Caminhões arqueados no foco
14/02/2022Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Cada geração de caminhoneiros traz os ensinamentos e a cultura dos que vieram antes, mas também criam novas práticas e costumes. Por exemplo, as frases de parachoques que se tornaram mania nos anos 80 e 90, o nome dos filhos no para-brisa etc. Mas, uma prática que surgiu com os novos caminhoneiros causa polêmica: o caminhão arqueado. A prática de mexer na altura da suspensão e levantar a traseira dos caminhões ficou bastante conhecida no começo dos anos 2000.
Desde então, os caminhões arqueados têm circulado em cada vez mais número pelas estradas brasileiras. A tendência começou a ganhar espaço, principalmente, entre os motoristas mais jovens que gostam de estilizar o brutão. Nessa alteração, são inseridos sob a suspensão calços ou molas adicionais para dar a diferença de altura desejada. Fazer essa alteração na traseira dos caminhões tornou-se tão comum, que foi preciso entrar em vigor uma legislação para os limites de arqueamento.
A alteração, conhecida como traseira arqueada, é permitida pelo Contran, mas tem normas a serem seguidas. Segundo as regras, a altura máxima de elevação da traseira de um caminhão deve ser de 2 graus, o que corresponde a 3,5cm de elevação por metro da longarina. Por exemplo, um caminhão com carroceria de 8 metros de comprimento poderá ter uma diferença de 28 cm de altura do começo da carroceria até o final dela. Apesar da determinação, hoje existem caminhões em que essa diferença passa de um metro.
A resolução também determina que qualquer alteração deve passar por uma inspeção do Inmetro e que o caminhão modificado deve ter todas as alterações descritas no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Mas, por que tanta polêmica?
Suspender a traseira do caminhão sempre foi motivo de polêmica entre alguns estradeiros. E, de fato, fazer essa mudança tem seus prós e contras. Os mais adeptos da prática garantem que ao levantar a traseira do caminhão (“arquear”), a estabilidade do bixão aumenta nas curvas, pois o peso da carga é deslocado para o eixo da frente. Mas não há nenhum estudo que comprove esse ganho. Já outros dizem que fazem apenas para melhorar o visual do caminhão ou até mesmo por gosto pessoal.
Quem é contra a prática, ressalta, especialmente, a falta de segurança que estes caminhões podem ter com a traseira alta. Isso porque esse tipo de alteração eleva o centro de gravidade do veículo, criando riscos adicionais de tombamento, além de uma sobrecarga no eixo dianteiro. A prática gera a elevação dos eixos traseiros de um caminhão e causa um impacto considerável na estabilidade do veículo como um todo, pois os eixos dianteiros ficam sobrecarregados com a transferência de peso.
Outro ponto levantado por quem não defende o arqueamento é a segurança rodoviária. Os riscos com a segurança afetam não só os motoristas dos caminhões, mas também os condutores de outros veículos que trafegam pelas estradas. Em engarrafamento, por exemplo, um carro pode entrar embaixo do caminhão, ou se houver uma colisão traseira com outro caminhão, a ponta da carroceria pode entrar pelo para-brisa e acertar em cheio o motorista.
O que diz a resolução do Contran?
De acordo com a Resolução Nº 479 de 20 de março de 2014, os veículos usados, de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos na Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações (oficina) e ao proprietário do veículo (caminhoneiro) a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.
Isso quer dizer que o local onde for feito o arqueamento precisa conhecer a legislação e realizar o procedimento dentro das normas descritas pelo Contran e cabe ao caminhoneiro verificar se o trabalho foi realizado da forma correta e garantir que está trafegando com o caminhão dentro da lei. Ou seja, as normas permitem que caminhões sejam arqueados, porém com diversos limites.
Além das normas sobre a altura limite do arqueamento - em até 2° graus ou 3,5 centímetros - as lanternas traseiras não podem estar acima de 1,20 metros do chão e as lanternas laterais ou luzes de posição não podem estar acima de 1,50 metro do chão. A Resolução ainda deixa claro que rebaixar a frente do caminhão ou alterar o eixo dianteiro não é permitido, apenas para instalação do segundo eixo auxiliar.
Outro aspecto importante é que a Resolução também autoriza o uso de calço na suspensão, porém ao utilizá-lo, serão definidos dois pontos de referência no chassi (X e Y) com uma distância de 1000 milímetros entre eles. Então, será realizada uma medida a altura desses dois pontos em relação ao solo e a diferença de altura desses dois pontos não pode passar de 35 milímetros.
PRF aumenta fiscalização de caminhões arqueados irregulares
A Polícia Rodoviária Federal está de olho nessas modificações e ressalta que esse tipo de alteração é perigosa, pois transforma o veículo de carga numa espécie de “guilhotina”, principalmente, em situações de colisão traseira. O aumento da fiscalização ocorre após o tema ganhar muita repercussão depois da tragédia envolvendo pai e filho com veículos alterados, que deixou dois mortos no Paraná, na semana passada.
Por isso, a PRF tem realizado fiscalizações frequentes para combater o trânsito de caminhões com alterações irregulares no sistema de suspensão, aliado ao controle de documentos irregulares referentes à alteração (emissão de CSV e registro da alteração no CRLV). O órgão informa que durante as vistorias, também é realizada a medição da inclinação das longarinas, a fim de verificar se estão cumprindo o limite de dois graus estabelecidos previamente pelo Contran.
Com isso, caminhões, caminhões-tratores, reboques e semirreboques com alterações no sistema de suspensão que não estejam de acordo, são autuados pela infração tipificada no art. 230 VII do CTB (Conduzir o veículo com a característica alterada), considerada uma infração de natureza grave, com a perda de 5 pontos na habilitação e valor de R$ 195,23.
Levando em conta que irregularidades no sistema de suspensão geram riscos à segurança do trânsito, veículos flagrados nessa situação, além de autuados e retidos, serão recolhidos ao pátio, de onde somente serão liberados após a regularização da infração e remoção da instalação. A recomendação é reter todos os veículos fora do padrão, mesmo que apenas por alguns milímetros.
Para evitar problemas e esclarecer dúvidas, a Polícia Federal divulgou uma fórmula simples de se fazer esse cálculo:
1 - Basta medir a altura do final da longarina, que será chamada de altura X;
2 - Em seguida, você deve medir a altura da longarina a uma distância de 1,5 metros de altura X, encontrando a altura Y;
3 - Ao final, calcule a diferença subtraindo a altura Y da altura X.
Entenda como funciona o cálculo feito para saber se o arqueamento está dentro da lei:
Para que seu caminhão arqueado esteja dentro dos padrões legais, o resultado encontrado deve ser menor que 3,5 centímetros.
É meninas, qual a sua opinião sobre os caminhões arqueados? Você gosta ou prefere deixar o caminhão mais tradicional? Comente aqui embaixo e participe com a gente.
3 Comentários
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
Isabela Leopoldino 16/02/2022 11:04
Se o caminhão já vem original de fábrica ele já vem todo testado e revisado por profissionais para a segurança do motorista então não há necessidade de aumentar por questão de estabilidade e tals só aumentam por achar bonito, mas não deveria ser assim Deveriam deixar a beleza de lado e pensar na segurança !
Daiane Moreira Coelho Vieira 14/02/2022 15:07
Caminhão arqueado tira toda estabilidade nas estradas e curvas, podem até achar bonito mas os condutores de caminhão são responsáveis pelo os menores, está cada dia aumentando os acidentes ,então na minha opinião vamos respeitar as regras se caminhão viesse de fábrica arqueado mas não o engenheiro estudou para nós ter conforto e estabilidade , eu não arquearia o meu caminhão.
cleusa 14/02/2022 13:53
certo é certo o engenheiro estudou para isso você é caminhoneiro
Mário Cesar 18/04/2022 10:26
Mim fala qual o engenheiro de uma fábrica de caminhões que feliz o teste no volante caminhão carregado fazendo uma viagem exemplo saindo no começo da BR 116 até o final da BR uma viagem com o caminhão arquivado e outra viagem com o caminhão suspensão original. Ele vai vê a diferença e mim conversar