}
Saúde & Bem-Estar

Cuidados especiais no verão

23/01/2021

Ah, o verão! Trata-se da estação mais quente do ano e os dias de calor intenso podem causar danos à saúde, caso alguns cuidados não sejam tomados. De olho na importância do bem-estar das caminhoneiras e cristais, o Movimento A Voz Delas separou algumas dicas valiosas para te ajudar a passar por esse calorão que anda fazendo.

Durante os dias mais quentes, o organismo perde naturalmente uma quantidade maior de líquidos quando comparado com períodos os quais a temperaturas é mais baixa, o que pode causar alterações no seu metabolismo. Por isso, fique de olho principalmente na hidratação. 

Bebeu água?

Quando o calor está intenso, o corpo libera energia por meio da transpiração para manter a temperatura corporal e por isso, perdemos muito líquido. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa deve ingerir em média de dois e meio a três litros de água por dia.

Não ingerir a quantidade de água necessária pode gerar tonturas, cãibras, confusões mentais, diminuição do desempenho físico, dificuldade de concentração e até mesmo lesões musculares. 

O mecanismo de sede é uma maneira do organismo nos dizer que estamos com pouca água e precisamos ingerir mais. A água representa de 60% a 70% do peso de um adulto e é responsável por transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, estando presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, no sistema respiratório e em muitos outros lugares, como na constituição de órgãos e até mesmo dos ossos. Água é vida!

Uma dica valiosa para saber se está ingerindo a quantidade adequada de líquidos, é a urina. Caso vá ao banheiro e perceba coloração escura ou caso esteja com fortes odores, isso significa que o consumo de água não está satisfatório. É preciso beber mais!
Quando a urina estiver bem clarinha, quase transparente, essa é a quantidade certa para a ingestão.

Existe uma conta matemática para não errar! Ela considera que são necessários 35 ml de água para cada quilo (kg) de peso corporal. Por isso, basta multiplicar o seu peso em kg por 35 para obter o resultado em mililitros (ml), por exemplo: 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.

Filtro Solar nunca é de mais!

Se existe um período certo para abusar do filtro solar, é o verão! Especialmente para caminhoneiras e cristais que realizam atividades no caminhão e ao ar livre. O filtro solar, além de proteger a pele e evitar câncer, ainda previne o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia devemos ainda evitar a exposição ao sol diretamente entre 10 e 16h.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele representa 33% dos diagnósticos dos tumores no Brasil, com 180 mil novos casos todos os anos. Por isso, utilize o protetor solar todos os dias, em todos os períodos do ano, mas no verão, capriche!

Alimentação saudável

No verão, o tema alimentação merece atenção máxima. Opte por uma dieta leve, rica em frutas, verduras, fibras e carnes grelhadas. Além disso, evite refeições que tenham em sua composição gorduras e açúcares em excesso. Fuja ainda, dos alimentos que ficaram fora de refrigeração por períodos longos.

As frutas e vegetais são grandes aliadas da hidratação, já que possuem água na sua composição e são também fontes de potássio, um mineral que precisa ser reposto quando há uma produção de suor muito intensa. Confira todas as dicas sobre nutrição no vídeo.

Exercícios físicos

As atividades físicas são essenciais, mas durante o verão a prática requer cuidados especiais. A quantidade de água ingerida vai variar com a intensidade e duração do exercício e ainda, se você se hidratou antes da prática, durante e depois.  Evite os períodos de sol forte para realizar atividades físicas ao ar livre.

Roupas e acessórios

Opte por tecidos de algodão e malha e evite os sintéticos, que dificultam a evaporação da transpiração. Procure as cores claras que refletem a luz, já que as cores escuras absorvem o calor e por isso, devem ser evitadas. Outra dica valiosa é quando for lavar as roupas prefira sabões neutros para evitar possíveis alergias.

Abuse de bonés, chapéus e inclua muito estilo ao look com óculos de sol, mas cheque se tem proteção UV (raio ultravioleta). Ela funciona como uma barreira de segurança, pois reduz a quantidade e a intensidade de radiação que penetra no tecido ocular. 

Repelente

O verão vem junto do aumento das chuvas e da proliferação de insetos, por isso não se esqueça de utilizar sempre o repelente. Além do incomodo com a coceira da picada de mosquitos e pernilongos existem outras doenças transmitidas pelos insetos como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por isso, tenha sempre o repelente em mãos.

Ambiente

Mantenha o caminhão sempre fresco e arejado tanto quanto possível, isso é bom para você e para a sua máquina. Em dias muito secos, faça o uso de toalhas molhadas para melhorar a sensação de bem-estar.

Cuidado com o “estresse térmico”

O excesso de calor pode auxiliar no aumento dos níveis de estresse, pois influencia na quantidade de cortisol (hormônio do estresse) presente no organismo. Por isso, muita calma nessa hora. Confira algumas dicas para diminuir o estresse no post sobre a importância da saúde emocional para o trabalho.

O verão é uma estação agradável, de dias mais longos e que proporciona lindas paisagens. Aproveite!

Gostou do tema? Sobe na boleia do Movimento A Voz Delas e embarca nessa jornada das mulheres pelas estradas.

Até a próxima parada!

0 Comentários