Saúde

NOVEMBRO AZUL

12/11/2021

Hoje, vamos falar sobre um assunto sério, vocês sabiam que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele)? Infelizmente, isso ainda é um tabu entre os homens, pois existe muito preconceito em relação ao exame realizado principalmente como método de prevenção.
É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. 

Você sabe onde fica a próstata e como ela é? 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. É responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

O que aumenta o risco?

•    A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

•    Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tantos fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida.

•    Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Sinais e sintomas.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Detecção precoce. 

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático).

Onde tratar pelo SUS:

Atualmente existem 317 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame, até cirurgias mais complexas. No site: Onde tratar pelo SUS | INCA - Instituto Nacional de Câncer , você encontra seu estado e onde realizar o tratamento.

Meninas, quando o assunto é saúde, prevenção é sempre a melhor prática! Fique sempre atentas a qualquer queixa de seu marido, pai, namorado ou filho. 

Cuide de quem você ama.

Fonte: Inca - Instituto Nacional de Câncer

14 Comentários

Jane 25/11/2021 01:29

Ñ resta Dúvidas de q todos os homens devem fazer o exame preventivo,p/ detectar se há o antígeno prostático É uma doença terrível,meu padrasto faleceu tem 4 meses, dessa doença eu acompanhei td de perto e ñ desejo p/ ser humano nenhum,ver...o q eu e a minha família passamos,achamos q ele iría se curar por fazer todos os tratamentos direitinho,td ao pé da letra,e a vibe dele era muito positiva contagiante,ninguém acreditava q ele tinha câncer de prostáta,😱😭Ñ dá nem p/ acreditar,q uma pessoa tão pra cima,tão cheio de vida,bis idem😭 Isso é tão surreal ñ dá p/ acreditar q ele se foi,ele tínha muitos planos,me lembro como se fosse agora ele me contando... q qería tirar a categoria D,ele iría ficar tão feliz sabendo q eu ganhei ele ía chorar de felicidade,muitos sonhos interrompidos,nunca mais eu e minha família vamos ver aqele sorriso as palhaçadas dele,meu Deus ,isso está tão vivo na minha mente,q parece q acabou de acontecer😭lamentável Portanto Ñ deixem de fazer os exames homens é p/ o bem de vcs eu ví de perto a dor,o sofrimento Cruel q o padrasto passou,ninguém me contou e ví,eu participei eu chorei,e sem dúvidas nehuma nunca mais serei a mesma,ficou deslacerado o meu coração,ele era como uma Pai p/ e a minha irmã,agora só nos restam lembranças😭

Soelma Alves Lima 12/11/2021 22:03

Prevenção, o nome ja diz...é sempre importante esta atento a qualquer sinal, mas sabemos q ainda a uma resistecia nessa parte do homen na procura para o auto exame.....se cuidem , pois o nosso País , Estado, nosso SUS ta ai e tem tdo apoio necessário 🙌🙏

Daiane Moreira Coelho Vieira 12/11/2021 21:10

E Muito importante fazer todos exames mais alguns homens acham besteira ou tem vergonha, E quando se dão por conta e tarde 😔hoje em dia os posto de saúde ou hospital tem equipes preparados ,(homens se cuidem).prevenção e muito importante.

Juliane 12/11/2021 19:41

A prevenção sempre é a melhor forma para tudo, e falando em novembro azul se prevenir sobre o câncer de próstata com certeza será para a saude do homem, muitos tem aquele ênfase de que capaz que irão fazer o exame por causa que fazem toque mais existe formas que tem tratamentos e se muitos fizessem seria importante para a saúde deles mesmo e achei muito importante a matéria parabéns Mercedes Benz

Isabela Leopoldino 12/11/2021 18:50

É triste saber que muitos não se cuidam por ser um tabu o tal “machismo “ por conta do exame Mas é algo tão importante, quem já perdeu familiares sabe o qual triste é ainda mais sabendo que existe tratamentos. Muito válida a matéria e deve ser muito compartilhada, rica de informações importantes sobre tratamento e as unidades SUS

Larissa 12/11/2021 18:48

Seria ótimo se todos fizessem o exame ,mais como ainda há um certo preconceito em cima do exame ,alguns preferem esperar a última hora pra fazer ,mais as vezes é tarde de mais ,agora espero que todos se concientizem sobre o assunto, para que haja cada vez menos casos.

ANDRIARA MARIE 12/11/2021 18:46

Como é bom ver matérias sobre esse assunto, Mercedes está de parabéns, por mais matérias assim para que os homens entendam que é importante se cuidar.

Valdete 12/11/2021 18:44

Excelente materia,homem também tem que se cuidar.

Marina 12/11/2021 18:43

É um assunto muito importante, que a cada ano aumenta mais os casos e mesmo assim muitos homens acabam não fazendo o exame por machismo 🥺 mas ainda bem que temos essas matérias completissimas para poder entender mais do assunto e podermos ajudar a orientar os homens.

Simone 12/11/2021 18:41

Precisamos cuidar de quem amamos. Homens previnam-se.

ROSÂNGELA 12/11/2021 18:32

Mas infelizmente o machismo existe e muitos homens não querem realizar o exame...sem imaginar... e ao mesmo se informar direito sob o assunto...que prevenção é o caminho.

Laura Carneiro 12/11/2021 18:31

Muito bom falar sobre esse assunto. É uma coisa muito válida, e tem gente que sofre por não ter acesso ao informação. Gostei parabéns Mercedes!

Adriana 12/11/2021 18:30

É sempre muito bom conscientizarem a população masculina da estrada sobre este cuidado, especial porque eles são mais turrões e precisam compreender a gravidade. Fico feliz que o portal se preocupa com eles também.

Débora Patrícia Oliveira 12/11/2021 18:28

Muito boa matéria ... Sempre com bastante informações, adoroo ficar por dentro das novidades!!

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK