}
Vida na Estrada

Como o aumento do ICMS vai afetar caminhoneiras e cristais

06/02/2021

Oiê! Tudo bem com vocês? Vamos falar a respeito do imposto que incide sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em São Paulo, que recebeu em 2021 um aumento de 207%, no caso de veículos usados. Ficou bem mais salgado comprar um caminhão usado no estado. A nova taxa de ICMS de carros, motos e caminhões usados e novos já está em vigor. Por isso, fique atenta aos valores, pois eles vão variar ao longo desse ano.

Antes desse reajuste no estado de São Paulo, era cobrada a porcentagem de 1,8% de ICMS para veículos usados, porém com a correção passará para 5,53%. O atual referencial vale entre janeiro e abril de 2021, sendo que a partir de abril deste ano cairá para 3,9%. Mesmo que seja uma queda, ainda representa o dobro do cobrado no ano passado, sendo nesse caso, um reajuste de 116%. 

Para veículos novos o tributo ICMS cobrado era de 12% em 2020, desde janeiro de 2021 passou para 13,3%, valor que será mantido até abril deste ano. Em abril de 2021, o percentual cobrado será de 14,5%, significando um incremento de quase 21% no total. 

O aumento do ICMS sobre a compra e venda de veículos pegou todo mundo de surpresa e vai gerar um forte impacto no setor.

Sabemos que todas nós estamos em um período de recuperação financeira, depois do grande choque causado pela pandemia do coronavírus que teve início no ano passado. E se você planeja comprar um caminhão no estado de São Paulo, vale a pena fazer muitas pesquisas para economizar.

O objetivo do aumento do ICMS é minimizar os prejuízos causados ao Estado por conta da crise da Covid-19 em 2020 e deve arrecadar R$ 7 bilhões em 2021.

Fique ligada aqui na A Voz Delas, pois traremos todas as decisões que impactam o cotidiano das estradas e de todo o setor. 

Conta para a gente o que você acha desse tipo de tema e quais temas você gostaria de ver aqui, em Solte Sua Voz.

Queremos contribuir cada vez mais com o seu dia a dia.

Boas viagens!

0 Comentários