}
Dia a Dia

A importância dos caminhões para a sociedade

28/06/2021

Oi meninas, como estão? Vocês sabem a importância do seu caminhão para a sociedade brasileira?

Cerca de 60% do transporte de cargas do Brasil é feito por profissionais do setor, entre sua maioria autônomos. Praticamente tudo o que é utilizado na sociedade passa por um caminhão. Mas a profissão ainda sofre com baixos salários e variados tipos de preconceito.
A rotina de uma caminhoneira inclui o transporte de cargas variadas, exigindo por vezes que a casa fique de lado por algumas semanas.

Os ganhos variam de acordo com diversas questões, como por exemplo, se a motorista é dona do seu caminhão (motorista autônoma) ou se trabalha para uma empresa. Em muitos casos, é preciso mais do que apenas carteira de habilitação para se profissionalizar de verdade na área a experiência com diferentes tipos de transporte e carga nessa hora pode ser um diferencial, como  Curso de produtos perigosos.

Fazendo algumas comparações, o modal ferroviário é o segundo mais utilizado para transporte de carga no Brasil. Os números chegam aos 20,7%, enquanto o aquaviário mantém 13,6% e o aéreo apenas 0,4% da movimentação do país, de acordo com os dados da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam)

Para o comércio, os profissionais da estrada representam a maior responsabilidade de reabastecimento de mercadorias. Ou seja, a ausência dos caminhoneiros pode trazer reflexos seríssimos, principalmente nas pequenas e médias empresas, além de dificultar a prestação de serviços, como abastecimento de água, combustível e outros.

O transporte rodoviário também é um dos mais eficientes pela sua simplicidade, devido sua logística depender, em sua maior parte, da existência de rodovias.

E aí meninas vamos continuar firmes nas estradas?

0 Comentários