}
Tecnologia & Segurança

COMO PREVENIR-SE DE ASSALTOS EM ESTRADAS

16/08/2021

Olá meninas! Tudo bem com vocês? A insegurança nas estradas é um dos nossos maiores medos nos tempos atuais. Estar sozinha no caminhão e ter que parar em lugares ermos é algo que nos gera desconforto.

O medo de ser assaltado nas estradas é uma preocupação frequente do transportador. De acordo com o levantamento feito pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), o número de roubo de cargas caiu 23% no Brasil em 2020, comparado com o ano anterior. 

Mas, apesar da redução, o tema ainda é muito preocupante. O prejuízo anual no ano de 2019 foi de R$ 1,2 bilhão, sendo que a região sudeste é a região mais afetada, com 81,33% das ocorrências. Em seguida vem a região sul com 8,89%, nordeste com 6,66%, Centro Oeste com 1,91% e, por fim, a região norte com 1,21%.

Mas o que fazer para prevenir-se de assaltos na estrada? 

De acordo com o Inspetor da PRF, Flavio Catarucci, alguns cuidados devem ser tomados:

Pernoite:

Evite pernoitar em postos de combustível que estejam situados muito próximos às comunidades, e também onde haja pontos de prostituição. Sob o olhar da segurança, o melhor é sempre estacionar em um local movimentado, perto de uma unidade policial, posto de combustível ou praça de pedágio. 

Mídias sociais:

É sempre bom avisar o transportador de sua localização. Evite também postar em redes sociais fotos do seu caminhão ou da carga. Não comente com ninguém informações sobre origem do destino ou carga transportada durante as suas paradas.

Bloqueio da via:

Em caso de bloqueio da via, realizado com outros veículos, não há muito que fazer. Tente ficar calma, desça do caminhão com cautela e não carregue nada em suas mãos.

Jamais reaja:

Reagir pode custar a sua vida. Assaltantes, ao fazerem a abordagem, costumam estar muito nervosos. E, caso você esboce algum movimento brusco, eles podem entender como uma reação. Por isso, além de não reagir, mantenha a calma e não faça movimentos repentinos.

Continue dirigindo:

Ao perceber que está sendo seguido por um veículo suspeito, avise pelo rádio os companheiros de estrada e peça que eles liguem para a polícia, informando o modelo e cor do veículo que está te seguindo. E só pare em um local onde você se sentir segura. 

Batidas ou colisões:

Apesar de batidas feitas por bandidos serem incomuns em estradas, não pare em qualquer local da via após a colisão. Acene para o veículo que bateu em você demonstrando que irá parar em local seguro. 

Procure a polícia:

Se estiver numa emergência, ligue para 191, no número da Polícia Rodoviária. Em rodovias federais, a ligação irá cair no posto mais próximo.

Bom, meninas. Todo cuidado é bem-vindo, quando falamos de nossas vidas. Bens materiais nós podemos reconquistar. Mas a vida não. 

E vocês, o que fazem para evitar assaltos nas estradas? Envie sua mensagem em nosso WhatsApp ou no site através do “solte sua voz”.

1 Comentários

Katarina 17/08/2021 08:38

O perigo está em todos os lugares e ter matérias que informa e ensina é ótimo parabéns