}

Da curiosidade à paixão: Conheça a história da mecânica Niela

13/03/2024

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? No mês de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher e, como não poderia deixar de ser, é um período voltado a ações e iniciativas para mulheres. Para nós, todo dia é dia de exaltar as mulheres, mas, nessa oportunidade, queremos dividir com vocês a história da mecânica Daniela Marques, conhecida como Niela.

Com apenas 17 anos, mas com muita convicção do que gosta de fazer, Niela já é mecânica na Genesis Car, oficina de sua família, localizada em Barueri - SP. “Minha jornada nessa profissão começou cedo, aos 14 anos, quando decidi acompanhar meu pai e meu irmão nos serviços da oficina. No início, era só curiosidade, mas logo me vi encantada e apaixonada pela profissão”, comenta.

Não demorou muito para que ela demonstrasse interesse pela mecânica e vontade de trabalhar com os veículos. “Quando falei que queria aprender mecânica, meu pai ficou um pouco assustado, porque ele tinha medo que eu me machucasse. Ficou receoso com a ideia de eu seguir esse caminho”. Mesmo não demonstrando no momento, lá no fundo, a vontade de Niela mexeu com o coração do pai.

Ela conta que seu pai ficou tão assustado com a possibilidade de virar mecânica que teve até pesadelos com a situação: “Um dia antes de iniciar trabalhando oficialmente na oficina, ele sonhou que eu estava fazendo uma confusão; no sonho, eu estava colocando água no motor. Quando ele me contou, já me deu um baita medo!”, compartilha.

Apesar de não concordar de primeira, seu pai sabia que precisava ouvir as escolhas da filha e, mesmo receoso, deu a oportunidade e aquele importante voto de confiança: “Ele ficou muito preocupado, perguntou se eu realmente queria aquilo, mas aos poucos, ele começou a perceber minha dedicação, persistência e sede por conhecimento. Ele viu que não era apenas uma fase, mas sim uma paixão verdadeira”.

Com as coisas ajustadas em casa e entre os colegas de trabalho, faltava saber como seria a receptividade dos clientes, já que além de serem atendidos por uma mulher, o que não era comum para eles, havia a questão da idade. Niela conta que no começo, já trabalhando na oficina, quando ainda não era conhecida na internet, os clientes estranhavam a situação.
Os clientes chegavam procurando pelo meu pai, sem saber que eu estava à frente e sequer entendia de manutenção de carros”, relembra a mecânica, que soube contornar bem essas situações. Niela começou então sua trajetória e, aos poucos, com muito trabalho e dedicação, as coisas foram começando a mudar.

Nascida em uma geração totalmente conectada à internet, viu nas redes uma grande oportunidade. Observando o perfil da oficina, percebeu que precisaria se diferenciar para atrair seus próprios clientes: ”A agenda está sempre lotada e muitos dos meus clientes vêm das redes sociais”, compartilha.

Através da iniciativa de usar as redes sociais para seu trabalho, Niela descobriu outra carreira, ou melhor, uma outra forma de construir sua carreira. Incentivada pela mãe, começou a compartilhar vídeos do seu dia a dia na oficina: “Ela me estimulou a dar o passo decisivo para a minha carreira. Foi ideia dela que eu começasse a compartilhar vídeos sobre o que eu faço como mecânica”.

Niela conta que no início, sentia muita vergonha de fazer os vídeos e era sua mãe quem dava um jeitinho de conseguir alguns conteúdos. Mas, com o passar do tempo e se sentindo mais confiante no seu trabalho, foi se soltando: “Minha mãe me gravava até escondido, mas com a repercussão dos vídeos, entendi que aquilo era especial, havia pessoas acompanhando, me apoiando e até comentando que meus vídeos também as incentivavam”, confessa.

Hoje em dia, a mecânica cria e compartilha seus conteúdos quase que diariamente e conta que tem tido muito apoio das pessoas que a acompanham. “Viver e trabalhar em um meio predominantemente masculino é um desafio diário. No entanto, ao longo do tempo, tenho vivenciado um apoio crescente por parte dos homens nesse ambiente. Diferente do início, sinto que o apoio e a compreensão têm aumentado”, analisa a profissional.

De acordo com Niela, tanto no dia a dia como mecânica quanto nas redes sociais, ainda são muitos os desafios para profissionais mulheres, mas saber que mais homens estão dispostos a colaborar e reconhecer o valor dessas profissionais nesse espaço é encorajador: “Mostra que estamos avançando na direção certa”, analisa.

Mesmo bastante jovem, Niela se mostra uma mulher com bastante determinação. Mesmo com pouca experiência, soube absorver os conhecimentos que compartilhava e agora, compartilha com muito mais pessoas aquilo que aprendeu. Assim, foi conquistando seu espaço e mostrando que não há idade ou gênero que impeça uma mulher de ir atrás dos seus objetivos.

Os conteúdos de Niela foram sendo compartilhados, repostados e logo sua página começou a crescer, alcançando passos até então impensáveis: “Tenho muito orgulho da minha trajetória. Essa repercussão me levou a lugares inimagináveis. Palestras, programas de TV, entrevistas... é um turbilhão de emoções”.

No meio disso tudo, ela conta que foi aprendendo a amadurecer e passou a entender que, independente de opiniões contrárias, precisaria valorizar o que estava construindo: “Minha opinião seguia firme, acreditando que o lugar da mulher é onde ela quiser estar. E eu escolhi estar aqui, mostrando que paixão e conhecimento não têm gênero”. Com sua história e seu trabalho, Niela deseja inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos, independentemente do que digam sobre o lugar e as escolhas delas.

Olhando para o futuro, Niela compartilha que seu maior desejo é expandir ainda mais e compartilhar todo seu conhecimento. Ela afirma que quer ser capaz de palestrar, ministrar aulas e criar um movimento amplo de capacitação na mecânica para homens e mulheres, inspirando e capacitando outros apaixonados por essa área como ela: “Imagino um cenário em que mais mulheres se sintam confiantes para seguir seus sonhos na mecânica, sabendo que têm todo o suporte necessário”.

Niela confessa que a mecânica automotiva ainda não é uma das funções mais procuradas por meninas de sua idade, mas acredita que a falta de mulheres nas oficinas é algo que em breve vai ter fim. Porém, acredita que para isso, é preciso que as mulheres que hoje atuam sejam mais vistas, ou seja, representatividade feminina nesse segmento, e em outros, como os transportes, por exemplo.

Para as meninas que aspiram trilhar caminhos semelhantes, Niela deixa uma mensagem simples: “Não desistam de ser quem são! Mulheres são livres para seguir seus desejos e paixões. Não deixem que os estereótipos ou preconceitos limitem suas escolhas. Acreditem no seu potencial e persistam, pois cada uma possui um talento único a oferecer ao mundo”, declara.
Compartilhar conhecimento e aprender constantemente são pilares fundamentais para Niela, que não esconde de ninguém sua intensa paixão pela profissão. Ela conta que, como mecânica, construiu amizades valiosas no setor, tanto de profissionais mulheres quanto de homens, que compartilham esse mesmo amor em comum: a reparação automotiva.

Niela reforça que admira imensamente o trabalho das mulheres do segmento, seja na mecânica de linha leve ou de linha pesada: “Acredito firmemente no potencial e na força que nós, como mulheres, trazemos para o setor automotivo. É inspirador ver que faço parte crescente da presença feminina e o impacto positivo que estamos fazendo na indústria”.

A mecânica e influenciadora acredita no potencial e na força das mulheres, pois entende que antes dela, outras já foram capazes de mudar muitas coisas. Mas com seu trabalho hoje, quer fazer parte da transformação que já pode ser vista em diversos segmentos: “Estamos quebrando barreiras diariamente, provando que somos livres e podemos mudar de maneira significativa o mundo”.

Apoiadora do Movimento A Voz Delas, Niela garante que sempre acompanha as ações e acredita que são iniciativas como essas que mudam a sociedade: “Todo apoio ao Movimento A Voz Delas da Mercedes-Benz, um trabalho lindo e inspirador! Que vocês possam continuar atendendo as motoristas de ônibus, caminhões e cristais de todo o Brasil, fazendo história com esse projeto tão original e repleto de representatividade! Vocês fazem a diferença!

Meninas, com a história da Niela, podemos aprender que é preciso fazer valer as oportunidades que recebemos. Às vezes o que você deseja pode não acontecer como planejou, mas quando você sabe do que é capaz, conquista o que nem havia pensado. Por isso, não desistam de seus sonhos. 

Quer conhecer mais sobre a Niela? Siga ela nas redes sociais: @niela_mecanica.

Você também quer ver sua história por aqui? É só escrever para a gente no WhatsApp: 11-98921-6632
 

2 Comentários

Fausto Martins Jr 17/03/2024 21:34

Boa noite, eu sigo a Niela no Instagram, ela passa confiança e domínio quando se trata de mecânica, o quadro niela responde é muito enriquecedor. É uma Mulher de futuro. Parabéns à @niela_mecanica e a todas as Mulheres que rompem as barreiras do preconceito e mostram seu lugar no ambiente que até então era predominantemente masculino. Grande abraço à Niela e à todas as Mulheres por mostrar que lugar de mulher também é na oficina.

ANDRIARA 13/03/2024 11:31

Linda demais, que Deus abençoe e nunca deixei desistir dos seus sonhos!!