Tecnologia & Segurança

Arla 32: menos emissões de poluentes e mais performance

Para os caminhões com motor SCR, o Arla é um ponto de atenção muito importante. Faça a coisa certa

Oiê, como estão? Arla 32 é coisa séria, né? Ele é obrigatório desde 2012 para controle de emissões nos caminhões e ônibus que utilizam a tecnologia SCR (Redução catalítica seletiva). Existe a necessidade de abastecimento do Arla 32, agente redutor essencial para que os sistemas de catalisação e redução de emissões de poluentes  dos caminhões funcione corretamente. E é importante lembrar que o uso correto do sistema é muito importante, pois fraudes e falhas podem ser consideradas crime ambiental e responsabilizar o motorista.

Então, é bom relembrar como funciona e como usar corretamente o Arla 32:

ARLA é a abreviação de Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo. O número 32 refere-se ao nível de concentração da solução de ureia (32,5%) em água desmineralizada. Ou seja, o ARLA 32 é uma solução líquida para veículos que possuem o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Sua ação praticamente neutraliza as emissões de óxidos de nitrogênio provenientes da queima do óleo diesel.

Em sua composição, há 32,5% de ureia de alta pureza, também chamada de ureia técnica. Ela é a responsável pela reação química que acontece dentro de um catalisador e torna o uso do ARLA 32 tão importante para os caminhões de sua frota.

Para que serve e quais as vantagens de utilizá-lo?

Mais eficiente do que qualquer outra tecnologia semelhante, o ARLA 32 age convertendo as partículas de óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e água, reduzindo assim em até 98% as emissões de óxido de nitrogênio, que além de altamente poluente, é nocivo à saúde e responsável por diversos males de respiração.

Como usar o ARLA 32 no caminhão?

É importante saber a maneira correta de utilizar o ARLA 32 para aproveitar todos os seus benefícios. E o primeiro passo é saber que a quantidade da solução que deve ser usada é bem inferior à quantidade de combustível. Em média, 5% do volume de diesel é o suficiente. Ou seja, para cada 20 litros de diesel, 1 litro de ARLA 32. Nos veículos com sistema SCR existe um tanque específico para o ARLA 32, que não deve ser misturado ao óleo diesel. Esse reservatório geralmente fica ao lado do tanque de combustível. Reabasteça a solução quando o indicador no painel do veículo apontar a necessidade.

Os veículos que possuem SCR têm um sistema de sensores que medem a qualidade das emissões de gases do veículo e também alertam ao motorista o nível de ARLA 32 no tanque. Quando o produto acaba no tanque o sistema avisa no painel do veiculo que o motorista tem até 48 horas para abastecer o reservatório de ARLA 32. Caso contrário, o veículo perderá de 25% a 40% de  seu torque dependendo da categoria do veículo.

O ARLA 32 não oferece riscos, pois não é inflamável nem explosivo. Se houver contato com as mãos ou outras partes do corpo, é necessário apenas lavar o local com água corrente.

Onde comprar o ARLA 32?

Antes de tudo, é essencial comprar o ARLA 32 de um revendedor autorizado e de confiança. Soluções de baixa qualidade certamente não terão o mesmo desempenho de um produto original e poderão danificar o catalisador do seu sistema SCR e acabar deixando seu caminhão parado. Portanto, compre apenas se o produto possuir o selo do INMETRO e for produzido de acordo com a norma ISO 22241. Você pode encontrar o ARLA 32 em distribuidores e postos de combustíveis, rede de concessionários Mercedes-Benz. Também é possível negociar com as distribuidoras a entrega de grandes quantidades e garantir o estoque para atender toda sua frota. O ARLA 32 apresenta prazo de validade de 12 meses quando mantido em temperaturas médias de até 30ºC e de 6 meses quando mantido em temperaturas médias acima de 30º e inferiores a 35ºC. A exposição à luz solar deve ser evitada.

Algumas perguntas frequentes:

O ARLA 32 é misturado ao diesel ou vai em tanque separado?

O ARLA 32 não pode ser misturado ao diesel. Todos os veículos P7/ Euro V têm um tanque para o ARLA 32, com tampa azul, separado e devidamente identificado.

Qual é o consumo desse produto? Com um tanque de ARLA 32, quanto será possível rodar?

O consumo de ARLA 32 é aproximadamente 5% do volume consumido de diesel. Em geral, a capacidade do tanque de ARLA 32 deve ser suficiente para um reabastecimento a cada 3 ou 4 tanques de diesel. A necessidade de reabastecimento do ARLA 32 será indicada no painel do veículo.

O ARLA 32 faz algum mal à saúde? Que cuidados devem ser tomados com ele?

Ele não é inflamável, tóxico ou nocivo ao meio ambiente. Em contatos breves com a pele, não causa irritação, entretanto, no caso de contato repetitivo, é recomendável o uso de luva de PVC. O ARLA 32 deve ser mantido em sua embalagem original, em local seco e arejado, ao abrigo da luz solar.

O que ocorre se acabar o ARLA 32 do tanque ou se for abastecido com produto errado?

Dependendo da categoria do veículo, o motor pode perder 25% ou 40% do seu torque até que o tanque seja abastecido corretamente. O motor só funcionará adequadamente com o produto fabricado de acordo com as especificações técnicas.

E a dica MAIS IMPORTANTE:

Use SEMPRE um produto com especificação e procedência correta. O barato sai caro! Não utilize Arla 32 feito de ureia não tratada e muito menos aquelas soluções "caseiras" que a gente vê por aí. Isso pode danificar o sistema de pós-tratamento do seu caminhão, além de trazer problemas para o motor e, o mais grave: É CRIME AMBIENTAL e você pode ser presa!

Vamos checar o nível do Arla e boa viagem!

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK