Saúde & Bem-Estar

A importância de parar de fumar

Saiba como o cigarro faz mal pra sua saúde e o quanto é urgente parar

Oiê! Tudo bem por aí? A gente sabe que o hábito de fumar é muito comum nas estradas, entre os caminhoneiros, mas não tão comum entre as caminhoneiras. Mesmo assim, é muito importante que a gente toque nesse assunto aqui e mostre pra você como é importante não fumar e o quanto a sua saúde precisa disso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo mata, todos os anos no mundo, 6 milhões de pessoas, sendo 600 mil vítimas do fumo passivo, ou seja, aquelas que estão perto de quem fuma. Até 2030, este número deve aumentar para 8 milhões. A entidade afirma que as doenças relacionadas ao cigarro matam mais que tuberculose, AIDS e malária juntas.

Todos sabemos que não é nada fácil superar um vício como o do tabagismo, mas vale a pena fazer a tentativa. Veja abaixo alguns benefícios e dicas para parar de fumar:

Benefícios para quem para de fumar

- Após 20 minutos sem fumar a pressão sanguínea volta ao normal;
- 3 semanas sem cigarro resultam em uma circulação sanguínea adequada;
- De 5 a 10 anos, o risco de infarto é o mesmo de uma pessoa que nunca fumou;
- Pessoas que param de fumar aos 30 anos podem viver até dez anos mais;

Sete dicas para abandonar o vício:

1 - Em média, é na terceira tentativa que a interrupção definitiva é alcançada pelo paciente.

2 - Existem vários grupos de apoio antitabagistas para orientar os pacientes que desejam parar de fumar. As pessoas se reúnem em grupos de autoajuda no mínimo uma vez por semana. Em alguns casos essa frequência pode ser ajustada para mais dias por semana.

3 - No Brasil, o tratamento farmacológico é o mais conhecido e inclui o uso de adesivos e goma de mascar.

4 - O indivíduo deve evitar bebidas alcoólicas e café, pois essas bebidas estimulam a vontade de fumar.

5 - A abstinência é normal e dura somente alguns minutos. Neste momento, é aconselhável beber água, mascar chiclete ou comer algum doce.

6 - A prática de exercício físico contribui muito na melhora respiratória. As atividades mais indicadas são natação, caminhada, corrida e ciclismo.

7 - Se o tabagista está em tratamento é importante que a família e amigos saibam lidar com as possíveis recaídas.

Fonte: Tiago Kenji Takahashi, médico especialista em câncer de pulmão.

Aqui, nos espaços da Voz Delas, você vai sempre encontrar dicas e assuntos sobre o seu bem-estar e saúde. Porque a gente sabe que você gosta de rodar por aí saudável e bem-disposta, se cuidando para estar sempre pronta para o próximo embarque. Um abraço! Boa viagem!

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