Aplicativo do DNIT informa sobre condições das rodovias federais
20/10/2022
Olá, meninas! Como vai o trabalho pelas estradas deste nosso Brasilzão? A tecnologia e o uso da internet são realidades em praticamente todas as profissões e no setor de transportes não é diferente. Por isso, hoje vamos falar sobre mais uma solução tecnológica a favor dos profissionais do Transporte Rodoviário de Carga (TRC).
Para facilitar e melhorar o atendimento prestado aos usuários de rodovias federais sob sua jurisdição, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) criou o aplicativo DNIT na Estrada (DnE), que permite que os condutores tenham acesso a informações atualizadas sobre as condições das estradas, permitindo assim que tracem uma rota alternativa ou decidam alterar o horário de partida.
E mais importante ainda, o aplicativo fornece dados referentes a socorro mecânico, postos de polícia, postos de combustíveis, pontos de paradas de descanso, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e outros serviços ao longo das rodovias federais atendidas pelo órgão.
Para acessar o DnE não é necessário estar conectado à internet, basta que o usuário do serviço tenha feito previamente o planejamento da viagem ainda online. Isso porque a ferramenta permite o cadastro da rota a ser percorrida no app e nos locais sem cobertura de rede. O banco de dados cadastrado mostrará, por meio de geolocalização, as informações dentro de um raio de 100 quilômetros.
Cadastro de estabelecimentos
O aplicativo DnE também informa aos cidadãos opções de serviços, como postos de combustível, oficinas mecânicas e hospitais. Os usuários podem informar ao Departamento se os estabelecimentos listados estão de acordo com os detectados nas rodovias e os responsáveis pelos estabelecimentos podem realizar cadastro ou atualizar informação dos respectivos serviços pelo aplicativo.
Canal de atendimento em tempo real
Para garantir que o atendimento online seja feito de forma eficiente, o DNIT também atualizou sua ferramenta virtual (chamada de chatbot), para que os usuários sejam atendidos facilmente em tempo real e de forma humanizada.
Este atendimento por meio do chatbot Denise, ou pelo app DnE, poderá ser solicitado quando os assuntos forem relacionados a multas, Autorização Especial de Trânsito (AET) e Ouvidoria.
Serviço pode ser acessado em dois níveis
Por acesso via web, seja pelo site do DNIT, Portal de Multas ou pelo aplicativo DnE, o cidadão encontra dois níveis de atendimento, que são o inicial, via Denise, que é o nível 1 de atendimento e o atendimento humanizado, no nível 2.
O atendimento em nível 1, tem o objetivo de dar andamento mais rápido ao processo de chamado. O nível 2 de atendimento é realizado por um atendente, por isso é humanizado. Ele é feito para sanar dúvidas específicas que não são respondidas no nível 1. As formas de atendimento visam à otimização do processo de obtenção da informação.
Meninas, sem dúvidas este aplicativo ajuda muito no dia a dia, porque fornece informações importantes sobre serviços essenciais ao transporte. Quem já passou por imprevistos por não ter informações sobre a estrada em que está sabe como isso pode ajudar. É a tecnologia tornando a vida dos profissionais das estradas cada vez melhor.
Vocês já conheciam o aplicativo? Já baixaram ele? O que acharam? Respondam aqui nos comentários!
4 Comentários
Messias da costa sampaio 14/06/2024 11:42
Messias15151@hotmail.com
MARGONI TOIGO FOPA 29/04/2023 15:24
Br 163 Sc Guarujá do Sul ,50 minutos parado com 2 idosos no carro . O siga e Pare precisa ser liberado com menos tempo pir favor.
Simone 21/10/2022 19:26
Bah. Um app que mostre a estrada em tempo real é de suma importância para a categoria . Nós ajudaria muito a planejar a viajem. Assim que sabe diminuindo as manutenções e acidentes causados pelo estado precário das nossas estradas
Patrícia Maria De Jesus Souza 21/10/2022 16:16
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