}

Uma promessa capaz de mudar uma vida!

31/01/2024

Oi, meninas! Tudo bem com vocês? Sabemos que vocês adoram conhecer histórias inspiradoras, de mulheres que foram em busca de seus sonhos e conseguiram vencer dificuldades para trabalhar com caminhão ou ônibus, e hoje, vamos apresentar uma dessas histórias: a da Karina Saguioli, caminhoneira há quase 10 anos. Assim como muitas mulheres, ela encontrou no caminhão a sua profissão, sua fonte de renda e de sustento, porém, nunca de um jeito fácil. 

Nascida em Iracemápolis, cidade do interior de São Paulo, Karina aprendeu desde cedo a gostar de caminhão, já que seu pai era caminhoneiro. "Sempre amei dirigir. Acredito que seja algo genético", afirma. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar a família com as despesas da casa, mas sentia que não se firmava em nenhuma função: "Desde sempre trabalhei para me manter, mas não me adaptava porque parecia que não era meu mundo", conta. 

Karyna relembra que sempre estava procurando algo que a deixasse feliz: "Eu era uma pessoa depressiva, triste, pois nunca me encontrava. Fiz 3 faculdades e não terminei nenhuma". Formada em Química, a motorista conta que até mesmo essa graduação fez de forma "forçada", já que não era algo que gostaria realmente de fazer. Essa inquietude foi a incomodando, até que em uma decisão repentina, decidiu tirar habilitação para ônibus. 

A decisão pareceu algo inesperado em um primeiro momento, mas na verdade, já era algo que estava há um bom tempo dentro de seu coração. Karyna conta, que ainda adolescente, passou por uma situação muito marcante envolvendo seu pai, mas não sabia até que ponto aquela lembrança iria ser fundamental em sua vida. "Em uma das viagens que meu pai fazia, em Belém do Pará, ele acabou sofrendo um acidente. Ele caiu da carreta e quebrou o fêmur tendo que ficar muitos meses parado", relembra. 

Para Karyna, esse foi um dos momentos mais difíceis da sua vida: "Passamos necessidade, vi minha família chorar. Vi meu pai perder tudo e isso me abalou. Eu tinha apenas 15 anos, mas prometi a ele que iria tirar habilitação para caminhão e ele nunca mais iria viajar sozinho e passar por isso. Isso nunca saiu da minha cabeça". A caminhoneira conta que depois desse fato, logo começou a trabalhar e sentir dificuldade para se encaixar no mercado. 

Enquanto buscava profissões onde não se encontrava, Karyna decidiu aprender a dirigir. "Meu pai e meu irmão me ensinaram a dirigir carro, moto e caminhão. Então decidi tirar habilitação E". Segundo a caminhoneira, foi aí que sua vida profissional começou a tomar outro rumo. "Entrei na usina. Era um serviço muito pesado, mas fiquei três anos trabalhando lá", relembra. O amor pelos pesados, que estava adormecido em Karyna, ascendeu: "Me apaixonei perdidamente por caminhão e tudo começou a fazer sentido desde então". 

Porém, apesar da imensa alegria de se encontrar, Karyna precisou superar outro desafio, seu irmão, que era um parceiro na sua jornada, veio a falecer: "Infelizmente, meu irmão não conseguiu me ver trabalhando com caminhão. Mas meu pai viu, e ainda vê. Fica todo orgulhoso", destaca Karyna, que afirma ser ainda mais orgulhosa de si mesma, pois finalmente conseguiu encontrar o que a faz feliz.

Atualmente Karyna trabalha como piloto de testes da Mercedes-Benz: "Trabalho em uma empresa terceirizada, mas os caminhões são todos da Mercedes. Hoje piloto Rodotrem, Bitrem, Julieta, Trucks, Bitrucks, etc", ressalta a caminhoneira. Apesar da rotina puxada que leva, ela garante que é muito feliz no que faz: Testo caminhões, trabalho muito, e essa é a vida que quero, que amo", conta Karyna.

Feliz em fazer o que gosta, Karyna acredita que no fim, a promessa que fez ao pai fez muito sentido em sua vida, guiando o caminho para o que é hoje e para os sonhos que ainda tem: "Quem diria que a promessa iria me libertar? Hoje sou uma mulher livre, realizada e que escolheu a sua própria estrada", conclui a caminhoneira. 

Meninas, a história da Karyna nos faz pensar sobre a importância de ouvir nossos instintos e de buscar o que realmente desejamos fazer. Vendo a situação de sua família, foi trabalhar com coisas que não a deixavam feliz ou realizada, mas nunca desistiu de ir atrás de algo que realmente fosse seu sonho. Quando teve a oportunidade, agarrou e desde então, segue escrevendo mais capítulos incríveis de sua história. A lição que podemos tirar com Karyna é que devemos encontrar o que nos faz feliz, e se dirigir um caminhão te faz feliz, então busque se capacitar o quanto puder para isso. 

O que você achou da história da Karyna? Se identificou? Tem uma história inspiradora e gostaria de compartilhar conosco? Escreva aqui nos comentários!

Quer acompanhar a Karyna nas redes sociais acesse: @karynasaguioli

2 Comentários

Lorena @Sra.Trapaiada 31/01/2024 11:33

Parabéns Karyna por persistir e hoje ser exemplo disso para muitas outras Karynas, Marias que vem por aí.

Simone 31/01/2024 11:12

Nossa que história linda. Me vi tanto nessa jornada. Perdi meu pai meu grande incentivador. Infelizmente ele não estará comigo nas viagens que um dia planejamos. Mas sei que o orgulho que ele tinha permanecerá eterno . Parabéns por suas conquistas e saiba que lá de cima seu irmão está muito orgulhoso de vc.