}

Mulher e mecânica de pesado, sim!

24/06/2022

Oi, meninas! Tudo bem com vocês? Como sabemos que vocês gostam de histórias de mulheres incríveis, viemos apresentar a Raquel Zampronio, de 22 anos, filha de Realsir e Leda, moradores da cidade de Santa Catarina, PR. 

Raquel nasceu em uma família simples e viu os pais, com muitas dificuldades, criarem seis filhos: “O meu pai começou catando sucata pela vizinhança com uma Dodge, não tínhamos luxo, às vezes o almoço e a janta era arroz, feijão e tomate, quando tinha”.

Seu pai conseguiu um outro trabalho e ela, com 15 anos, começou a ajudar a família. No começo ela aprenderia os serviços administrativos, sobre as peças e todo o funcionamento do estabelecimento, mas Raquel viu uma oportunidade de trabalhar com o que queria, aproveitou a chance e teve os melhores professores. Colocou a cara a tapa num mercado masculino e deu certo. Deu muito certo!

Sobre as peças, eu aprenderia somente para ter conhecimento, não gostava de ficar suja, me coçando. Mas meus irmãos tinham tanto amor e paciência para me ensinar, que acabei gostando”, contou. 

Mesmo Raquel trabalhando, seus pais sempre a orientaram a priorizar os estudos. E, na escola, diferente das outras meninas, “sempre se deu com os piás” (meninos) e fazia grupos de caminhão. Ela conta que houve um certo preconceito das meninas por ter uma personalidade simples e com isso, acabou sofrendo bullying, mas evitava falar para os pais e professores.

Falavam do meu jeito de me vestir, das minhas mãos sujas e com calos, não porque não lavava, mas porque estava impregnada”, relembra. 

Esse tempo passou, ela se formou no ensino médio e tem uma vida no universo que ama, mexendo nos brutos, que é a paixão dela herdada do pai e continuada por seus irmãos: “É claro que no começo eu não sabia apertar se quer um parafuso, nem o que era broca ou chave 13, não tinha conhecimento nenhum”.

Com o auxílio e a paciência dos irmãos foi se aprofundando e pegou experiência: “Faço de tudo um pouco, desde trocar um pneu, a bascular a caçamba, manobrar caminhão, operar a máquina escavadeira, trator, Munck, solda”.

Hoje, o senhor Realsir tem uma empresa de terraplanagem e na cabeça dos funcionários ela deveria estar maquiada atrás da mesa atendendo aos clientes.

Na empresa do pai, eu e meus irmãos fazemos a manutenção da frota. O que dá mais trabalho é colocar a esteira da escavadeira no lugar, que cai bastante, mas faço de tudo: troco óleo, regulo freio, agora estou aprendendo a trocar o motor”. 

Raquel não fez cursos de especialização, tudo que aprendeu foi com o pai e com os irmãos e agradece a Deus pela paciência deles, porque não são tarefas fáceis de fazer e ensinar. Além de tudo, são atividades bem perigosas e exigem máxima atenção: “Hoje, entendo porque minha família não queria que eu trabalhasse com mecânica, por medo de me machucar, pelas coisas serem pesadas e ser mais difícil”. 

Mas, a família está feliz por Raquel não ter desistido. Foi muito apoiada pela mãe, que sempre a auxiliou, apoiando suas escolhas e decisões, sendo a fonte de inspiração de uma mulher forte, que sempre ajudou seu pai, mesmo quando os tempos eram difíceis.

Hoje, tornou-se mãe e acabou desacelerando o trabalho na oficina, mas o sonho da Raquel é continuar trabalhando com o ofício que já atua. Seu marido apoia seus sonhos e assim que possível, Raquel retomará o trabalho com caminhões e veículos de grande porte, uma paixão em sua vida.

No passado, pensou em ser caminhoneira de cegonheira, mas hoje, como é mãe, mudou e quer ficar junto de sua família: “Agora quero aproveitar e ver minha filha crescer, estando ao lado dela para tudo. Meu maior sonho é ver ela com saúde e perfeita”. 

A paixão pelos caminhões a fez aprender cada vez mais sobre os brutões e a inexperiência não atrapalhou. Como ela mesma diz, no começo não sabia apertar um parafuso, ou o que era uma broca, ou uma chave 13. Mas graças a paciência dos irmãos, foi se aprofundando e adquiriu experiência. Hoje, ela faz de tudo: trabalha engraxando máquina, sabe trocar pneu, andar com o caminhão na oficina (frente e trás), bascular caçamba e sabe operar máquina escavadeira, trator e Munck. 

Para ela, tudo o que passou a fortaleceu e agora se vê realizada em sua vida e com seu trabalho: “Não me arrependo de nada até hoje, os planos de Deus são maiores que os nossos. Sou muito feliz pela família que tenho e pela família que formei. Quero muito daqui um tempo voltar a fazer o que eu fazia, pois, me faz muita falta, sabe”.

Raquel não deixa de agradecer pela oportunidade de trabalhar com o que gosta, de estar perto da família e de poder mostrar à filha que não importa o que digam, o importante é fazer o que gosta: “Sou muito grata por todos da minha família, por me ensinarem tudo com amor e carinho. Graças a cada um deles eu passei a enxergar o mundo de outra forma e ter mais paciência com as coisas”. 

Não é à toa que Raquel é apaixonada por caminhões. Desde cedo, sempre esteve na oficina, em volta dos materiais dos caminhões, da graxa e se divertia: “Lembro que quando era neném de colo, minha mãe me colocava dentro de um tambor de parafusos e ali eu passava o dia catando parafusos, porcas e aroelas (risos). Isso para mim era a maior diversão (risos), quero poder ensinar tudo isso à minha filha”. 

Raquel é apaixonada pela família, seu esposo Tadeu, a filha Laura, irmãos Junior, Roberto, Rômulo, Ramon e Rúbia. É mulher de garra, que foi atrás dos seus sonhos, superou as dificuldades e agora pode ensinar a muitas mulheres. Assim como os caminhões que tanto gosta, o coração de Raquel é grande!

E para a felicidade da família, Raquel está grávida de sua segunda filha, Isabella.

Meninas, gostaram da história da Raquel? Que menina forte, né? Gostariam de ver suas histórias contadas aqui também? Nos mandem por meio do nosso canal de WhatsApp!
 

6 Comentários

Edna 19/07/2022 09:42

Motivadora ❤️

Andrea Souza Almeida Martins 14/07/2022 08:29

Linda história que nos motiva a reailizar nosso sonhos ....parabens pela determinação .

Flávia Ortiz de Freitas 01/07/2022 14:23

Uma linda história , onde mostra que as mulheres são capazes de trabalhar no pesado ,de superar limites...num universo que um dia , foi só masculuno

Daiane Moreira Coelho Vieira 29/06/2022 20:33

Boa noite 🌙que linda história poucas mulheres tem coragem e vontade de entrar nesse ramo, eu fico muito feliz ☺que cada vez tenha mais mulheres envolvidas numa profissão onde há só homens.

Gisely 24/06/2022 18:09

Parabéns pela garra, pela força. Que Deus abençoe, sua história é linda, exemplo de q lugar de mulher é onde ela quiser Assim nos superamos todo dia

Raquel Maira Rodrigues de Oliveira 24/06/2022 17:49

Parabéns a essa guerreira mais uma pra mostrar ao mundo do que somos capazes lugar de mulher é onde ela quiser❤️🙏🚚