Nossa Missão

Dia Nacional de luta contra a violência a mulher

10/10/2024

Olá, meninas! 

Hoje, 10 de outubro, celebramos o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Esta data foi criada em 1980, a partir da “Marcha das Mulheres” em São Paulo, que reuniu mulheres para protestar contra a violência e exigir ações efetivas para combatê-la.

Lembrem-se também do Dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro. Ambas as datas são fundamentais para refletirmos sobre a importância da igualdade e do respeito.

A violência contra as mulheres se manifesta de várias formas em nossa sociedade, como a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, a mercantilização do corpo feminino, a sobrecarga de trabalho e a desigualdade de oportunidades. Estes problemas afetam muitas mulheres mundialmente e precisam ser enfrentados com urgência.

O 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho de 2024, revelou um aumento alarmante na violência contra as mulheres em 2023. Foram registrados 778.921 casos de ameaças, 1.292 feminicídios e 68.823 casos de violência física. Esses números mostram a necessidade urgente de medidas mais eficazes para proteger e apoiar as mulheres.

Mas há iniciativas importantes acontecendo para enfrentar esse problema. Nós, da Mercedes-Benz e o Movimento A Voz Delas, lideramos o “Coletivo de Respeito”, um projeto para combater o assédio no transporte público. Com a instalação de QR Codes em ônibus, as mulheres podem denunciar assédio e obter suporte imediato. O projeto é apoiado pelo “Grupo As Justiceiras”, liderado por Gabriela Manssur, promotora de Justiça de 2003 até 2022, que integrou o Grupo de Atuação Especial de 

Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), e presidente do Instituto Justiça de Saia, que desde 2011 trabalha na implementação de projetos sociais e políticas públicas sobre Direitos das Mulheres para proporcionar assistência jurídica, psicológica e social para as vítimas.

Estas ações são um passo positivo para aumentar a conscientização e fortalecer os canais de denúncia. Lembrem-se: vocês não estão sozinhas. Se vocês sofrerem ou presenciarem assédio, liguem para o 180 e façam uma denúncia. 

O Movimento A Voz Delas e a Mercedes-Benz estão com você! 

0 Comentários