}
Saúde & Bem-Estar

Cinco exames que as mulheres precisam fazer todo ano

31/08/2020
A vida na estrada requer cuidados com a saúde e é preciso lembrar desses cinco exames essenciais para toda mulher

Oiê! Como vão as coisas por aí? Você, caminhoneira ou cristal que está sempre em viagem, tem cuidado da sua saúde? A gente aqui, no Movimento A Voz Delas, está sempre pensando em coisas importantes para a vida das mulheres que trabalham com caminhão e não é somente no Outubro Rosa ou em março, mês das mulheres, que devemos falar sobre saúde e cuidados essenciais pra vida da gente.

Por isso, trazemos este conteúdo feito com a consultoria do Dr. Renato Barra, médico Ginecologista especialista em Diagnósticos por Imagem e Cintilografia para elencar os cinco exames que você não pode deixar de fazer todos os anos.

Afinal, não podemos apenas procurar ajuda médica somente quando estamos nos sentindo mal ou quando temos realmente um problema de saúde. Prevenir é muito melhor.

E, para facilitar sua rotina de cuidados, separamos cinco exames que as mulheres precisam fazer todos os anos. Vamos à lista:

1 - Papanicolau

É um exame que percebe alterações nas células do colo do útero, como lesões e verrugas pré-cancerígenas. Seu principal objetivo é detectar o câncer de colo uterino — o segundo mais frequente em mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

Este exame é feito com o uso de um utensílio médico conhecido como "bico de pato", que é introduzido levemente na cavidade da vagina e permite a coleta de uma pequena amostra da descamação do colo do útero.

Este exame é muito importante e pode detectar também doenças sexualmente transmissíveis.

Quem pode e precisa fazer o exame: toda mulher que já iniciou sua vida sexual deve realizá-lo anualmente. Para a realização, recomenda-se que a mulher não esteja no período menstrual e que respeite o prazo de dois dias sem relações sexuais antes do exame.

2 - Exames de sangue e dosagens hormonais

Os exames de sangue também são muito importantes, pois eles indicam se os componentes e nutrientes do sangue estão normais e sem alterações. Os exames de Colesterol e Triglicerídeos  verificam os níveis de gordura no sangue. Já o exame de Glicemia de Jejum tem o intuito de prevenir o diabetes. Quanto aos exames TSH, T3 e T4, servem para verificar alterações nos hormônios da tireoide, podendo identificar o câncer de tireoide.

Quem pode e precisa fazer o exame: em geral, todas as mulheres a partir dos 20. Pacientes que tenham algum fator de risco, doenças autoimunes ou histórico familiar de doenças como a tireoidopatia, devem fazê-lo mais cedo, ou sob prescrição médica.

3 - Ultrassonografia pélvica transvaginal

A ultrassonografia transvaginal é um exame por imagem que avalia os órgãos e estruturas pélvicas da mulher. Por meio dele, é possível verificar com maior nitidez e proximidade: a espessura do endométrio; se há algum sangramento uterino; a presença de massa pélvica (como um mioma ou câncer); possíveis anomalias no útero; localização do DIU; possíveis complicações de uma gravidez.

Quem pode e precisa fazer o exame: em geral, toda mulher adulta pode fazer o exame, ou sempre que houver alguma alteração no exame físico, nas funções menstruais ou hormonais. Pacientes que apresentam dificuldades para engravidar também podem fazer o exame.

4 - Ultrassom da tireoide

O ultrassom da tireoide também é um exame por imagem que detecta nódulos ou tumores na região da tireoide — glândula que fica na parte anterior ao pescoço, responsável por regular o metabolismo e muitas outras funções do corpo. Ele é realizado da seguinte forma: a paciente se deita na maca com o pescoço estendido, e um gel  é passado na área do pescoço, para que o transdutor consiga captar as imagens da tireoide e analisar possíveis anomalias.

Quem pode e deve fazer o exame: toda mulher adulta pode realizar o exame. Em casos de histórico familiar de tireoidopatia, ele deve ser feito mais cedo ou sob prescrição médica.

5 - Ultrassom das mamas

Fazer o exame das mamas é outro passo importantíssimo nos cuidados preventivos da saúde feminina, principalmente para você, que vive na estrada e tem que estar atenta à saúde. O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres, além de ser o mais frequente no Brasil — atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Por isso, é o principal exame anual a ser feito.

O ultrassom das mamas segue a mesma lógica do ultrassom da tireoide e da região pélvica. Trata-se de uma captação por imagens que identifica possíveis alterações na região das mamas, como nódulos e cistos mamários. A vantagem do ultrassom é que ele é capaz de identificar anomalias e de diferenciar um nódulo sólido de um cisto.

Quem pode e deve fazer o exame: ele pode ser feito, como prevenção, por toda mulher após seu primeiro ciclo menstrual.

Consultoria e conteúdo: Dr. Renato Barra, médico Ginecologista especialista em Diagnósticos por Imagem e Cintilografia

Anotou os exames da lista? Você tem ido ao médico regularmente? Cuide da saúde e tenha uma boa viagem! Até a próxima, com mais um conteúdo útil para a sua vida na estrada, aqui, no Movimento A Voz Delas!

0 Comentários