}
Notícias do setor

ALERTA DO DETRAN: ATENÇÃO AO PRAZO DE RENOVAÇÃO DA CNH

27/05/2022

Oiê! Tudo em paz por aí, meninas? Vocês já renovaram ou sabem a data limite para renovar a CNH? Hoje, viemos lembrá-las para que fiquem atentas! O Detran de São Paulo alertou na última semana que motoristas que tiveram a CNH vencida nos meses de março e abril de 2021, e ainda não renovaram o documento, precisam regularizar a situação até o dia 30 de junho de 2022.

A norma foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da deliberação 243, de 09/11/21. Essa portaria definiu um cronograma completo para renovação de CNHs que tiverem vencimento entre 1 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento e você pode conferir as datas no final dessa matéria. 

Essa regularização é muito importante, já que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima e a multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

A solicitação para a renovação do documento pode ser feita online, pelo portal do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo Poupatempo Digital. Porém, para renovar o documento de forma online, o condutor não deve ter qualquer tipo de bloqueio no prontuário, como CNH suspensa ou cassada, por exemplo.

Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP, afirmou que com a pandemia, os serviços para a renovação da habilitação funcionaram também em plataformas digitais, como forma de auxiliar todos os condutores: “Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, o Detran-SP disponibilizou durante todo o período da pandemia a renovação de CNH por meio da plataforma online”, destaca. 

Para o diretor, a facilidade de renovar o documento de forma online contribuiu para que os números de renovações se mantivesse em alta: “Em apenas alguns cliques, de forma segura e sem burocracia, o motorista pode efetuar o serviço sem a necessidade de ir a um posto presencialmente”, destaca.

Passo a passo para renovar a CNH

Nem todo mundo tem muita facilidade com o digital, né? Mas, a renovação da CNH é bem fácil. Vamos te mostrar. Caso queira renovar o documento pelo (app) do Poupatempo digital, basta fazer o download e seguir os passos. Caso opte por fazer pelos outros canais digitais, lembre-se de garantir que não há nenhum bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação do documento.

Se optar por fazer o processo de forma presencial, o primeiro passo é fazer o agendamento no portal do Poupatempo ( www.poupatempo.sp.gov.br) e escolher um posto de atendimento e o horário que deseja ser atendido.

É importante se atentar a detalhes específicos de cada categoria:

  • Renovação das categorias A e B: selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário fazer também o exame psicológico.
  • Renovação das categorias C, D ou E: para essas categorias, o primeiro passo é marcar o exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas pelo Detran. Você pode conferir a lista de clínicas no site do órgão ou clicando aqui: laboratórios credenciados

Após realizar os exames determinados pelo Detran, o condutor precisa pagar a taxa de emissão do documento, no valor de R$116,50.

Para as renovações feitas antes de junho de 2022, a CNH emitida será a tradicional, em papel e com o QR Code impresso no verso. Para os documentos renovados após dia 01 de junho, a CNH será no formato digital, válido em todo o país. Ela é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito) e da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal), disponíveis nos sistemas operacionais Android e iOS.

Além da renovação digital da CNH, o Detran SP disponibiliza mais de 70 opções de serviços eletrônicos, como segunda via da CNH, mudança e adição de categoria, licenciamento, transferência, consulta de multas e de pontuação, entre outros.

Confira abaixo o calendário estabelecido pelo Contran:

Meninas, fiquem atentas às datas para não serem pegas com o documento vencido. É muito importante que todas as profissionais andem com o documento, mesmo que seja no formato digital, que será válido no próximo mês. Aproveite, confira agora a data de vencimento da sua habilitação e compartilhe com suas amigas do trecho!

Fonte: Detran

4 Comentários

Valdete 31/05/2022 10:16

Importante pessoas estarem atentas ,ainda é grande numeros motoristas com a cnh vencida.

Isabela Leopoldino 27/05/2022 17:35

O número de pessoas rodando com a CNH vencida na época de pandemia ainda é grande 🫤 vale o alerta Afinal ninguém quer uma multa, mas muitos não procuram saber sobre os prazos. Vamos compartilhar para que todos fiquem em dia

Daiane Moreira Coelho Vieira 27/05/2022 15:38

Eu já entrei na lei nova mas temos que ajustar a divulgar para o pessoal não perder o prazo .Agilidade da Internet e muito bom e prático ainda tem pessoas não tem acesso, se torna mais difícil.

julia 27/05/2022 14:48

a minha ja vai vencer o prazo que bom saber