}

O Sonhos de Gisely da Cruz

11/03/2022

Oiê! Como andam os trabalhos pelas estradas desse Brasilzão? Vamos conhecer mais uma história encorajadora para mulheres que sonham em ter a realidade de vida no famoso tapetão das estradas, mas que nunca tiveram convivência com os profissionais desse setor.

A liberdade da estrada, as surpresas de cada dia, as diferentes cidades e pessoas pelo caminho, esses são alguns exemplos do que faz uma pessoa ter paixão pela vida na boleia. O  sonho de pilotar o próprio caminhão pode atingir pessoas mais velhas, novas, homens ou mulheres. Inclusive, a presença feminina nas estradas está ganhando mais força nos últimos anos e a Mercedes-Benz colabora por meio do movimento A Voz Delas.

Em 2021, realizamos a promoção “Na Direção dos Seus Sonhos”, que presenteou 30 mulheres  com os custos para obtenção da CNH na categoria C. A ideia foi investir nessas profissionais e oferecer novas possibilidades de trabalho para mulheres que sonhavam com a estrada, mas não tinham condições de chegar lá.

De cristal à caminhoneira

Uma das premiadas foi Gisely de Cássia da Cruz, 39 anos, de Divinópolis (MG). A paixão pelos caminhões não veio da infância, aliás, ela confessa que tinha um pouco de preconceito dessa vida de caminhoneiro. Mas tudo mudou há cerca de 4 anos, quando o então namorado Joildes (caminhoneiro há mais de 20 anos) a convidou para uma viagem de Arcos (MG) a São Paulo (SP), carregando cimento em um Axor 2540. “Eu fiquei encantada com tudo: a potência do caminhão, a liberdade da estrada e o prazer de comandar uma máquina dessas. Mas vi pouquíssimas mulheres dirigindo”, lembra.

Bastou uma viagem para Gisely decidir que ser cristal não era o suficiente – ela queria mesmo  era ser caminhoneira. Mas trabalhando em uma barbearia e criando três filhos adolescentes, Gisely não tinha condições de bancar a mudança de CNH.

Em 2020, o desejo foi colocado de lado quando ela perdeu o pai, Albertino, que a apoiava muito. Pouco depois, Gisely entrou em depressão, deixou o emprego e as perspectivas. Mas tudo mudou quando ela viu um vídeo da promoção A Voz Delas. O sonho foi desperto, ela  enviou um vídeo de inscrição e foi selecionada.

Mais um desafio: dois dias antes do início das aulas, Gisely quebrou o cotovelo. O médico que a socorreu encaminhou para cirurgia, mas com medo de perder a chance da CNH, ela apelou. “Pedi que ele me deixasse imobilizada para vermos se funcionaria. No fim, deu certo. O dia em que passei na prova final da carteira foi tão marcante que fiz uma tatuagem”, conta.

Ganhando experiência

Dedicada, a mais nova motorista foi uma das sorteadas para fazer um curso na Fabet, também com apoio do movimento A Voz Delas: “Passei 12 dias em São Paulo, aprendi bastante e como fui um dos destaques, me chamaram para um período de experiência na empresa Transdiana, de Serafina Corrêa (RS). Nem pensei duas vezes, fui direto para lá, sem voltar para casa”, conta.

Corajosa, Gisely se mudou para a nova cidade sem ao menos programar onde ficaria. “Sempre me senti guiada pelo meu pai, pois encontrei muito apoio. A cunhada de um dos motoristas da empresa soube da minha história e me ofereceu hospedagem. Muitas meninas do trecho também me ajudaram com doações na época”.

Foram 30 dias de treinamento na transportadora, com direito a viagens e estradas difíceis. Ela  poderia ter continuado por lá, mas decidiu voltar para a família e tentar trabalhar junto com o  namorado. Antes disso, reuniu-se com as outras ganhadoras da promoção da CNH em uma visita à fábrica da Mercedes-Benz do Brasil. “Foi bem no dia do meu aniversário e parecia um conto de fadas”, lembra.

Ao chegar em Minas Gerais, Gisely foi surpreendida por um pedido de casamento. Agora, ela   e o noivo dividem a operação do caminhão: “Desde que a Mercedes-Benz entrou na minha vida, vivo um sonho a cada dia. O Movimento A Voz Delas mudou minha vida para melhor e quero levar isso para outras mulheres. Por mais difícil que possa parecer, nós podemos realizar nossos desejos”.

São diversas as inspirações que levam uma mulher a seguir esse trabalho, que é quase um estilo de vida, seja como cristal ou caminhoneira. E você? O que te inspirou a viver nas estradas? A gente quer saber!

Caso queira acompanhar o dia a dia da motorista, você pode acompanhar o perfil dela no Instagram: @qra_embaixadora.
 

5 Comentários

PERLA ROCHA 21/03/2022 00:04

Boa noite #AVozDelas!!!! Vou sugerir o nome para o caminhão feminino... #PENÉLOPECHARMOSA... 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰

Ewerton D. Santos 11/03/2022 13:55

Parabéns por mais está conquista Gisely

Soelma Alves Lima 11/03/2022 10:44

Parabéns Gy👏👏👏👏😍💖 Vc é um orgulho, e através do Movimento a Voz Delas tivemos a oportunidade de nós conhecermos 💓 Deus te abençoe grandemente 🙏🙌🌷

Gisely 11/03/2022 11:25

Obrigada, te admiro mto tbm

Raquel 11/03/2022 10:16

Parabéns a vc gi vc é merecedora de tudo isso que aconteceu.

Gisely 11/03/2022 11:26

Obrigada, nos somos guerreiras

Gisely de Cássia da Cruz 11/03/2022 10:12

Estou emocionada em ler minha jornada, obrigada por tudo @Mercedes Benz Caminhões e #movimento A voz delas, vcs mudaram minha vida pra melhor , e agora estou me mudando pra SP pra trabalhar fazendo a entrega de caminhões e cavalos mecânicos 0km em todo o Brasil e Mercosul. Obrigada Embaixadora Heyde...