}

Mulher e inventora

14/07/2023
 Mary Anderson /domínio público

Oiê! Como estão, meninas? Desde que o mundo é mundo, mulheres incríveis demonstram a nossa força e hoje vamos falar de uma delas. Gostaríamos de dividir com vocês a história de Mary Anderson, empresária da construção civil, fazendeira e inventora.

Enquanto andava de bonde em um dia particularmente nevado, caraterístico do inverno nova-iorquino, Mary observou o comportamento agitado e desconfortável do motorista do veículo, que dependia de todos os tipos de truques, como enfiar a cabeça para fora da janela ou parar o veículo para limpar o para-brisa e assim conseguir ver onde ele estava dirigindo. 

Após a viagem, em resposta ao problema que presenciou, decidiu traçar uma solução prática para o problema: um projeto de uma espécie de lâmina de para-brisa que se conectaria ao interior do carro, permitindo ao motorista operar o “limpador” de para-brisa de dentro do veículo. 

Ela desenhou em seu caderno o projeto que consistia em um limpador parecido com um rodo do lado de fora do vidro do bonde, com uma manivela do lado de dentro da cabine. Em 1903, ela conquistou a primeira patente para o sistema automatizado de para-brisa controlado pelo lado interno do veículo.


Naquela época, poucas pessoas eram donas de carros e o para-brisa era um acessório opcional. E mesmo que o equipamento fosse muito útil, não só para a neve, mas como para a chuva, Mary Anderson não conseguiu que ninguém comprasse sua ideia. Todas as empresas que ela abordou recusaram seu limpador, devido a uma aparente falta de demanda. 

Desanimada, Mary parou de empurrar o produto e, após os 17 anos contratados, sua patente expirou em 1920. Nesta época, o predomínio dos automóveis (e, portanto, a demanda por limpadores de para-brisa) disparou. Mas Mary Anderson se retirou, permitindo que corporações e outros empresários tivessem acesso à concepção original.

Com a comprovada necessidade deste acessório nos veículos, o limpa para-brisas original viria a ser otimizado por outra mulher, Charlotte Bridgwood, transformando-o no modelo automático como ainda hoje o conhecemos.

Tanto Mary Anderson, como Charlotte Bridgwood, foram mulheres que marcaram a diferença: as suas invenções não tiveram sucesso comercial imediato, mas marcaram a história da indústria automotiva para sempre.

Meninas, não consigo imaginar um veículo sem limpador de para-brisa. E vocês, gostaram de saber um pouco mais sobre a história por trás do mundo automobilístico? Nos contem!

 

Fonte: www.greelane.com/pt/humanidades/história 

1 Comentários

Soelma Alves Lima 14/07/2023 15:03

Nossa, eu não sabia, o quão é importante essas informações e enquanto agente ler a matéria passa um filme imaginário. Parabéns a essas mulheres incríveis 👏👏👏