}
Mecânica

Controle de emissão de poluentes: SETCESP realiza Teste de Opacidade

16/05/2022

Olá, meninas! Como estão todas? A notícia de hoje é para deixar vocês bem atualizadas! Sabiam que o SETCESP está realizando teste de Opacidade gratuito para seus associados? Essa iniciativa é uma parceria com a FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo), por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT, que vai ajudar a diminuir a poluição e evitar que condutores tomem multas ambientais.

O Teste de Opacidade reduz a emissão de poluentes e evita que os condutores sejam autuados pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) por excesso de emissão de fumaça preta. A multa, no valor de R$ 1.745,40, pode ser dobrada em caso de reincidência. O laudo do teste é um certificado, que formaliza o controle periódico das emissões de poluição, junto à fumaça emitida por veículos ou máquinas agrícolas (pesadas ou estacionárias) movidos a diesel.

Para realizar o teste é bem simples. O associado deve acessar o site: Teste de Opacidade – SETCESP e preencher o cadastro. Após o preenchimento, vai receber um retorno sobre a data e horário do teste, com a disponibilidade do técnico que vai atender ao chamado. Com o agendamento marcado, o técnico vai até a empresa do associado (ou local previamente combinado) e realizará uma inspeção externa do motor do veículo. 

Feita a inspeção, o técnico vai conectar um aparelho chamado de opacímetro ao escapamento e outro conhecido como tacômetro à bateria. Dessa forma, é possível saber quanto o veículo libera de partículas à medida que acelera. 

É com esse teste que também se avalia a quantidade de fumaça emitida por metro e sua tonalidade, calculada de acordo com o percentual de enegrecimento. Ou seja, quanto mais escura a fumaça, mais fora dos padrões está o veículo. Todo o trabalho é desenvolvido com o caminhão parado.

Após aferir a opacidade, o técnico emitirá um laudo atestando que o veículo está dentro dos padrões estabelecidos pelo Decreto nº 54.487/2009, que regulamenta o controle da poluição no estado de São Paulo. O veículo ainda receberá um Selo de Aprovação do Despoluir, que o condutor poderá apresentar sempre que necessário.

Caso o veículo não esteja dentro dos padrões exigidos pela legislação, o técnico deverá orientar sobre a necessidade de manutenção e, após o intervalo de 30 dias, uma nova inspeção poderá ser agendada. 

Embora seja obrigatório, o Teste de Opacidade e Controle de Poluentes ainda gera uma série de dúvidas entre condutores e algumas delas são bem frequentes. Separamos nesse texto as mais comuns para que pudéssemos esclarecer.

Posso agendar o Teste de Opacidade se não for associado ao SETCESP?
Pode sim! E o melhor: mesmo que não seja associado, o teste é gratuito. Porém, haverá uma cobrança pelo deslocamento e da diária do técnico para empresas não associadas ao SETCESP. 

Em quanto tempo é necessário fazer o teste novamente e qual seu período de validade?
É recomendado que o teste seja feito a cada seis meses. A vistoria é válida precisamente por 180 dias, por isso o prazo mínimo. O ideal é que em até 1 ano o teste seja refeito.

Recebi uma multa da CETESB, e agora?
Para esses casos a orientação é que se faça a manutenção do veículo e um novo teste de opacidade. Após isso, o proprietário pode solicitar uma redução de 70% do valor da penalidade, ficando condicionado à comprovação da reparação no veículo junto ao laudo aprovado do Teste de Opacidade, que comprove que ele já está de acordo com o estabelecido pela legislação.

A inspeção veicular para controle de emissão de poluentes é obrigatória?
Sim, é obrigatória e deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.

E lembrem-se meninas, evitem multas! Como dissemos, o teste é gratuito e pode ser feito no local que você estiver, então, não tem desculpas, hein? E, se ainda não fez o seu, agende hoje mesmo!

Fonte: SETCESP

4 Comentários

Valdete 18/05/2022 07:36

Que maravilha,além de ser gratuito contribui para melhorar meio ambiente atráves da prevenção.

Jane 17/05/2022 08:09

Que iniciativa Show do Setcesp e parceria...ainda mais por ser gratuita,e é muito bom está dentro dos padrões estabelecidos pelo decreto.

Isabela Leopoldino 17/05/2022 00:14

Que noticia boa, um teste desse gratuito Um teste muito importante, pois além de ficar com a consciência tranquila de que não estaremos poluindo o meio ambiente e não se preocupar com a multa que não é nada barato e ajudar o meio ambiente e a nossa saúde

Cheila 16/05/2022 18:11

E muito bom eo meio ambiente agradece......