}
Parceiros

Desconecta!

23/10/2023

Olá, meninas! Tudo bem por aí? Neste mês de outubro, o Programa Laço Amarelo chama a atenção para o seguinte tema: não existe segurança com distração, reforçando a importância de se manter atento ao trânsito. O mundo mudou muito rapidamente e todos os dias centenas de descobertas e tecnologias influenciam nosso dia a dia e nossa forma de trabalhar. Mas, é preciso parar e analisar: será que as mudanças só trouxeram benefícios? Será que a quantidade de novas situações, tecnologia, informação, rapidez e novidades diversas não trazem nenhum desconforto? 

Esta é a discussão que o Laço Amarelo quer levantar e convida a todas nós para que pensemos nisso juntas. Há menos de 25 anos, para qualquer serviço público que precisávamos era necessário ir presencialmente. Qualquer informação chegava até nós pelos canais convencionais de comunicação: rádio, jornal, TV, sites. Para consultas sobre qualquer coisa era preciso um pouco mais de esforço do que simplesmente digitar duas ou três palavras na palma das mãos. 

Bem, estamos falando da tecnologia dos computadores que, de repente, veio parar em nossas mãos pelos smartphones. Toda a facilidade e comodidade precisa ser avaliada, pois, junto dela vem também a mudança em nosso foco. Com um computador na mão, nossa atenção se voltou para isso e se transformou em nosso maior desafio: desconectarmos enquanto estivermos indo e vindo.

O cuidado de focar no trânsito já é uma forma de evitar acidentes. Milhões de atropelamentos e de sinistros entre veículos são registrados mundialmente todos os dias, devido à distração causada pelo celular. Ligações, mensagens, busca de alguma informação ou até mesmo uma simples selfie pode causar danos irreparáveis não só para quem está sem foco, como também para outras pessoas.

E o alerta não serve só para quem está na cabine do pesado, serve também para quem vai a pé, na moto, na bike ou no carro, já que não existe segurança para quem transita com distração. Isso é uma constatação mundial. Assim como, todo mundo concorda, que não existe segurança para quem dirige e bebe álcool, para quem ultrapassa os limites de velocidade ou uma série de outras situações. 

Por isso, meninas, é importante que ao dirigir vocês se desconectem ao máximo possível. Precisam usar o GPS? Configurem o endereço antes de sair e só mexam no aparelho quando estiverem paradas. O recado do Laço Amarelo para outubro é esse: desconectem-se ao transitar. Suas vidas valem muito e são importantes para muitas pessoas. No trânsito, escolham a vida. 
Não deixem de compartilhar esta notícia!

Fonte: Laço Amarelo

0 Comentários