}
Vida na Estrada

Como evitar acidentes com o caminhão nas estradas

14/01/2021

Tudo bem com vocês? O papo hoje é bem sério, que são os acidentes, mas a ideia é falar de um aspecto que antecede essa fatalidade, as atitudes que vão te ajudar no cotidiano do seu trabalho a evitar situações de perigo.

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, em 2018 foram registrados 12.631 acidentes com vítimas envolvendo caminhões. O número é grande e a gente sabe que o tema está entre as principais preocupações de caminhoneiras e cristais de todo o Brasil.

Por isso, a seguir separamos algumas dicas sobre como evitar acidentes.

Planejamento

A gente bate muito nessa tecla, porque este é um dos aspectos mais importantes da sua viagem. Sabemos que o caminhão é o sustento das caminhoneiras e cristais, por isso, é importante encarar cada viagem como qualquer projeto de trabalho e verificar trajeto, custos, paradas, alimentação e locais para dormir.

Manutenção

A Manutenção preventiva é mesmo uma das maiores aliadas das caminhoneiras, pois garante o bom funcionamento em momentos desafiadores. Mas isso só pode acontecer se antes de viajar, for feita uma manutenção completa e durante a viagem, a motorista ou cristal deve ficar atenta a qualquer barulho, fumaça ou aspecto ruim de peça ou componente do caminhão. Confere algumas dicas no texto sobre mecânica básica.

Alimentação e sono em dia

De nada adianta o caminhão estar em dia, a viagem planejada, mas a condutora não estar alimentada e descansada. Atenção, a esse ponto porque ele é essencial para evitar acidentes! Com sono ou fome, o corpo fica com os reflexos mais lentos e com isso, caso ocorra a necessidade de realizar uma manobra brusca, essa falta de agilidade pode ser fatal! Fique ligada nesse aspecto.

Sobre as paradas mais rápidas, faça um descanso de 30 minutos a cada seis horas e se preferir fracione o descanso (cinco minutos ao menos a cada parada de descanso fracionado), mas não dirija por mais de cinco horas e 30 minutos ininterruptas, é o que indica a Lei nº 13.103.

Quando for parar para dormir, procure um lugar adequado e regulamentado para isso, busque vagas iluminadas e descanse.

Os cuidados com a alimentação incluem a preferência por alimentos saudáveis e naturais. Opte por uma alimentação rica em fibras, verduras, legumes, frutas e alimentos grelhados. Evite comidas muito calóricas e grandes quantidades, pois isso pode te dar sono e também não fazem muito bem para o seu organismo. Beba ainda muita água e confira mais dicas sobre o tema na postagem com dicas de alimentação saudável para caminhoneiras e cristais.

Direção defensiva

O cuidado na direção é também um aspecto crucial para evitar acidentes e por isso, tomar algums precauções quando estiver na estrada podem garantir a vida de todos na via. Desta forma, obedeça à sinalização de trânsito, respeite a velocidade regulamentada da via, trafegue a uma distância segura do veículo à frente, use o cinto de segurança, sinalize a cada mudança de faixa e tenha a segurança sempre em mente antes de fazer qualquer movimento na via.

A seguir, confira as recomendações da Polícia Rodoviária Federal:

• Verifique os documentos do veículo e da motorista, ambos devem estar em seu período de vigência e em bom estado; 

• Realize inspeções regulares e uma especial com caráter preventivo no seu caminhão, antes de pegar a estrada; 

• Nunca faça uso de drogas ou bebidas alcoólicas, principalmente quando for trabalhar. Escolha sempre a saúde e a vida; 

• Cuidado com a alimentação! Alguns alimentos muito calóricos ou ainda mesmo os saudáveis se consumidos em grandes quantidades podem ser de difícil digestão e por isso, acabam por dar sono. 

• Use sempre o cinto de segurança! Sabemos dos mitos das estradas, mas a verdade é que se ocorrer um tombamento esse simples item de segurança pode salvar a sua vida. 

• Evite excesso de peso de carga, existem legislações que determinam a recomendação para cada tipo de caminhão; 

• Nunca trafegue no acostamento, esse espaço é exclusivamente reservado para os casos de emergência; 

• Tenha atenção redobrada em condições de tempo com chuva ou nevoeiro. Nesse caso diminua a velocidade e mantenha as luzes externas do veículo acessas. Não acione bruscamente os freios, pois a traseira do caminhão pode ser projetada para frente e com a pista escorregadia, pode acontecer um grave acidente e por esse motivo, a velocidade reduzida é a melhor opção em condições adversas de tempo, o que inclui ainda muito vento;

• Trafegue a uma distância segura e com cautela.

As principais causas de acidentes são o excesso de peso, longas jornadas de trabalho, imprudência e as condições adversas das rodovias. Mas na maioria das vezes, pequenas atitudes podem trazer mais segurança para o trabalho de caminhoneiras e cristais, diminuindo possíveis riscos. Lembre-se, nenhum prazo vale a sua vida! 

Gostou das dicas? Faltou alguma? Manda para a gente para contarmos para todas as trabalhadoras do Brasil.

Até a próxima jornada!

0 Comentários