}
Parceiros

Cordenonsi reforça o empoderamento feminino, em parceria com o Movimento A Voz Delas

10/07/2023

Oi, meninas! Tudo bem por aí? Sempre nos sentimos honrados pelos parceiros de diversos segmentos. E hoje vamos falar sobre mais uma parceria que nos orgulha muito. A Transportes Cordenonsi leva em seu DNA o empoderamento feminino e a igualdade social há mais de 10 anos. Por isso, em 2021, criaram o Programa, juntamente com a identidade visual, “A Estrada é Delas”.

Assim como o Movimento A Voz Delas, a Cordenonsi acredita na igualdade social e na importância da mulher ter mais espaço no mercado de trabalho e na sociedade em geral, com condições seguras e igualitárias, especialmente no segmento de transporte de cargas, em que a participação das mulheres está crescendo, mas ainda pode avançar muito mais. Veja algumas das ações de desenvolvimento que a Cordenonsi oferece aos seus colaboradores:

Escola do Motorista - Programa de Formação de Talentos: Gerentes Móveis

A Cordenonsi preza pela capacitação de seus colaboradores, principalmente das mulheres. Em uma parceria com o SEST SENAT, a empresa tem o objetivo de capacitar novos colaboradores com conteúdo técnico, teórico e prático para garantir maior segurança e qualidade de trabalho, em 12 módulos para motoristas. 

Este programa tem como público-alvo os profissionais que buscam experiência na categoria E, que já tenham uma prévia experiência na área dos transportes, sendo ela na condução de ônibus ou caminhão Truck. 

Programa Motorista Educador

Com o objetivo de ser um padrinho ou madrinha dos novos motoristas, o Programa Motorista Educador é realizado por colaboradores selecionados da Cordenonsi que atendem a critérios, como: boa conduta de trabalho, ter mais de um ano de empresa e praticar uma boa média, treinados e capacitados para a atividade. Eles são os educadores que fazem a primeira viagem com novos motoristas da escola, como também são referências nas estradas para que outros motoristas tirem dúvidas, quando necessário.

Espaço do Motorista

A empresa tem alojamento temático para uma melhor qualidade de vida e conforto dos motoristas. Neste espaço tem ampla cozinha, sala de TV, banheiros femininos e masculinos separados, espaçosa lavanderia e quartos, para proporcionar o conforto e o descanso para os motoristas que estão no pátio da matriz, em Xaxim - SC. 

Programa Acolhe

Lema: agir com humildade, sabendo escutar e estar próximo dos colaboradores. Esta é uma forma de criar relação de confiança entre a transportadora e os motoristas.

E é com este propósito que a Cordenonsi, uma vez a cada 15 dias, promove na matriz e na filial um café da manhã para os motoristas, onde eles debatem assuntos importantes e sanam eventuais dúvidas das quais os motoristas possam ter. Para isso, setores administrativos também são convidados.

O Programa tem como objetivo entender as dificuldades profissionais e pessoais dos profissionais e é conduzido por uma psicóloga, com o apoio de colaboradores do RH. Além disso, o Programa Acolhe desenvolve um vínculo com os motoristas ao proporcionar acolhimento, ao mesmo tempo em que os mantém atualizados sobre conduta, normas e procedimentos. 

Programa Talento e Superação 

O Programa trabalha com o incentivo à inclusão social (PCD). Junto ao setor de Recrutamento e Seleção, regularmente, são desenvolvidas ações de incentivo para dar oportunidade à inclusão social de PCD´s. Hoje, a empresa conta com 21 PCD´s, presentes em setores administrativos e em cargos de motoristas. Estas ações variam entre o recrutamento de novos PCD´s, em parceria com a APAE e com investimentos em mídias, como anúncios pagos e campanhas publicitárias em nossas redes sociais. 

Para isso, são contadas histórias emocionantes de força e superação para incentivar outras pessoas com dificuldades motoras a se fortalecerem e buscarem melhores colocações no mercado de trabalho.

Confira abaixo o depoimento de superação do Renato Pereira:

O motorista Renato desde fevereiro de 2021, é motivo de orgulho e inspiração para a Cordenonsi.

Renato nasceu sem nenhum tipo de deficiência, mas aos 50 anos o destino lhe apresentou uma provação. Ele adquiriu uma bactéria que evoluiu para uma infecção e foi necessário realizar a amputação da perna esquerda.
Atualmente, Renato utiliza a prótese e andador para se locomover.

Na Transportes Cordenonsi, recebeu todo o suporte para o processo de reabilitação e a ajuda da sua família também foi fundamental nesta fase. Segundo Renato, que recebeu cuidados do pai e da sua esposa, encontrou força de vontade para superar todos os desafios.

Ao retornar suas atividades como motorista, ele diz que o sentimento é de superação. Renato agradece primeiramente à Deus e depois a sua esposa que o incentivou bastante para seguir em frente.

Ele sente que algumas pessoas não possuem conhecimento suficiente de sua condição. Em contrapartida, existem pessoas que fazem questão de ajudar, principalmente colegas da estrada. 

“Para você que como eu tem alguma limitação, tenha perseverança, tenha disciplina, procure o conhecimento e tenha fé. Insista em buscar uma oportunidade. Hoje, aqui na Cordenonsi temos caminhões automáticos, o que facilita na condução. E lembre-se que é possível vencer os desafios da profissão sempre confiando no seu potencial.”

Ação Maio Amarelo 2023

O mês de Maio é focado para a maior preocupação para os gestores do transporte, a segurança nas estradas. Essas são algumas das ações realizadas para a campanha deste ano:palestra em parceria com o SEST SENAT, palestra de conscientização com turma de jovens de escolas locais, PitStop da segurança junto com a equipe do SESMT e lançamento da carreta personalizada.

Em 2023, foi lançada carreta temática do Maio Amarelo com a campanha De Mãos Dadas com a Segurança, que leva a mensagem de segurança pelas estradas nacionais e do mercosul. Na condução da carreta está o motorista Edinho, motorista da empresa desde 2014 e que foi homenageado pela boa conduta e cuidado na direção! 

Programa A Estrada É Delas

A Cordenonsi acredita na igualdade social e na importância das mulheres terem mais espaço no mercado de trabalho e na sociedade em geral. Por isso há mais de 10 anos iniciou um movimento em prol da mulher motorista e desde então contribui para que a força feminina seja cada vez mais presente na área do transporte. Atualmente, a empresa conta com mais de 80 mulheres motoristas que viajam todo o Brasil e o Mercosul. Para a Cordenonsi este Programa valoriza e incentiva as mulheres a serem motoristas, além de trabalhar com outras temáticas voltadas à igualdade de gênero, assédio, violência contra a mulher e saúde, tornando este sentimento presente nos setores administrativos e nas estradas, formando uma cultura empresarial. 

A estrada é delas! 

Meninas, cada empresa que se junta ao Movimento aumenta ainda mais nossa voz e fortalece os nossos ideais e objetivos. Quanto mais as organizações participarem, mais forte a nossa atuação ficará dentro do Transporte Cargas e agora também, no transporte de passageiros, afinal, estamos cada vez mais ocupando nossos espaços e participando ativamente deste setor. 

Gostaram da novidade? Vocês já conhecem a Cordenonsi? Fiquem ligadas em nossos conteúdos e descubram mais sobre as empresas que apoiam o Movimento A Voz Delas. 

Conheçam mais sobre a Cordenonsi no site: cordenonsi.com.br

1 Comentários

Adriana 11/07/2023 12:41

Mais empresas que acreditam na capacitação do seu colaborador, isso é importante, o bem mais valioso é sua equipe bem instruída, obrigada por acreditarem nas mulheres.