolescente, mas agrada a todas as idades.

Acha que faltou alguma série ou filme? Comente aqui e sua dica pode entrar na próxima lista.

Até a próxima!

1 Comentários

Cristiane 18/01/2022 11:39

Sugiro o filme Histórias Cruzadas, é excelente também!