}
Saúde & Bem-Estar

Dez exames indispensáveis para as mulheres

01/06/2022

Olá! Tudo bem, meninas? Atenção total com o assunto que vamos tratar hoje. Mas, antes respondam: como está a saúde de vocês? E, os exames, estão em dia? Manter a saúde em dia é importante para todos e, independentemente se for homem ou mulher, é essencial saber quais são os exames específicos que precisa fazer, porque a melhor forma de combater doenças é prevenindo. 

E a melhor maneira de prevenir é acompanhar o quadro clínico, com exames que mostrem como está o corpo. O câncer de mama, por exemplo, ainda é o que mais afeta as mulheres, mas, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, há outros tumores comuns em mulheres e que podem ser evitados ou tratados.

O diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento de doenças graves, como o câncer, pressão alta, entre outras. Separamos uma lista com dez dos principais exames que toda mulher deve fazer ao longo da vida. Então, já façam o check-list e confiram se está tudo em ordem com a saúde!

1 – Pressão arterial

É preciso sempre verificar a pressão arterial pelo menos uma vez a cada 2 anos, começando aos 20 anos. Para uma mulher adulta com 40 anos ou com obesidade (que têm risco aumentado de hipertensão) a recomendação é a de fazer uma aferição semestral. Caso já seja hipertensa, o ideal é seguir as orientações médicas. 

2 – Nível de colesterol

Esse exame de sangue é usado para avaliar o risco do desenvolvimento de doença cardíaca ou derrame. Mulheres com 20 anos ou mais devem ter o colesterol medido pelo menos uma vez a cada 5 anos. Se a mulher está com risco de doença cardíaca ou derrame é preciso consultar um médico e seguir as recomendações.

3 – Papanicolau

Dos 21 aos 65 anos, esse exame deve ser feito anualmente. É essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é um dos tumores que acontecem com maior frequência em mulheres: é o quarto causador de morte em mulheres no país.

4 – Mamografia

O exame de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima dos 50 anos de idade. Porém, isso pode variar de mulher para mulher, uma vez que se houver histórico familiar, o procedimento deverá ser feito a partir dos 40 anos após orientação médica.
Se você tem um histórico familiar da doença, converse com seu médico sobre triagem anual mais cedo.

5 – Densidade óssea

As mulheres devem começar a fazer exames de osteoporose com um teste de densidade óssea aos 65 anos. Aquelas com fatores de risco para osteoporose, que tenham sofrido graves fraturas ou tenham baixo peso corporal, devem ser examinadas mais cedo. A frequência dessa triagem varia, dependendo da densidade óssea e outros fatores de risco.

6 – Teste de glicose no sangue

A partir dos 45 anos, as mulheres devem fazer um teste de glicose no sangue a cada 3 anos para verificar se há diabetes ou pré-diabetes. Se a mulher é obesa ou tem um histórico familiar de diabetes é preciso começar a fazer o exame mais cedo e com mais frequência. Fale do seu histórico para seu médico e peça uma indicação do exame.

7 – Câncer de cólon

O rastreio do câncer de cólon, que pode ser feito em um consultório médico ou hospital, deve começar aos 50 anos. A menos que um problema seja encontrado ou que a mulher tenha um risco maior de câncer de cólon, a sigmoidoscopia é repetida a cada 5 anos e uma colonoscopia a cada 10 anos.

8 – Índice de massa corporal

A partir dos 18 anos, as mulheres devem ser examinadas para obesidade, o que geralmente requer que o seu índice de massa corporal (IMC) seja calculado. Embora não haja diretrizes rígidas e rápidas sobre a frequência com que seu médico deva fazer essa avaliação, avaliar o IMC anualmente é importante. Ele indica se a mulher é ou não obesa, uma condição que aumenta o risco de problemas graves de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

9 – Exame da pele

Mulheres devem examinar a pele todos os meses em casa. O ideal é criar uma rotina para inspecionar cuidadosamente a pele em todo o corpo, procurando por novas manchas ou alterações nas manchas já existentes, que podem ser sinais precoces de câncer de pele. Se a mulher tem um risco maior de câncer de pele ou se existem casos na família é preciso conversar com o médico ou dermatologista sobre a frequência com que esse exame deve ser feito no consultório.

10 – Check-up odontológico

Uma boa saúde dental é importante desde o momento em que o primeiro dente de leite brota. Por isso, todas as mulheres adultas precisam de exames odontológicos duas vezes por ano. Através de exames dentários regulares, que envolvem limpeza e exame dos dentes, juntamente a raios-X, o dentista pode detectar sinais precoces de outros problemas, como infecções ou inflamações das glândulas salivares.

É bom lembrar que os exames por si só não resolvem. Para que tudo apareça em ordem é preciso ter hábitos de vida saudáveis, como uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e momentos de lazer. 

Meninas, nossa dica é: observem bem o corpo para identificar mudanças. E, contem ao médico sobre qualquer alteração que notarem. Se cuidem, hein! 
 

Fonte: vez e voz

5 Comentários

Isabela Leopoldino 03/06/2022 23:27

Manter a saúde em dia é fundamental ainda mais para as mulheres que vivem na estrada, a importância dos exames, todos os exames citados acima Informação importantíssima que merece ser compartilhada com as amigas ✨

Daiane Moreira Coelho Vieira 01/06/2022 17:50

E muito bom fazer todos exames e importante, muitos em geral acaba deixando sempre em 2 plano e preocupante, e muito importante estar com seus exames e medicação em dia ,pessoal vamos dar mais importância não deixe pra depois.

Patrícia 01/06/2022 17:31

A prevenção e o melhor remédio e muito bom ver alguém pensar em nós nas estradas ajudando a nos lembrar q temos q se cuidar

Cheila 01/06/2022 17:30

É super importante fazer os exames de rotinas... salva vida e uma pena que nem todos as mulheres fazem mais e maravilhoso sabe que está tudo bem com agente 👏👏👏👏👏👏👏 matéria maravilhosa MB💞💞💞💞

Laura Carneiro Silva 01/06/2022 17:24

Muito importante essa informação, tem muitas pessoas que desconhecem a necessidade da realização de exames periodicamente. Cuidar da saúde é essencial!