História de Superação e Amor

09/05/2025

“O que sou e tudo que conquistei, devo primeiramente a Deus e à minha mãe.”

Meu nome é Rita de Cassia, tenho 43 anos, sou mãe de dois filhos, e eles são minha maior motivação e força para seguir em frente todos os dias. Um casal de verdadeiros tesouros, que são meu combustível para continuar.

Após me casar e concluir minha graduação em letras, dediquei 10 anos da minha vida à minha família, cuidando dos meus filhos e sendo mãe. No entanto, a vida teve seus próprios planos, e em 2017, meu casamento passou por uma grande reviravolta. Os desafios aumentaram, e foi quando, em 2019, minha mãe, uma mulher guerreira, se aposentou e se propôs a me ajudar a cuidar dos meus filhos para que eu pudesse voltar ao mercado de trabalho.

A força de minha mãe foi fundamental para tudo que conquistei. Até hoje, ela é minha maior apoiadora e inspiração. Graças a ela, e primeiramente a Deus, consegui dar um novo rumo à minha vida.

Foi então que decidi iniciar um novo capítulo da minha jornada. Realizei o processo seletivo para ser manobreira   de uma empresa de transporte urbano. Passei, e em 2019, comecei minha trajetória no transporte. De imediato, me apaixonei por essa profissão. Hoje, não me vejo fazendo outra coisa. Sou uma verdadeira amante do transporte!

Em 2020, me tornei motorista de ônibus urbano, e em 2021, já estava nas linhas intermunicipais. No mesmo ano, fiz um teste para ser motorista interestadual, para atuar como freelancer durante as folgas. Foi então que um gerente visionário da empresa me fez uma proposta que mudou minha vida: ele me perguntou se eu gostaria de fazer parte do quadro fixo da empresa. Essa decisão, embora difícil, me levou a conquistar o prêmio anual Top Ouro de melhor motorista da empresa no meu primeiro ano de trabalho.

Esse reconhecimento foi um divisor de águas. Percebi que tinha potencial para continuar estudando e me especializando ainda mais na minha profissão. No ano passado, conclui minha pós-graduação em segurança no trânsito, fiz uma especialização em transporte de produtos perigosos e, atualmente, sou motorista ultrasystem, conduzindo caminhão tanque GLP.

Sou imensamente grata por minha profissão e por tudo o que ela me proporcionou. A cada viagem, vivi e aprendi lições valiosas. Ser mãe e estar na estrada não é fácil, mas o retorno para casa, para os meus filhos e para minha família, é sempre uma sensação única e revigorante.

Hoje, sou casada com um homem que me apoia em tudo e que é um dos meus maiores fãs, ao lado dos meus filhos, meus pais, minha família e amigos. Eu o conheci na profissão, e ele foi um presente em minha vida. Ter apoio é fundamental, e no nosso caso, é uma verdadeira troca de carinho e compreensão.

Ser mulher, especialmente uma mulher motorista, traz desafios. Não é fácil, mas eu superei obstáculos e, com o apoio da minha família, continuei conquistando meu espaço no mercado. O fato de ser mulher é, sim, um dos maiores desafios da profissão, mas superei cada barreira com muito trabalho, dedicação e amor.

Meus filhos adoram contar aos amiguinhos da escola que a mamãe é motorista, e isso me enche de orgulho. O que mais quero é que eles sintam orgulho de mim e que entendam o quanto estou me esforçando para oferecer o melhor para eles.
Mulheres, acreditam sempre em si mesmas. Não para agradar aos outros, mas para se superar, para crescer, para evoluir.
 
Somos capazes de romper qualquer limite, superar qualquer situação que nos bloqueie ou nos faça duvidar de nosso potencial. Nunca vivam em competição com os outros, mas sim com o objetivo de sempre ser a melhor versão de si mesmas. Isso é o que ensino aos meus filhos: que o mais importante é fazer o melhor possível, com amor, dedicação e coragem.
 

3 Comentários

Haroldo De Sousa Kirton 09/05/2025 17:34

Eu comecei a trabalhar com esta mulher e amiga em 2019 , e com certeza posso afirmar a todos que ela é tudo isso que está escrito e ainda um pouco mais! Quantas vezes dividiu doces, lanches, problemas e vitórias comigo. Tenho muito orgulho de você 🫵 minha grande amiga.

ADRIANA APARECIDA DOS SANTOS 09/05/2025 11:40

Uauuuuu que história incrível, amei de mais, além de nos mostrar que nunca é tarde para recomeçar, ela trás pilares importantes: - Rede de apoio - estudo - oportunidades. Parabéns Rita.

Ana Claudia Pontin 09/05/2025 11:39

Amo ser Cristal e se Deus quiser serei motorista tb … Tudo q fizermos com excelência e amor Deus prospera a nossa vida Parabéns pela conquista e pela sua dedicação e também a todas q estão no trecho e aquelas q desejam tanto 🙏 Quero Desejar um Feliz dia das mães !!!