Agosto Lilás: o ponto é o respeito
12/08/2024Oi, meninas! Como estão as coisas por aí? O ano passou rápido para vocês aí também? Agosto já chegou e com ele também chegaram as datas de conquistas e celebrações relacionadas às mulheres!
Mas, entre todas as datas que vamos celebrar, o foco principal neste mês é falar sobre o Agosto Lilás, mês de Campanha com o objetivo de divulgar e aumentar ainda mais o alcance da Lei Maria da Penha, que faz 16 anos, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.
O Agosto Lilás foi criado em 2016 pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Inclusive, a Campanha foi lançada no mesmo dia da comemoração dos 11 anos de promulgação da Lei Maria da Penha.
Desde então, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, bancada feminina do Senado e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, desenvolve anualmente, durante o mês de agosto, uma programação voltada a temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas.
O Agosto Lilás defende a importância da conscientização da sociedade por meio da informação, além de ações sociais de combate à violência contra a mulher. Este ano a Campanha terá como tema: "O ponto é o respeito".
O que é a violência doméstica?
Para que a violência doméstica seja combatida é preciso que as pessoas tenham cada vez mais informações sobre como identificar e, principalmente, como denunciar. Não existe um perfil específico de quem sofre violência doméstica, podendo qualquer mulher, em algum período de sua vida, ser uma vítima desta violência, infelizmente.
De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, no âmbito da unidade doméstica, da família ou de qualquer relação íntima de afeto”.
O que são as medidas protetivas?
Para conseguir identificar os diversos tipos de agressão que acometem as mulheres é importante conhecer o amparo legal que já existe. Uma das ações a ser tomada em casos de agressão é solicitar uma medida protetiva.
São providências garantidas por lei para proteger mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, como o afastamento do agressor do lar e proibição do contato com a ofendida, dentre outras ações previstas pela Lei Maria da Penha.
A mulher pode solicitar a Lei em situações, como: agressão com tapas, socos, pontapés; se foi ameaçada com faca, arma de fogo ou outros objetos; se foi obrigada a manter relação sexual contra a sua vontade; se teve seu dinheiro, cartão de banco ou celular confiscados (tomados) pelo agressor sem seu consentimento; ou outra atitude do agressor que seja considerada violenta pela vítima.
Como pedir ajuda?
Por meio dos contatos:
Polícia Militar Emergência - Viatura vai ao local. Disponível 24h todos os dias. Ligue 190.
Central de atendimento à mulher - 24h todos os dias. Ligue 180, de forma anônima e gratuita, com atendimento disponível 24h por dia.
Ministério Público. Ligue 127.
Meninas, sabemos que a realidade para muitas mulheres que passam por esta situação é difícil e às vezes elas não conseguem enxergar uma maneira de sair da situação. Por isso, ajudem mais mulheres a darem o primeiro passo e denunciem casos que vocês conhecem. Sejam o apoio destas mulheres. Além disso, divulguem esta matéria para que mais mulheres consigam se libertar!
Denunciem!
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
0 Comentários