}
Saúde & Bem-Estar

Cuidados com a pele: você cuida da sua? Sabia que quem está na estrada tem muita exposição ao sol?

08/07/2020
As caminhoneiras estão sempre expostas ao sol e isso não faz bem para a pele, além de causar envelhecimento precoce. Saiba mais sobre este tema!

Oiê! Como vão as coisas? To passando por aqui para deixar uma dica importante para você, mulher, vaidosa, que se preocupa com a pele, e que vive na estrada, trabalhando como motorista ou em viagens frequentes.

A pele é o maior órgão do corpo humano e merece toda nossa atenção. O Sol pode ser nosso amigo, mas, ficar com a pele muito exposta a ele pode fazer muito mal pra sua saúde. Principalmente para a pele do rosto, da região dos olhos, e das mãos, que estão sempre no volante do caminhão.

E não é somente no verão, não, viu? Durante todo o ano, a exposição ao sol pode ser um motivo de preocupação para a saúde da gente. No inverno, por exemplo, quando achamos que estamos mais protegidas por ter mais dias frios e nublados, existe o perigo do aumento dos Raios UVA e UVB, que são radiações ultravioleta emitidas pelo Sol. Na estação fria, é comum termos menos chuvas e mais dias abertos, o que aumenta a insolação na pele da gente. No Verão, nem se fala, né? Cuidado redobrado.

Estudos científicos

Cientistas da Universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, estudaram os prejuízos ao rosto das caminhoneiras. A condição - conhecida como fotoenvelhecimento - é causada por raios solares UVA e resulta em espessamento e enrugamento da pele.

Responsáveis pelo efeito de bronzeamento causados pela coloração de pigmentos, os raios UVA são a forma mais comum de raios de luz, e aparecem também em câmaras de bronzeamento, que produzem doses 12 vezes mais forte do que a do sol. Ao contrário dos raios UVB, mais comumente associados a câncer de pele e queimaduras solares, os raios UVA podem penetrar o vidro, como na janela do caminhoneiro, e estão presentes até mesmo em dias nublados.

Embora se acreditasse anteriormente que a luz UVA fosse relativamente mais segura em comparação à UVB - a exemplo de vários filtros solares que bloqueavam apenas os raios UVB -, a investigação recente do estudo universitário têm provado que o câncer de pele pode ser causado por ambos os tipos.

A pesquisa destaca ainda o perigo das camas de bronzeamento e alerta os banhistas para o perigo da exposição solar sem proteção.

É por isso que repetiremos sempre notícias e informações sobre a importância da utilização do protetor solar pelas caminhoneiras. É cuidar da saúde pra poder estar sempre bem pra próxima viagem! Já passou o protetor? Então, boa tocada e vai com segurança!

0 Comentários