Bia Figueiredo faz história como a primeira mulher a vencer a Copa Truck
07/07/2023Olá, meninas! Como vocês estão? Tudo certo por aí? Hoje vamos falar sobre conquistas! A primeira mulher a vencer uma corrida na Copa Truck levou ao pódio as cores do Movimento A Voz Delas! No último final de semana, Bia Figueiredo, da ASG Motorsport, entrou para a história como a primeira mulher a conquistar uma vitória na competição brasileira de caminhões preparados para corridas. Território majoritariamente masculino, o triunfo rompe uma sequência de 27 anos de homens na liderança.
E a quebra de padrões vai além do volante: Rachel Loh, chefe da equipe ASG Mercedes-Benz e engenheira de Bia, também se consagra como a primeira mulher engenheira-chefe da Copa Truck ao ocupar o lugar mais alto do pódio. Na verdade, Rachel é a primeira, e até então a única, mulher engenheira-chefe da competição, sendo mais uma conquista histórica.
crédito: Rodrigo Ruiz
E este feito é marcante para a Bia e a Rachel, para a Mercedes-Benz, para o Movimento A Voz Delas e para tantas outras mulheres: “Não é uma vitória minha e da Rachel. É uma conquista de todas as mulheres que ocupam profissões e têm cargos que as pessoas gostam de rotular como se fossem um lugar só deles. Esta é uma conquista de uma piloto e de uma engenheira e, também, das mulheres que estão nos volantes, nas estradas, trabalhando nas montadoras, na logística e em tantas outras profissões. Quando uma mulher rompe uma barreira, todas as mulheres rompem também”, diz Bia, emocionada.
A Copa Truck, competição entre caminhões preparados para corridas, iniciou em 2006, ainda com o nome de Fórmula Truck e, desde então, só foram registradas vitórias masculinas. Vale lembrar que a piloto Debora Rodrigues é a pioneira da categoria e conquistou vários pódios, rompendo muitos paradigmas sobre as mulheres nas pistas. Porém, até o último domingo, nunca uma mulher havia subido ao lugar mais alto.
“O automobilismo é um dos únicos esportes em que mulheres, homens e pessoas de diferentes idades competem em igualdade. E isso nos faz refletir sobre o que é igualdade. Nas pistas, somo apenas duas, com mais de 30 homens no grid. A Rachel é a única chefe e engenheira da categoria”, analisa a piloto Bia, que acumula também o cargo de representante da América do Sul na Comissão de Mulheres da FIA e trabalha fortemente por mais mulheres no automobilismo.
crédito: Rodrigo Ruiz
Bia destaca, ainda, que a conquista acontece dentro das pistas, mas que fora delas ainda temos uma longa jornada, já que a diferença de remuneração entre homens e mulheres voltou a subir no país e atingiu 22%, segundo dados do IBGE, e isso mostra que uma brasileira recebe, em média, 78% do que ganha um homem. Um outro exemplo deste fato é quando olhamos para cargos de liderança das empresas no mundo todo e vemos que apenas 37% de mulheres ocupam eles, o que torna esta diferença ainda muito significativa.
“Por isso, volto a afirmar que este segue sendo um tema atual e que precisamos falar dele. Dizer que cada conquista de uma mulher é uma conquista de todas as outras. Eu sei que este aqui é um fato histórico, merecido e que será muito celebrado. Estou feliz, orgulhosa pelo trabalho realizado e agradecida por tanto apoio”, explica a piloto da Mercedes-Benz #111, da ASG Motorsport.
Bia Figueiredo, que já havia alcançado a primeira pole na última etapa, também destacou que, independentemente de ser a primeira vitória guiando um caminhão, a alegria da conquista é única. “Vencer aqui na Copa Truck pela primeira vez e ser a primeira mulher a conseguir isto é muito especial! Eu estava com muita saudade das vitórias, de vencer. Eu sabia que estava muito próximo, pela forma como começou o campeonato. Quero agradecer a todos que torceram e torcem por mim. Eu amo automobilismo, vivo disso, cresci nisso. Então me considero merecedora da vitória e muita gente comigo também é!”.
Vitória também de uma mãe!
O primeiro lugar no final de semana celebrou outra conquista inédita: nunca uma mãe havia subido no pódio de uma categoria de elite do automobilismo nacional. Bia é mãe de dois meninos, Murillo Luz, de 3 anos, e Matteo Luz, de 1 ano e 8 meses, e foi a primeira conquista dela após a maternidade. “Todo mundo me pergunta se depois de ser mãe eu fiquei insegura em pilotar um caminhão de 4 toneladas, ou de acelerar a mais de 200 km por hora. A resposta vem agora: não. A maternidade me trouxe muita coragem e hoje faço isso pela Bia mulher e por todas as mães”, celebra.
Experiências nas pistas em outras categorias
Além da sensação da temporada 2023 da Copa Truck e piloto profissional, Bia Figueiredo é mãe, empresária e comentarista. Atualmente, disputa a categoria Super, da competição automobilística nacional mais “pesada” do Brasil, a Copa Truck, e é comentarista da Fórmula Indy, na TV Cultura, e da Stock Car, no Canal do Galvão Bueno. Fora das pistas é a representante da América do Sul na Comissão de Mulheres da FIA e trabalha fortemente por mais mulheres no automobilismo (nas pistas e nos bastidores).
A trajetória da Bia Figueiredo nas pistas já vem de longa data. A piloto foi a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial, a Fórmula Indy, a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights, a única a vencer na Fórmula Renault, a única a conquistar uma pole position na Fórmula 3 e a única a disputar e vencer no Desafio das Estrelas, torneio anual de kart organizado por Felipe Massa. É também a primeira brasileira a conquistar um lugar no grid e a disputar as 500 milhas de Indianápolis e um campeonato integral da Fórmula Indy.
No Brasil, Bia disputou cinco temporadas completas da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional. Em 2019, também fez história ao participar das 24 horas de Daytona (EUA) em uma equipe de pilotos formada por mulheres. No ano de 2020, Bia tornou-se mãe. Após 9 meses do nascimento do seu primeiro filho voltou às pistas e, em 2021, nasceu seu segundo filho. Em 2022, disputou a TCR South America.
Meninas, a conquista da Bia é muito significativa! E não só para o Movimento A Voz Delas, que figurou no primeiro lugar do pódio, mas também para todas as mulheres que sonham em dirigir um caminhão, seja como piloto profissional, seja como caminhoneira no dia a dia. A mensagem que Bia, Rachel e outras profissionais que estão no segmento passam é a de que não há limites de gênero para realizar objetivos e que as mulheres são capazes de tudo!
Parabéns pela conquista, Bia! Estamos orgulhosas e na torcida por você e pelos pilotos da ASG, que levam as cores do Movimento A Voz Delas!
Até a próxima!
2 Comentários
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
Adriana Santos 11/07/2023 12:42
Bia com certeza representa todos nossos sonhos e dificuldades, essa vitória 🏅 é um marco para todas nós...
Simone 07/07/2023 12:43
QUANTA HONRA TER ESSAS DUAS MULHERES A FRENTE, NO TOPO EM UMA CATEGORIA COMO ESTA. COMO EU DISSE : É NOSSA!!!! PARABÉNS BIA E RACHEL, QUE TENHAMOS MAIS VITÓRIAS PARA COMEMORARMOS JUNTAS . É NOSSO É ASG É MB É AMOR