Caminhoneira de farda, sim senhor!
19/07/2022Olá, meninas! Quantas vezes na estrada, vocês já não ouviram que não poderiam fazer algo só porque eram mulheres? Antigamente, isso era muito comum, mas há um bom tempo vem mudando, afinal, lugar de mulher é onde ela quiser e se sentir bem, né? E, para provar que essa afirmação é verdadeira e que toda mulher deve buscar seus sonhos, vamos apresentar uma história muito inspiradora.
A 3º Sargento Juliana Coques Paz, de Clevelândia, no Paraná, é um exemplo de mulher que transporta o Brasil de verdade. No comando de um caminhão extrapesado, ela vive todos os dias o sonho de muitos e muitas, que almejam viver do transporte de cargas, apesar das dificuldades da profissão de motorista de caminhão.
E, o trabalho de Juliana não é pouca coisa, não. Ela é responsável por toda a operação do equipamento, formado por um cavalo mecânico que puxa uma prancha de quatro eixos, com 60 toneladas de capacidade de cargas. De tempos em tempos, Juliana forma um comboio que movimenta os pesados blindados do Exército Brasileiro, para exercícios de manobras e manutenção, geralmente no trecho entre o Paraná e o Rio Grande do Sul.
A militar garante que a tarefa é árdua, mas muito satisfatória. Do alto da cabine de seu pesado, ela ostenta sua farda do Exército Brasileiro com muito orgulho e alegria: “Acordo todos os dias com uma grande felicidade em vestir a minha farda e servir o meu país. Tenho muito orgulho dos caminhoneiros e caminhoneiras do Brasil.”, declara.
A Sargento Juliana sabe que, apesar de lidar com o caminhão pelo Brasil, a Instituição a qual pertence faz muita diferença. Porém, vivencia com outros profissionais os desafios da estrada, o que a faz admirar ainda mais os trabalhadores civis: “Na vida civil, quem trabalha com caminhão tem mais dificuldades, sofre mais. No Exército, a gente tem respaldo, tem alimentação e segue os procedimentos. O pessoal respeita muito a gente nas estradas, por sermos militares. Estou encantada com este mundo, faz somente um ano que estou neste cargo”, disse a orgulhosa motorista.
Mas, quem pensa que é só guiar o pesado (como se fosse pouco!), está enganado. Em sua lista de tarefas, está transportar cargas excedentes e extrapesadas, formadas pelos brutos blindados Leopard e Guepard, verdadeiros tanques de guerra, com mais de 48 toneladas de peso total e operar na logística de toda a condução.
Motorista faz-tudo
Na operação, a 3º Sargento Paz, como é chamada, é uma maestrina que comanda todos os detalhes e cuida de tudo com grande conhecimento, prática e destreza. Ela é responsável, por coordenar o embarque e o desembarque, dirigir a carreta, pela manutenção e pelo zelo com o equipamento: “Eu mesma faço pequenas manutenções no motor, nos eixos, troco o óleo e os filtros e, quando é necessário, troco pneu também”, conta a militar.
Muito dedicada e apaixonada pelo trabalho, ela nos contou que, em seu tempo de Exército, cerca de um ano, sempre contou com o apoio dos colegas militares para obter conhecimento, aprender coisas novas sobre a profissão e conseguir dominar todas as tarefas.
Mas, o amor da militar pelos pesados não vem de agora. Tanto conhecimento necessário para este cargo veio também com uma longa experiência com os caminhões. Juliana conta que seu marido era caminhoneiro e levou a família para o Mato Grosso, onde foi trabalhar no agronegócio:
“Chegamos a Sinop e eu fui visitar a usina. Primeiramente, eu fui para trabalhar em um salão de beleza, mas me apaixonei pela operação com os caminhões e quis aprender mais. Meu marido me ajudou muito, me ensinou a manobrar o caminhão, me ajudou a dar os primeiros passos. Com isso, fui ganhando experiência e consegui meu primeiro emprego como motorista, na caçamba”, diz a Sargento.
Certa de que também poderia trabalhar com caminhões, Juliana foi à empresa e pediu uma oportunidade de emprego em uma vaga de motorista. Começou nos caminhões médios e depois passou para os articulados. “Eu tinha habilitação categoria E, mas não tinha prática. Tive que aprender tudo rápido e aos poucos fui me capacitando. Fiz curso MOPP, para movimentação de produtos perigosos e, assim, me profissionalizei como motorista de carreta”, continua a militar.
Primeira da história
Hoje, no Brasil, as mulheres representam uma parcela pequena do total de motoristas de caminhões habilitados. Porém, Juliana conseguiu um feito ainda mais impressionante: é a primeira mulher do Comando Militar do Sul, e de todo o Brasil, a transportar blindados. Seu trabalho é fundamental para o bom funcionamento da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do 5º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro.
A militar conta que, apesar de ser praticamente a única mulher no setor que atua, se sente muito confortável com os colegas e que o respeito entre todos é o que torna o trabalho melhor: “No Exército, tenho a felicidade de afirmar que trabalho em harmonia com todos, não sofro qualquer preconceito ou questões de machismo. Todo mundo trabalha para obter os melhores resultados, respeitando cada um. Sou muito grata e feliz por estar nesse cargo e já olho para o futuro, querendo abraçar essa carreira de motorista e crescer sempre nessa jornada”, conclui Juliana.
E, aí meninas, gostaram de conhecer a história da Juliana? Quer ver sua história contada aqui também? Envie em nosso e-mail: contato@avozdelas.com.br ou solte sua voz no WhatsApp: 11-98921-6632.
Quem sabe, sua jornada pode inspirar a jornada de alguém? Até a próxima!
Fonte: Revista Transporta Brasil.
6 Comentários
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
Anadilce parabens 👏 Juliana sobrinha dedicada vai enfrente Deus no comando 🙏😘♥️ 13/10/2022 03:23
🙏👏🤜🤛🤝✌️
Flávia 08/08/2022 14:38
Maravilhosa...uma inspiração para outras mulheres nestes ramos , caminhoneira e militar
Edna 03/08/2022 18:56
Maravilhosa, minha meta de vida🥰
Raquel 20/07/2022 19:47
É por essas belas histórias que devemos prosseguir nesse sonho🙏❤️🥰🥰
Soelma Alves Lima 20/07/2022 17:13
Que orgulho 👏👏 Linda história, parabéns Juliana 👏👏👏❤️
Patrícia 20/07/2022 16:53
Nossa q história linda parabéns realmente lugar d mulher é ond ela quiser
Marilene Pauli 04/08/2022 09:37
Parabéns pela coragem ,determinação. História linda.