}
Nossa Missão

Quem faz, salva vidas: Laço amarelo pela segurança no trânsito

20/06/2022

Oi, meninas! Tudo bem por aí? Hoje vamos falar sobre um tema muito importante: segurança viária. O Programa Laço Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, teve a ideia de expandir ainda mais as campanhas iniciadas no Maio Amarelo, sobre a importância da valorização da vida no trânsito. 

O Laço Amarelo propôs a seguinte reflexão: você já parou para pensar que estamos o tempo todo em ação, ou seja, fazendo algo e, ao longo do dia, tomamos vários cuidados em diversas situações? Se estamos no trabalho, por exemplo, procuramos fazer o que está previsto da melhor maneira possível. Se estamos em casa, também agimos com atenção e cuidado. Ou seja, tentamos estar sempre atentas para não quebrar nada e nem nos machucar por algum descuido. 

Devemos ser assim também com a postura no trânsito, já que quando estamos dirigindo, temos uma máquina sob nossa responsabilidade, e todo cuidado e atenção são fundamentais não só para a nossa própria vida, mas principalmente, com a vida dos outros também. Ter atitudes responsáveis é o ponto-chave para um trânsito seguro.

A segurança viária está em todas as nossas decisões e atitudes, como dirigir e não se distrair ao celular, não ingerir bebidas alcoólicas e pegar o volante (seja a trabalho, ou não), ou prestar atenção total naquilo que se faz enquanto está dirigindo. Por isso, o programa Laço Amarelo quer despertar em todos os motoristas, a importância de ter cuidado e atenção para proteger e salvar vidas.

Então lembre-se: se você é uma cidadã que se preocupa com a sua segurança no trabalho e em casa, deve também se preocupar em beber e não dirigir. E, claro, quando for a uma festa, pode combinar com seus amigos de não terem essa atitude, para não marcar a data com uma tragédia. 

Em especial no mês de junho, quando começam as tão esperadas festas juninas, é preciso lembrar de ser prudente. Estamos todas com saudade das comemorações juninas, porém, o álcool combinado com a direção e a irresponsabilidade podem ser fatais. Por isso, toda atitude responsável salva vidas. Não abra mão da sua segurança no trânsito, assim, você estará protegendo também outras pessoas. 

Meninas, nem tanto pelas festas juninas, mas até mesmo pelo frio, o consumo de álcool aumenta bastante nessa época em alguns estados do Brasil. Então, já sabe, se beber não dirija. Utilize outros tantos meios de transporte para voltar para casa em segurança. Com atitudes responsáveis, salvamos vidas! 

Fonte: Laço Amarelo

3 Comentários

Daiane Moreira Coelho Vieira 29/06/2022 20:20

Pessoal vamos dar prioridade a saúde ter mais consciência, Não abra a Mão de sua segurança, respeitar se beber não dirija.

Valdete 21/06/2022 14:29

Conscientização é tudo.Pena que muitos motorista não levam a sério riscos nos transito. Mas sempre é bom compartilhar.

Isabela Leopoldino 20/06/2022 17:27

Laço Amarelo o ano inteiro, infelizmente há muitos motoristas desatentos e imprudentes no trânsito 🙁 24 horas por dia Ainda mais nessas épocas de festas, pós pandemia onde muitos estão saindo e beber por aí como se não houvesse amanhã e colocar a vida de muitos em risco Devemos ter consciência dos nossos atos e não se arriscar. Vamos passar a diante pois bebida e direção não combinam não !