}
Saúde & Bem-Estar

Dezembro laranja

20/12/2021

Olá! Tudo em paz por aí? O verão chegou e junto com ele, o sol. Por isso, alguns cuidados com a sua pele precisam ser tomados durante esse período.

Em atividades em que a maior exposição ao sol é recorrente, o cuidado deve ser redobrado. Na operação de transporte de carga, por exemplo, a caminhoneira tem que fazer uso do protetor solar e outros acessórios que protejam da exposição direta, como óculos de sol, chapéu, boné, etc.

Se não houver proteção adequada, aumentam ainda mais as chances de desenvolver Câncer de pele. Embora seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

Além da alta exposição ao sol, outros fatores de risco contribuem para o desenvolvimento da doença, como histórico familiar, histórico individual, pele muito clara, (principalmente ruivos), surgimento de muitas pintas (displásicas, congênitas). Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os homens lideram essa triste estatística, e estimativa de novos casos no Brasil: 8.450, sendo 4.250 homens e 4.200 mulheres (2020 - INCA).

Como se prevenir?

Evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos, uma vez que o maior fator de risco para o seu surgimento é a sensibilidade ao sol.

Mesmo em outros períodos do dia, recomenda-se procurar lugares com sombra, usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas. 

Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo, e usar filtro solar próprio para os lábios.

Meninas, prevenção é sempre a melhor opção se tratando de saúde, cuide-se e se notar sinais sugestivos de tumor de pele do tipo melanoma, procure um médico!
 

Fonte: Inca - Instituto Nacional de Câncer

10 Comentários

Laura Carneiro 07/01/2022 08:42

É muito importante usar protetor mesmo nos dias com sol menos intenso, pois até o "mormaço" faz mal a saúde. O prejuízo para a saúde não é hoje, nem amanhã, é a longo prazo, então muitas vezes pensamos que não faz mal. Temos que ter o hábito de usar protetor solar diariamente e sempre que possível evitar exposição. Ótima reportagem!

Débora Patrícia 21/12/2021 08:55

Falar de saúde, devemos nos cuidar muito, sempre ter um protetor solar, sempre tá passando, se cuidar o máximo! Não é brincadeira...

Daiane Moreira Coelho Vieira 21/12/2021 07:55

Vamos se cuida e prevenir passar filtro solar, ter horário pra pegar Sol e importante lembrar câncer e uma doença devastadora e silenciosa, qualquer mancha estranha na pele corre para o médico, verão foi feito pra curtir ,se cuidar.

Soelma Alves Lima 20/12/2021 22:16

O nome prevenção já diz tudo, mas é bom reforçarmos o cuidado q devemos ter.... se for ficar exposto ao sol não se esqueçam do uso do protetor....

Joice 20/12/2021 19:36

Tenho muitos problemas com o sol. Apesar de amar ele me queimo facilmente e fico toda vermelha, adquiri várias manchinhas por conta da exposição em horário inapropriados e sem a proteção adequada! Vamos cuidar da nossa pele, o Maior órgão do nosso corpo

Valdete 20/12/2021 18:38

Prevenção melhor maneira evitar danos a saúde. Protetor solar,hidratacão são essencias para os dias quentes. Cuidar da saúde é primordial .

Andriara marie 20/12/2021 18:29

Quando se trata da nossa saúde, temos que nos prevenir e nos cuidar, para num futuro próximo não nós prejudicar.

Cheila 20/12/2021 17:55

Prevenção a melhor opção Com esses calor que ainda dando ta orivel

Simone 20/12/2021 17:40

Nunca saia no sol sem protetor. Mesmo assim use boné. Proteja-se. Melhor prevenir do que remediar.

Raquel 20/12/2021 17:36

Precisamos se previnir sempre, seja em qualquer lugar e preciso estar consciente em nossa saúde, afinal câncer de pele não é brincadeira.