}
Saúde & Bem-Estar

Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/08/2021

Olá, meninas! Tudo bem? Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E o que significa este dia?

Esta data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Sabe-se que aproximadamente 200 mil pessoas morrem no Brasil anualmente em decorrência de doenças provocadas pelo tabagismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabaco mata mais que doenças como malária, AIDS e tuberculose, juntas. O que mais preocupa é que, na maioria dos casos, o fumante conhece os malefícios, mas não possui a intenção de parar o uso.

Criada em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Através da campanha “Comprometa-se a parar de fumar”, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) busca conscientizar que fumantes têm maior fator de risco para a contaminação da Covid-19. E pior, para o possível agravamento dos sintomas da doença. 

Por isso, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.

No Brasil, todas as formas de propaganda são proibidas por lei, sendo permitida somente a exposição dos produtos de tabaco para a venda em estabelecimentos comerciais, sempre acompanhados de advertências sanitárias. 

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a oferta e a venda de produtos derivados de tabaco na Internet.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento a todos os brasileiros que desejam parar de fumar. Procure já uma unidade de saúde e inicie o seu tratamento.

Parar de fumar é uma grande decisão. E dizer não ao tabaco é a melhor escolha.

Fonte: https://www.inca.gov.br

5 Comentários

Caroline barros 31/08/2021 10:16

conscientização é tudo um vicio muito difícil de largar mas é possível. Parabéns pela iniciativa de divulgar que tem tratamento.

YASMIN 29/08/2021 18:16

que matéria legal quem sabe assim o povo para de fumar. #fumantepaciva cansei de fumar pelo sem fumar

Gabriela 29/08/2021 18:14

PARABENS GOSTEI DO TEMA PARA DE FURAR AUMENTA A VIDA

Jeni 29/08/2021 14:31

Parabens pela inciativa de conscientizar sobre fumo .

Katia 29/08/2021 09:10

Parar de fumar doi minha melhor escolha