Como reduzir custos na estrada
30/10/2023Olá! Tudo em paz por aí, meninas? Para quem trabalha com o caminhão, economia sempre é uma questão, né? A redução dos custos na estrada é o objetivo de todos os profissionais, em especial, os autônomos. Saber controlar os gastos e principalmente, conseguir evitá-los, ajuda a melhorar o faturamento no final do mês. Além disso, quando a motorista profissional consegue reduzir os custos, se planejar, poupar e se organizar para melhorar seu trabalho, traz frutos para seu negócio e para a sua profissão.
Para alcançar esses objetivos é preciso muita disciplina e organização da profissional, por isso, algumas mudanças no dia a dia podem contribuir para essa melhora na relação entre entrada e saída de valores. Essa é aquela hora em que é preciso fazer ajustes em sua planilha de custos e encontrar algumas maneiras de obter pequenas economias.
Se organizar para fazer um bom planejamento da rota, estar atenta à manutenção preventiva no caminhão e ônibus, evitar restaurantes, preparando a refeição no caminhão (caixa de boia) ou até mesmo melhorar a maneira de dirigir, buscando sempre uma economia de diesel, já são algumas formas que a caminhoneira encontra para reduzir os custos quando estiver na estrada.
Confira algumas dicas para você começar a reduzir custos na estrada
Organização da caixa-cozinha e geladeira
Antes de iniciar a viagem, crie um cardápio básico para ter ideia do tipo de utensílio que irá precisar e quais alimentos não perecíveis é possível armazenar no caminhão. Se o caminhão não tiver geladeira, escolha com cuidado os alimentos perecíveis para não correr o risco de estragar antes do consumo.
Caso o caminhão tenha geladeira, monte um cardápio variado e inclua frutas, legumes e proteínas. Ter geladeira no caminhão pode evitar reabastecimentos ao longo da viagem e consequentemente, custos extras, o que ajuda a reduzir custos na estrada.
Cozinha compartilhada
Com antecedência, combine as rotas e o local de parada com os colegas. Na hora das refeições, cada participante contribui com algum alimento ou bebida, e as tarefas poderão ser divididas. Assim, cozinhar na estrada ficará mais fácil, prático, prazeroso e econômico. Sem contar que essa prática também ajuda a tornar o caminho menos solitário.
Planejamento da viagem
Fazer o planejamento do roteiro é talvez a coisa mais importante para a redução dos seus custos. Por isso, antes de iniciar qualquer viagem, planeje bem o roteiro. Esse plano ajuda a motorista a definir os locais de parada, melhores preços de abastecimento, além de já ter uma previsão para os valores de pedágio. Atualmente existem aplicativos que ajudam a fazer traçar a rota, saber a quantidade de pedágios, interdições etc...
Feito isso, defina dentro dessa rota os locais para fazer as paradas, tanto de descanso, como para alimentação. Tente se informar sobre a região em volta, procure saber se o local permite o pernoite e oferece infraestrutura e segurança necessárias para você e seu caminhão. Nunca deixe para decidir os locais durante a viagem.
Quando a caminhoneira estuda a rota, consegue calcular o tempo de viagem e escolher estradas melhores para evitar aumento de custos de manutenção e diesel. Além disso, consegue se programar em relação ao frete de retorno evitando rodar como o caminhão vazio.
Consumo de diesel
Controle é o principal elemento que contribui para a redução do consumo de diesel. Sem ele não há como diminuir custos nesse quesito. O engenheiro Antonio Lauro Valdivia Neto explica que é importante saber com precisão, qual é a média de consumo do caminhão para conseguir atuar de forma eficiente na redução. “Sem esse controle não se sabe qual a média de consumo e se as ações estão ou não causando efeito positivo”, diz.
A redução de custos também passa pela forma de dirigir, pela qualidade da manutenção, pelo combustível e até a calibragem dos pneus. O engenheiro explica que motoristas que trocam a marcha no momento correto acabam freando menos, pois utilizam mais o freio motor: “Por outro lado, manter o motor bem regulado, pneus calibrados e troca de óleo em dia também contam muito”. Ele acrescenta ainda que, fretes em distâncias mais curtas não resolvem a questão da economia, porque também se recebe menos pelo transporte.
“Outro elemento que pode contribuir para se queimar menos combustível na viagem é boa qualidade das estradas, pois se fossem melhores o consumo melhoraria, assim como a produtividade do caminhão”, acrescenta Lauro Valdívia, destacando que o modo de dirigir o caminhão é o fator que mais impacta no consumo, podendo chegar a uma diferença de 20%.
Manutenção Preventiva
A falta de manutenção preventiva no caminhão pode resultar em diversos problemas para as caminhoneiras, comprometendo muito a segurança na estrada e trazendo uma série de prejuízos, que são provocados pela indisponibilidade do veículo. Somado aos atrasos das entregas, quebra de contratos, e perdas das cargas, por conta de tombamentos, saques ou vencimento de validade, as despesas podem ser ainda maiores.
Manutenção preventiva é, em média, três vezes mais barata que reparos corretivos, já que economia está relacionada diretamente com o conserto dos veículos. Isso porque, sai mais barato uma revisão e trocas pontuais, do que um conserto inesperado. As vantagens são ainda maiores quando levamos em consideração as perdas com paradas não programadas, cargas, garantia e outros.
Em geral, a revisão em caminhões deve ocorrer a cada 15 mil quilômetros rodados, sempre levando em consideração os componentes sensíveis como os freios, além de verificar cada sistema para garantir que não aconteçam paradas. A durabilidade dos freios está diretamente ligada às características de condução e da carga transportada. A regulagem das catracas dos freios mecânicos do caminhão e da carreta também devem ser levadas em consideração.
Outros pontos a serem verificados são a qualidade de óleo e filtros, que podem ocasionar a perda do motor, caixa de câmbio e eixo traseiro e os cubos das rodas, que são extremamente exigidos em veículos pesados e, em caso de quebra, pode resultar no desprendimento de rodas, podendo causar graves acidentes. Ficar atento a manutenção ajuda a reduzir custos na estrada.
E aí meninas, além dessas, quais outras dicas vocês acrescentariam? Conta aqui para a gente!
1 Comentários
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
Tháila 02/11/2023 13:06
Eu quero assistir