}
Vida na Estrada

8 motivos para se tornar caminhoneira

16/03/2021

Oiê! Tudo bem com as viagens? Para muitas mulheres ser caminhoneira é um sonho, motivado pelas histórias de parentes e amigos. Essas guerreiras são determinadas a seguir uma profissão que exige força, garra e muita motivação pessoal.

Para incentivar as mulheres de todo o Brasil que desejam tornarem-se motoristas de caminhão, a Mercedes-Benz realiza a promoção “Na direção dos seus sonhos” do movimento A Voz Delas que vai oferecer 30 CNHs, Carteira Nacional de Habilitação, na categoria C para mulheres que queiram realizar esse sonho.

Para participar, basta enviar um vídeo para o Embaixador da Voz das Estradas no número (11) 97615-3374 e nos contar como uma habilitação de caminhão poderia mudar a sua vida, até 30 de abril. Todas as participações serão analisadas por um comitê e as 30 vencedoras serão anunciadas no dia 25 de maio de 2021, nas redes sociais da Mercedes-Benz Caminhões e aqui na plataforma A Voz Delas.

A seguir, confira algumas das vantagens para as mulheres seguirem essa profissão.

1 - Profissional de extrema importância para a economia

O Brasil possui a maior (58%) concentração rodoviária de transporte de cargas entre as principais economias mundiais, segundo dados do Banco Mundial. Além disso, o setor está ainda mais aquecido graças ao aumento das entregas do e-commerce por conta da pandemia e ainda, do avanço contínuo do setor agropecuário. Por isso, tenha em mente que desempenhará um trabalho fundamental para todos, que garante o abastecimento de tudo, incluindo medicamentos, equipamentos médicos, alimentos, entre muitos outros. 

2 - Rentabilidade atraente

Para ser caminhoneira é necessária a habilitação na categoria correspondente (C na maioria dos casos, ou D) e ainda, ter experiência e muita força de vontade para trabalhar, pois essa é uma tarefa continua, com folgas organizadas na ponta do lápis, mas que costuma
ter rendimentos interessante.

3 - Tecnologia que auxilia a fazer força

Atualmente, grande parte da carga é realizada por máquinas ou empilhadeiras, já que a maioria delas é transportada de maneira fracionada. Em alguns momentos será necessário fazer alguma força, mas com o tempo você se acostuma e não é nada impossível. Além disso, as empresas têm todo o interesse na integridade dos funcionários e em muitos casos, oferecem ajudantes em situações críticas.

4 - Liberdade para trabalhar

Durante a viagem, você precisará tomar diversas decisões que dificilmente seriam apresentadas aos profissionais que trabalham em outros setores. O horário das paradas, refeições e descanso noturno são organizados por cada motorista e dessa forma, é preciso ser prudente e ainda, muito organizada. Desfrutar da liberdade no trabalho oferece uma sensação de liderança que pode motivar o desenvolvimento e melhorar a sua performance de atuação. Isso independe se é funcionária, autônoma ou ainda colaboradora de uma empresa.

5 – Conhecer pessoas e fazer novas amizades

Na caminhada do trabalho, seja ele urbano ou nas estradas que cortam esse Brasilzão, você vai conhecer muitas caminhoneiras, cristais, trabalhadoras e trabalhadores do setor, que para muitos se tornam amigos para toda a vida.

6 – Conferir novas regiões e culturas

Outra vantagem é conhecer novas regiões, que não é só exclusiva para as carreteiras e as meninas do trecho, pois mesmo as caminhoneiras que rodam pela cidade vão apreciar locais e arquiteturas especiais, que sem esse trabalho jamais teriam a oportunidade. Mas a gente sabe que para as estradeiras essa vantagem é mais intensa, pois elas cruzam cidades, estados e em alguns casos, até mesmo a fronteira de países, tendo acesso às ricas culturas regionais, o que inclui a culinária.

7 - Belas paisagens

As rodovias são verdadeiras molduras, principalmente quanto mais nos afastamos dos centros urbanos. Sendo caminhoneira, principalmente das estradas, você vai conferir alguns espetáculos de tirar o fôlego, como o nascer e o pôr do sol, além do reflexo do astro em rios e mares. O canto dos pássaros e os sons da natureza serão ainda companheiros frequentes, principalmente no interior e no campo.

8 - Boas histórias para contar

Avalie a quantidade de histórias que você vai ter para contar para amigos, familiares, filhos e netos. São muitas culturas, culinárias variadas e costumes diversos que conhecerá ao longo da sua jornada e isso só agrega em novas experiências e conhecimento.

Claro que existem dificuldades e nós sabemos disso, mas todas as profissões apresentam desafios e quanto mais mulheres tivermos na profissão de caminhoneira, mais representatividade existirá para a promoção de melhores condições de infraestrutura nas paradas e nas estradas, mais segurança e ainda, maior reconhecimento das profissionais.

Vamos juntos nessa caminhada, construir um legado para as gerações futuras.

Tem alguma dúvida? Conta para a gente na página inicial do movimento A Voz Delas.
 

0 Comentários