}
Legislação

Contran divulga novas regras para sistema de segurança de caminhões basculantes

10/11/2021

Olá! Tudo em ordem pelas estradas? Entrou em vigor no mês de agosto uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) 859/2021 que dispõe sobre o sistema de segurança para caminhões com carroceria do tipo basculante e caminhões tratores, destinados à movimentação e operação de veículos rebocados com carroceria tipo basculante.

A partir de agora, os veículos novos serão registrados somente após comprovados alguns requisitos básicos de segurança, que deverão constar na nota fiscal do mesmo.

De acordo com a resolução, os veículos mencionados deverão possuir sistema hidráulico primário e secundário, conforme norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e aviso de segurança da operação dos dispositivos, de forma legível, fixados em local visível ao condutor.

Também se torna obrigatório que o caminhão-trator tenha em seu CRLV-e a informação “Sistema de Basculamento” e o número do CSV (Certificado de Segurança Veicular). Além disso, a nota fiscal dos veículos produzidos a partir do dia 2 de agosto de 2021, deve constar a informação do dispositivo de segurança de fabricante.

Os proprietários de veículos já licenciados e em circulação ganharam novo prazo para se adequar e apresentar o CSV conforme o estabelecido. De acordo com a resolução, a exigência do Certificado ocorrerá no momento do licenciamento de 2023 para veículos com placa final ímpar e a partir de 2024 para os que tiverem final par.

Para a diretora de Controle e Registro de Veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Loretta Figueiredo, esse é um assunto que já havia sido tratado em 2015 e na ocasião, gerou muitos questionamentos e acabou sendo suspenso. No entanto, retorna agora com uma nova resolução, extinguindo todas as dúvidas, dando um prazo bem mais razoável para que os proprietários possam se adequar de uma forma bem mais tranquila.

Meninas, vamos observar os requisitos de segurança para não ser pega de surpresa quando for licenciar o caminhão?

Fonte: www.regionalms.com.br

6 Comentários

Gabriel soares dos santos 31/05/2023 22:34

Queria saber se vai ser para todos os caminhões basculantes independentemente do ano de fabricação? Ou quando for fazer uma transferência precisará estar contendo os itens acima

Emerson 27/05/2023 19:53

Eu acho que deveria rever, pois o sistema é muito caro para caminhões antigos adaptarem, acredito que poderia até ser instalado sim um sistema sonoro na cabine enquanto o sistema estivesse ativado , afinal esse já era um sistema adquirido, e a maioria como já está documentado não tem notas fiscais do sistema , afinal já consta no documento.

Daiane Moreira Coelho Vieira 12/11/2021 21:14

Muito bom saber, eu mesmo estava por fora até porque só quando compramos um carro, caminhão na hora da transferência fiquemos sabendo das regras do Detran.

Eluá 12/11/2021 12:27

Ótima matéria, é sempre bom estar bem informado sobre as novas regras do veículo e o trânsito.

Valdete 11/11/2021 07:02

Excelente materia,informacão precisa,estar informado sempre nos deixa mais tranquilos e seguros.

Débora Patrícia Oliveira 10/11/2021 15:41

Muito boa matéria, sempre é bom estar bem informada!! Sempre com vários informativos super interessantes.