}

Mulher pode tudo!

28/01/2022

Oiê! Como vão as coisas? Vamos curtir mais uma história de mulheres que inspiram? Hoje, você vai conhecer a história da Evelyn Perussetto, de 38 anos e destes 38, 25 anos está sendo dentro da fábrica da Mercedes-Benz (MBB).

Com 14 anos eu entrei no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para cursar mecânica de ajustagem automobilística. Dois anos depois, iniciei um estágio na área de produção da empresa.

Eu comecei muito jovem, e não cheguei a imaginar fazendo outra coisa. Aos 14 anos, já estava na indústria, e como costumo dizer, cresci lá dentro. A primeira peça que eu fiz no Senai foi um caminhão de aço, eu tenho ele até hoje, desde sempre me vi ligada a este meio.

Em 2016, ingressei na área de auditoria de caminhões focada na parte de testes e é o que eu faço atualmente. Para detalhar melhor, meu trabalho envolve fazer os testes práticos no caminhão, antes que ele seja liberado para o cliente.

Um dos desafios nisso tudo é por ‘alguns poucos’ me enxergarem como uma mão de obra feminina fazendo um trabalho masculino. É óbvio que, em termos de força física bruta nós mulheres temos uma defasagem, em contrapartida, quando falamos de atenção ao detalhe, a mulher é muito mais minuciosa e nesse ponto temos mais vantagens.

Eu acredito que, quando se juntam um homem e uma mulher para desenvolverem uma atividade, você tem um ganho, na parte física e também na delicadeza do olhar atento. Às vezes, até meu chefe fala ‘como você viu este detalhe’?

Nós mulheres temos vantagens neste ponto, então quando você tem uma diversidade nas equipes você tem um ganho. Só que mesmo assim, muitas organizações são resistentes em ter mulheres como funcionárias em determinados setores.

A gente ainda se vê obrigada a provar que não somos apenas um rostinho bonito para algumas pessoas, mas que temos capacidade para fazer absolutamente tudo. Alguns pensam que a mulher não foi feita para isso, ou não para aquilo, e acham que podem determinar o que a gente pode ou não fazer.

Quando eu saio com o caminhão pela estrada, as pessoas me cumprimentam e veem de forma positiva. Isso me deixa extremamente realizada profissionalmente, principalmente porque eu comecei de baixo. 

Acho que, até por ter crescido em um meio com muitos homens, aprendi a falar no mesmo tom que eles. Claro que, com muito respeito sempre. Até por isso, aprendi a conversar sobre tudo, de futebol a mecânica. Esses assuntos foram até estratégias que usei para quebrar barreiras.

Meu maior desejo é encerrar minha carreira de cabeça erguida sabendo que a minha história serviu de exemplo para outras mulheres.
Para a minha família, fazer o que eu faço é um orgulho, e por isso sinto uma enorme alegria.

Acho importante nós mulheres sairmos da toca, e conquistarmos mais daquilo que nos é imposto. A mulher pode ser o que ela quiser, ela tem todo o direito, se ela quiser ganhar o mundo, ela pode. É muito importante que isso seja dito e explícito.

Que nós possamos ganhar o nosso espaço de forma justa e, acima de tudo, ser feliz com as nossas decisões. Mostrar ao que viemos, e se estamos onde estamos, é porque também temos competência.

Ainda assim, eu sei que temos muita coisa para mudar, mas a gente vem quebrando esses paradigmas. Acredito que já temos enfrentado muitas batalhas, iniciativas como o Movimento A Voz Delas e Vez & Voz, já são algumas lutas que travamos e as mudanças virão. É um trabalho que ficará de herança para as futuras gerações. Não só a porcentagem de mulheres que trabalham no setor tem que aumentar como também o salário ser equiparado.

Como uma última mensagem, eu gostaria de falar que às vezes, quem nos impõem limitações, somos nós mesmas. Juntas hoje, a gente pode fazer com que o futuro seja diferente e a presença de mulheres no TRC seja muito mais natural do que aquilo que foi para nós".

Meninas, curtiram a história da Evelyn? Fique com a gente para conhecer mais histórias de mulheres guerreiras e inspiradoras.

Siga a Evelyn no Instagram @evelyncredendioperussetto
 

14 Comentários

Elaine Bueno 18/03/2022 14:25

Realmente muito inspiradora a história da Evelyn. Parabéns a ela por todo o empenho e mais uma vez parabéns à todos envolvidos nesse "Movimento A voz Delas " que a cada dia vem alcançando mais e mais espaço e mudando " o quadro" no que diz respeito às mulheres. Um grande abraço a todos. Elaine Bueno

Luciana 18/02/2022 16:36

Parabéns sucesso sempre

Odaize 18/02/2022 15:45

História maravilhosa!!! Parabéns por ser mais uma das guerreiras desse Brasil!! 👏👏🌹

Laura Carneiro 31/01/2022 14:08

Que história linda. Parabéns, Evelyn, sua história nos inspira. 💕

kamila 29/01/2022 10:23

essa SIM me representa como mulher e caminhoneira

Jane 28/01/2022 22:07

Que Show Evelyn,Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼é uma honra saber um pouco da tua história,é muito inspiradora ver vc na seara masculina,te desejo tudo de Bom e q vc continue brilhando e inspirando outras mulheres.

Soelma Alves Lima 28/01/2022 18:45

Que história mais linda! Um orgulho, Parabéns Evelyn 👏👏👏 e lendo a , nos inspira ainda mais , lutar sempre desistir jamais.👏👏🙏❤️

Simone 28/01/2022 12:27

Evelyn, que história linda, empolgante e inspiradora. Ouvi muito sobre vc, sobre sua garra, sua determinação, sua trajetória. Tão lindo saber mais sobre, vc inspira a nos todas. A querer ser e superar cada dia mais . Acredite vc nos inspira . Parabéns

Adriana Santos 28/01/2022 12:16

Ahhh Evelyn que orgulho de ti mulher. As mulheres estão dominando o mercado justamente por saber que atenção,detalhes, carinho são mais importantes que força bruta. Parabéns.

Débora Patrícia Oliveira 28/01/2022 12:11

Linda história Evelyn, inspiradora. Sempre é bom ler história como da Evelyn, me anima a continuar sempre, por mais que tenha dias difíceis, obstáculos, essas histórias fazem agente acreditar que tudo é capaz, basta correr atrás, da seu melhor, fazer o impossível para conquistar nosso lugar. Parabéns Linda 😍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Daiane Moreira Coelho Vieira 28/01/2022 11:54

Parabéns Evelyn por batalhar e chegar onde chegou, mulheres assim encoraja outras mulheres independentemente de qualquer dificuldade ,vc pensou no teu futuro e conquistou teu espaço onde só era ocupada por homens parabéns ❤👊

Cheila 28/01/2022 11:41

Parabéns Evelyn pela sua percistencia o teu sonho para uma mulher nos olhos dos machista não iria dar certo.mais vc começou certo pelo aprendizado e conhecimento vc foi além do que desejo vc e uma representação de de força e sabedoria sua história e linda e teu serviço hoje e estar em família porq 14anos na mesma empresa e ser parte da família MB. Parabéns vc espira muitas mulheres que pensam em desistir porque pensa que está no lugar arrado . mais lugar de mulher é aonde ela quiser abraço 😘

Dainara 28/01/2022 11:35

Que linda 👏👏🥰

Raquel 28/01/2022 11:34

Parabéns é histórias assim que nos estimulam cada dia mais , mulher e um potencial que poucos conhecem somos outro nivel