Caixa cozinha: uma grande aliada da caminhoneira
17/08/2020Oiê! Como vão as coisas por aí? Olha, comer fora pesa no bolso da gente, né? Até porque o item alimentação é um grande puxador dos custos para cima. A hora da refeição é realmente algo que deve ser planejado e levado em conta, tanto no sentido econômico quanto em relação à saúde. E nós, mulheres, sabemos muito bem gerenciar isso.
Basta fazer a conta. Em média, uma refeição decente na estrada custa R$ 16,00. Comendo sempre no posto e em restaurantes, a caminhoneira vai gastar boa parte do seu frete e enfrentar condições nem sempre adequadas para fazer sua refeição.
É aí que entra a caixa cozinha. Um kit simples formado por fogareiro, mini geladeira, local para guardar alimentos e uma pequena bancada pode proporcionar para as caminhoneiras refeições a um custo médio de R$ 4,50, com o requinte do próprio tempero e gosto. E ela pode te ajudar, nesses tempos difíceis de crise, a não ficar dependendo dos locais da estrada para comprar refeições. Com a caixa, você pode fazer sua própria comida e manter o cuidado com sua saúde.
E são muitas as histórias de cozinheiras, motoristas ou cristais, que rodam Brasil afora, muita gente gosta de chegar nos locais de parada e fazer seu arroz, seu feijão, carne de panela, frango frito, e por aí vai o imenso cardápio, limitado somente pela imaginação da gente.
A cultura da estrada trouxe esse costume que define a própria existência do transporte brasileiro, que nasceu dos tropeiros e hoje vive do caminhão.
E, a partir do momento que você tem uma caixa cozinha no caminhão, pode colocar em prática aquele talento feminino e o toque de criatividade da mulher para fazer vários tipos de refeições deliciosas e também saudáveis.
Origens na História
A caixa cozinha, ou caixa boia, como o pessoal da estrada fala, tem origens que se confundem com a própria história do transporte no Brasil. Lá no século XIX, quando não existiam caminhões e o transporte era feito pelos tropeiros, no lombo de animais, as viagens demoravam muitos dias. Era necessário levar uma mula dedicada somente a carregar os alimentos e mantimentos da comitiva.
Por vezes, havia mais de uma mula com os alimentos e as cozinhas itinerantes começaram a ficar mais comuns e disseminadas. Com a chegada do caminhão, aquele espaço que batizamos de caixa cozinha tomou seu lugar e foi sendo aperfeiçoado.
E desta história nasceu uma receita mais do que especial e típica das estradas brasileiras. O feijão tropeiro, como o nome diz, surgiu na época das tropas de mulas e se transformou em um dos pratos preferidos de quem está na estrada. Junto com o arroz carreteiro, faz a alegria das caixas cozinha em todo o Brasil. Vamos conferir essas receitas?
ARROZ CARRETEIRO
Ingredientes
3 copos de arroz
500 g de carne seca
200 g de bacon fatiado
200 g de calabresa
1 tomate grande bem maduro
1 cebola grande
Pimenta calabresa
Salsa
Sal
PREPARO:
1 - Cozinhe a carne seca em panela de pressão, retire, espera esfriar e desfie
2 - Retire a pele da calabresa e corte em cubos juntamente com o bacon
3 - Corte o tomate em cubos pequenos sem as sementes bem como a cebola
4 - Reserve
5 - Refogue o bacon e a calabresa até ficar bem dourada, acrescentando depois a cebola, tomate, pimenta calabresa e a carne desfiada
6 - Após acrescente o arroz, afogue bem, adicione a água corrigindo o sal se necessário e abaixe o fogo aguardando secar
7 - Quando pronto, colocar a salsa em cima
FEIJÃO TROPEIRO
Ingredientes
500 g de feijão carioquinha cozido
200 g de toucinho
1 concha de óleo
1 cebola média picada
4 dentes de alho
5 ovos
1 colher de sopa de sal com alho
Cheiro verde a gosto
200 g de farinha de mandioca
PREPARO
1 - Coloque o óleo em uma panela e doure a cebola, acrescente o bacon e frite bem
2 - Adicione o alho, sal e os ovos, misturando com cuidado para que não se despedacem muito
3 - Refogue o feijão, baixe o fogo, misture a farinha aos poucos e o cheiro verde (faltou um final)
Duas receitas clássicas do transporte brasileiro. Uma ótima oportunidade de fazer amigas na hora da refeição, confraternizar e manter viva a cultura das estradas
Curtiu? Aposto que você tem a sua própria receita de feijão tropeiro! Obrigada por ler, boa viagem e bom apetite!
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
0 Comentários