}
Legislação

Brasil terá novo modelo de Carteira de Habilitação em 2022

04/05/2022
Nova Carteira Nacional de Habilitação — Foto: Contran/Reprodução

Oi, meninas! Tudo bem por aí? Vocês estão sabendo que tem modelo novo de CNH na área? Isso mesmo! O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução nº 886, que fez mudanças no estilo e no tipo de expedição do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação. A nova CNH vai começar a ser emitida em 1º de junho de 2022, à medida que os condutores forem renovando ou emitindo primeira ou segunda via.  

Nesse novo modelo terão várias novidades, a começar pela cor do documento. O verde militar dá lugar ao verde e amarelo, bem predominantes. Além disso, a CNH também terá uma tabela, onde vão constar imagens de automóveis e a letra correspondente à categoria. Ela marcará no documento quais são as categorias que o motorista está apto a conduzir. 

A primeira coluna vai informar qual a categoria da CNH e apontar se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva com o uso da letra "D". O modelo também mostrará se o motorista utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada. Nessa nova versão, o documento terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas do condutor.

Foto: Contran/Reprodução

Uma das maiores novidades vai ser no tipo de expedição, isso porque a CNH poderá ser expedida em meio físico, digital ou ambos, ficando a critério do condutor a forma que mais lhe agrade. O modelo vai manter o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017, onde armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

 Foto: Contran/Reprodução

O Contran destacou que a mudança acontecerá aos poucos e não vai ser necessário trocar o modelo de CNH, pois o atual segue valendo. A mudança só vai ser obrigatória quando o documento estiver com seu prazo de validade prestes a expirar. Lembrando que o prazo de vencimento da CNH não teve alterações e continua sendo de 10 anos para os condutores com menos de 50 anos de idade.

Fonte: G1

7 Comentários

Denise Neves Gomes 08/05/2022 20:16

Muito inovador. Gostei da ideia.

Daiane Moreira Coelho Vieira 08/05/2022 09:55

Muito interessante ficou até mais legível. Tá aí gostei

margareth 06/05/2022 09:55

acho a atual mais bonita

Valdete 05/05/2022 12:08

Que legal. Vai ficar bem bacana,bonita. Gostei!

Cheila 04/05/2022 19:21

Muito legal e bem mais bonita 👏🤭🤭

Isabela Leopoldino dos Santos 04/05/2022 18:38

Interessante essa novidade e seria bom se trocassem de todas as pessoas de uma única vez, pois com essa novidade tem pessoas que já possuem a carteira com válida para 10 anos e não vai ver a cara dessa nova cnh tão cedo 😅 mas o importante é que vai começar a circular já Legal conter a foto do veículo identificando abaixo a categoria…

Patrícia Maria de Jesus Souza 04/05/2022 17:55

Muito legal mais fácil d indentificar