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Brasil teve uma média de 33 óbitos de motociclistas, por dia, entre 2012 e 2021, aponta o DATASUS

21/02/2024

Olá, meninas! Tudo certinho com vocês? Não é nenhuma novidade que o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo e que os motociclistas estão entre as principais vítimas. Só no Brasil, de acordo com dados DATASUS, do Governo Federal, 119.735 motociclistas morreram entre os anos de 2012 e 2021, a primeira década de ações para a redução de mortos e feridos no trânsito, estipulada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Os números assustam ainda mais quando olhamos em detalhes, já que são cerca de 33 motociclistas morrendo todos os dias, vítimas do trânsito no Brasil. São homens (89%) e jovens, entre 20 e 24 anos (18% das vítimas), que possuem famílias e amigos, além de todas as possibilidades e bons momentos que uma vida pode oferecer. Do total de óbitos em 2012, 28% eram motociclistas e em 2021, mais de um terço (35%) das vítimas estava pilotando motocicletas.

A vulnerabilidade dos motociclistas também é um ponto de atenção e pode ser comprovada pelo perfil de internações. Segundo uma análise de 2023 feita pelo CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), com base em dados de 2008 a 2018, apenas 10% dos motociclistas internados por conta de sinistros de trânsito recebem alta hospitalar sem prejuízos ou incapacidade. Ou seja, as chances de sair ileso são bem pequenas.

Outros dados que causam impacto quando analisados são os fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal em relação aos sinistros. De acordo com a PRF, em 2023, cerca de 28.245 motociclistas ficaram feridos, sendo que 8.253 estavam em estado grave. Isso corresponde a uma média de 77 feridos por dia nas rodovias federais.

Observando este cenário, fica cada vez mais evidente que ações neste sentido são urgentes. Por isso, é importante que cada condutor faça a sua parte no trânsito, com empatia, atenção e respeito às leis.  Os motociclistas devem usar sempre os equipamentos de segurança, como o capacete, luvas e jaquetas refletivas que ajudam na visibilidade do condutor e reduzem alguns danos em caso de acidentes.

Já os motoristas devem ficar atentos ao seu entorno, em especial aos pontos cegos, além de evitar manobras bruscas, protegendo principalmente os motociclistas, ciclistas e pedestres. Lembrando sempre que assim como há alguém especial nos esperando em casa, também há alguém esperando pelos motociclistas!

Meninas, a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós, que somos parte ativa deste sistema, principalmente quando estamos guiando grandes veículos. A prudência é o primeiro passo para a segurança nas estradas e a paz no trânsito começa por nós! 

Laço Amarelo, um programa de responsabilidade social que salva vidas no trânsito!

Fonte: Laço Amarelo

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