Tecnologia & Segurança

A importância de trocar o lubrificante no tempo certo

Trocar o óleo no tempo certo, utilizar o lubrificante correto e cuidar bem do seu caminhão aumentam a vida útil dele e diminuem os seus custos

Oiê! Tudo bem? Hoje eu trago algumas dicas importantes pra você rodar melhor e ter economia na manutenção do seu caminhão. Para evitar manutenções desnecessárias e mais gastos, é importante trocar o óleo do caminhão no tempo determinado para evitar despesas futuras.

Os mínimos cuidados com a lubrificação do motor de um caminhão jamais devem ser encarados como excessos. Afinal, o lubrificante é um dos principais responsáveis por manter o conjunto em perfeito funcionamento, pois reduz o atrito entre as peças internas, ameniza as altas temperaturas e protege contra ferrugens, corrosão, entre outras impurezas. Tudo isso para evitar que o caminhão em algum momento possa ficar parado, gerando prejuízos para o motorista ou frotista.

Segundo especialistas, o óleo também tem a função de limpar o motor internamente e manter as impurezas em suspensão. Outras funções do lubrificante são neutralizar os ácidos formados durante a combustão e auxiliar na vedação da câmara de combustão, servir como fluido hidráulico para acionamento de componentes como o tucho hidráulico e o variador de fase do comando de válvulas.

Quando se trata de prevenção, são muitas as vantagens com a utilização adequada de lubrificantes. O óleo também auxilia na vedação da câmara de combustão, livra o conjunto de vilões como oxidação, lacas, vernizes, fuligem e neutraliza os ácidos formados.

Todos os lubrificantes levam em sua fórmula materiais químicos que juntos tem a função de conferir ou potencializar certas propriedades desejadas, assim como atenuar as que sejam indesejáveis. Exemplos destes componentes podem ser detergentes, dispersantes e condicionadores de elastômeros. Os lubrificantes de uma forma geral são compostos de 80 a 95% de óleos básicos, que podem ser minerais ou sintéticos, e 5 a 20% de aditivos.

Propriedades do lubrificante

Atualmente existem três tipos de óleos lubrificantes no mercado: minerais, semissintéticos e sintéticos. Muitas das propriedades são provenientes das características naturais existentes nos óleos básicos utilizados nas formulações.

Por outro lado, os óleos minerais convencionais dependem muito da qualidade do petróleo do qual são produzidos.  Também existem os óleos semissintéticos, que são uma mistura desses dois tipos de óleos.  Apesar das especificações serem diferentes, o período de troca do óleo pode alterar por algumas variáveis, como utilização árdua do veículo.

Para você que está sempre viajando, a dica sobre lubrificantes é valiosa: Siga SEMPRE as especificações do fabricante do seu caminhão e respeite os intervalos de trocas. Isso vai fazer com que a vida útil do seu motor aumente e também vai permitir que todo o conjunto trabalhe sem desgastes desnecessários e, claro, sem dar aquele trabalho e aquele custo indesejável com uma manutenção que não esteja programada.

No mais, fique atenta sempre ao nível do óleo e às datas de troca do lubrificante e do filtro e siga viagem tranquila!

Conhecimento move o mundo e, aqui na Voz Delas, a gente sempre trabalhando para trazer conteúdos úteis para a sua vida.

Uma boa viagem, dirija com cuidado e responsabilidade e conte sempre com a gente!