Cinco cuidados importantes com os pneus: dicas de manutenção para caminhoneiros e frotistas para evitar acidentes
11/09/2023Oiê! Como vocês estão, meninas? Hoje o assunto é muito importante e um dos mais necessários quando falamos de caminhão e ônibus. Os pneus dos pesados são, sem dúvidas, vitais para a segurança nas estradas e um dos componentes que mais sofre desgastes. Porém, é muito comum ver pelas estradas brasileiras veículos com pneus em situações críticas, algo que além de imprudente, também é passível de multa, segundo o Código de Trânsito.
Por outro lado, a infraestrutura das estradas brasileiras é bastante precária e promove ainda mais o desgaste deste item. Então, conhecer sobre a vida útil dos pneus já é um bom começo. Segundo especialistas, pneus de caminhão e ônibus podem rodar entre 60 e 80 mil quilômetros. No entanto, existem muitos fatores que podem aumentar ou diminuir a vida útil deles.
Cuidar dos pneus ajuda a economizar, já que a troca costuma ser dolorida para o bolso. Mas, vocês sabem quais os procedimentos necessários para evitar o consumo excessivo de pneus e assim poupar dinheiro sem correr riscos?
Eduardo Gualberto, diretor da Unidade de Negócios de Pneus para Caminhões, Ônibus, Recapagem e Pneus Fora de Estrada da Goodyear do Brasil, tem experiência com durabilidade e segurança dos pneus e ressalta que: “A manutenção adequada e o contínuo monitoramento dos pneus favorecem o aumento da quilometragem e vida útil, além de possibilitar a identificação do melhor momento para a recapagem ou substituição”.
O executivo ressalta ainda que o alto custo dos pneus para veículos pesados é de conhecimento geral, por isso, saber utilizar o melhor destes produtos faz a diferença na economia: “Sabe-se que os pneus representam um investimento relevante para as frotas e companhias de transporte e, portanto, é necessário dedicar tempo e atenção para esta gestão com o objetivo de ter suas operações mais eficientes”.
Então, para facilitar o dia a dia dos profissionais da estrada destacamos algumas dicas para elevar a durabilidade dos pneus e contribuir para a segurança dos motoristas profissionais e frotistas, principalmente em períodos que costumam ter um aumento de veículos nas vias. Confiram!
MONTAGEM E DESMONTAGEM
Utilizem lubrificantes e ferramentas adequadas para a montagem e desmontagem dos pneus. A utilização de derivados de petróleo não é recomendada e danifica a borracha. Sempre verifiquem o interior do pneu para conferir se pequenos objetos e resíduos estão alojados dentro dele na montagem, evitando danos ao pneu e à câmara de ar.
CÂMARAS DE AR E PROTETORES
Utilizem as câmaras de ar da medida correspondente para cada tamanho de pneu e não as reutilizem ou os protetores, substituindo eles a cada vida do pneu para evitar o uso de câmaras dilatadas ou com excesso de consertos.
PESAGEM
A pressão correta em que pneus devem ser calibrados é determinada pela carga incidente nos mesmos. A pesagem é uma prática importante para a verificação da carga total da qual os pneus estão submetidos em cada posição. Consultem a tabela de pressão para determinar a calibragem ideal dos pneus.
VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS
É uma etapa fundamental para evitar o desgaste prematuro de vários componentes e manter a segurança. A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. Deve ser feita com calibradores aferidos e sempre com os pneus frios.
AROS E RODAS
Utilizem sempre as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu. As rodas, aros e anéis devem ser periodicamente inspecionados (amassamentos, trincas, empenamentos etc.) e limpos para uma maior segurança, evitando danos aos pneus.
No caso dos pneus recapados, o correto é sempre utilizá-los nos eixos de tração e eixos livres, pois a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões. A recapagem dos pneus ajuda a diminuir os custos operacionais dos caminhoneiros. A dica é procurar um reformador certificado pelo INMETRO e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação.
Meninas, fiquem sempre atentas aos pneus dos seus caminhões e ônibus, pois isso é coisa séria! Afinal, além de gerar prejuízos, o descuido com a manutenção pode trazer acidentes graves. Deixar para depois pode até parecer mais econômico, mas quase sempre “o barato sai caro”. O que acharam das dicas? Vocês já tomam estas atitudes preventivas? Compartilhem com seus amigos do trecho!
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
0 Comentários