}
Vida na Estrada

Cuidados básicos com o caminhão: 5 dicas essenciais

21/09/2020
Trabalhar com a máquina demanda cuidados e procedimentos para que tudo dure mais e funcione melhor. Saiba cinco coisas que toda caminhoneira precisa fazer para cuidar de seu caminhão

Oiê, como vão as coisas por aí? A gente já conversou aqui sobre alguns assuntos relacionados à manutenção e à parte técnica do caminhão e chegou a hora de trazer cinco coisas que toda caminhoneira precisa saber e fazer para manter seu veículo rodando bem. Cuidar da máquina é cuidar de sua ferramenta de trabalho e esses itens precisam ser olhados com atenção:

1. Troca e manutenção das luzes e lanternas

As luzes do seu caminhão são muito importantes. A falta de alguma lâmpada em funcionamento pode causar acidentes e ameaçar a vida e a integridade das pessoas, trazendo insegurança para a sua viagem. Por isso, importante pensar na iluminação antes que ela dê algum problema. Uma checagem completa de TODAS as lâmpadas externas do caminhão a cada viagem é obrigatória.

2. Calibragem dos pneus

Já falamos sobre dez atitudes que ajudam a economizar a vida dos pneus e uma delas é manter a calibragem em dia. A pressão correta dos pneus do caminhão é tão importante que voltamos a este tópico aqui, nesta lista sobre cuidados de manutenção gerais. Pneus com pouca ou muita pressão podem sofrer desgastes prematuros, se romper, causar danos e até acidentes. Por isso, a checagem a cada viagem também é recomendável para os pneus.

3. Troca das borrachas dos limpadores de para-brisas

As borrachas dos limpadores de para-brisa começam a perder eficiência a cada 8 meses de uso. No máximo em um ano você precisa trocá-las. A falta de visibilidade é uma das principais causas de acidentes em estradas.

4. Checagem do nível de óleo

Outro item que volta para as nossas listas de tão importante. A lubrificação do motor é essencial para seu bom funcionamento e para a proteção de componentes como a turbina. É por isso que o assunto está aqui novamente e a recomendação é a de sempre: seguir e respeitar os intervalos de trocas de óleo e filtro informadas pelo fabricante do seu caminhão.

E tem que ser o óleo correto, de acordo com a recomendação técnica.

5. Manutenção do sistema de freios

Freio é segurança e controle. E o sistema de freio dos caminhões precisa de atenção sempre, seja ele com funcionamento a disco ou a tambor. Verifique sempre, a cada viagem, as pastilhas, lonas e principais partes dos freios. Faça testes e cheque também a pressão do sistema hidráulico. E lembre-se: vazamento é sinal de problema e pode levar à perda dos freios. É muito importante checar qualquer sinal de escape de fluido.

Estes cinco itens básicos devem fazer parte de seu check-list a cada viagem. Cuide bem do seu caminhão!

Gostou deste conteúdo? Fique com a gente, aqui no Movimento A Voz Delas, para saber e transportar melhor.

0 Comentários