}

Ebru Semizer encabeça o Movimento a Voz Delas que busca melhorar as condições nas estradas e formar caminhoneiras

28/03/2022

Oiê, meninas! Tudo bem com vocês? Sempre estamos trazendo novidades sobre o Movimento A Voz Delas e como ele tem impactado as mulheres que estão sempre nas estradas, sejam caminhoneiras e cristais. Mas, você sabe quem são as mulheres incríveis que são as cabeças desse lindo movimento? Então, que tal conhecermos um pouco da história de uma das idealizadoras do Movimento A Voz Delas? 

Nascida em Istambul, na Turquia, Ebru Semizer, 38 anos chegou ao Brasil sem saber falar português, mas isso não foi empecilho para que ela brilhasse. Aprendeu em aulas diárias que fazia bem cedo, antes do início do expediente na Mercedes-Benz, de São Bernardo. Hoje fala seis idiomas e, no caso específico do português, garante que consegue inclusive reconhecer os sotaques das diferentes regiões do País.

Quando foi transferida da Turquia para o Brasil, Ebru não imaginava que ficaria mais que três anos no país e nem que seria fundamental para a vida de centenas de mulheres. Porém, já reside em território brasileiro há 12 anos e se tornou uma das principais responsáveis por um movimento para melhorar a vida das mulheres que vivem nas estradas, transformando em realidade o sonho que muitas delas tinham de serem caminhoneiras e conduzir os seus destinos, mas que não tinham condições financeiras para obter a documentação necessária.

Há dois anos, obteve a cidadania brasileira e vive a expectativa de votar nas eleições de outubro. Será mais uma experiência para quem já desfilou em escola de samba no Carnaval, escolheu o Palmeiras como seu time em São Paulo, mas ainda está em dúvida se será Flamengo ou Vasco no Rio.
“Eu tenho uma conexão muito forte com o Brasil desde que cheguei. No primeiro dia aqui já me sentia bem. Nunca tive medo de andar na rua. Eu queria manter essa conexão e me emocionei bastante quando saiu a notícia (da naturalização). É uma coisa simbólica”, afirma.

Em meio a tantas descobertas, Ebru e sua equipe perceberam que a vida nas estradas era bem complicada para as mulheres e que seria possível amenizar essa situação. Foi assim que, em 2019, nasceu o Movimento A Voz Delas, que tem como principal missão melhorar a rotina das motoristas e também das cristais, termo usado pelos caminhoneiros para se referir às mulheres que os acompanham nas estradas. “Queremos dar voz e criar uma certa consciência sobre essas mulheres que estão nas estradas. Melhorar a higiene, oferecer coisas básicas. Elas não têm um banheiro feminino, não têm um chuveiro nem local seguro para dormir”, relata.

A primeira iniciativa foi a reforma de um banheiro em uma parada de caminhão em Goiás. Depois vieram outras iniciativas, dentre elas, a possibilidade para que 30 mulheres pudessem tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria ‘C’, que possibilita dirigir caminhões. “Não houve nenhuma reprovação. E muitas estão fazendo cursos de aperfeiçoamento com nossos parceiros”, conta, com orgulho.

Ebru sabe que a estrada pode ser hostil, porém, atraente. “A mulher deve estar onde ela quiser. Muitas empresas já nos relataram que as motoristas tendem a trazer resultados melhores, de consumo, de segurança. Quando vi a emoção que as mulheres que fizeram o nosso curso (para tirar a CNH), deu para ver que a estrada é um lugar legal, que dá senso de liberdade, que elas estão super prontas para estar na estrada. E que o papel do ecossistema (fabricantes de veículos, independentemente da marca) é proporcionar essas condições”, aponta.

E as mulheres que cortam o País são exigentes. Por WhatsApp enviam imagens de coisas boas e ruins que encontram no trecho e cobram providências. O próximo passo do movimento é disponibilizar no site (www.avozdelas.com.br) espaço para oferecimento de vagas destinadas exclusivamente às mulheres.

PALAVRAS

Dentre as palavras e expressões em português, uma das que mais chamaram a atenção de Ebru foi ‘compaixão’. Não o sentimento de piedade, como está no dicionário, mas a união da preposição ‘com’ e do substantivo feminino ‘paixão’. Ela usa o exemplo do desfile de escola de samba, no qual os ensaios insinuavam à racionalidade da estrangeira que nada iria funcionar na avenida.

“Eu pensava que nunca ia dar certo. No dia do desfile, 6.000 pessoas dançavam todas sincronizadas. Isso só se consegue com paixão, não é com disciplina ou com estrutura. É só com aquela alegria e paixão para conseguir fazer isso. O Brasil é diferenciado”, afirma. 

E é também com paixão que Ebru segue desenvolvendo esse incrível trabalho como Executiva de Marketing de Caminhões & Inteligência de Mercado de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. A palavra que ela considera mais bonita de nossa língua, é também uma referência para seu trabalho. Afinal, se não for com paixão, dificilmente acontece. É com paixão que centenas de mulheres enfrentam a estrada todos os dias e é por paixão que não desistem de seus sonhos, assim como Ebru.

Meninas, gostaram de saber um pouco sobre a história de Ebru? Participe com a gente e não deixe de compartilhar com as colegas de trecho.

4 Comentários

ANDREA MENDES GALESKI 22/09/2022 21:35

Meu primeiro contato com esse canal, foi hoje . Rolei rapidamente a barra de rolagem , e Deus fez eu parar e ler a história de garra e determinacao de Ebru. Resumindo..... li tudinho, respirei fundo. senti a energia renovando-se em mim. E vou dormir cheia de sonhos suaves . Nao vou desistir, mesmo aos meus 50 anos..... Gratidao , por mudar a historia de vida de muitas mulheres

Jane Marques 28/03/2022 22:06

😍Ebru q história Excepcionalmente Linda,o nosso país q ganhou com a tua chegada,q pessoa Incrível q fez...e vai continuar fazendo a diferença na Humanidade,Gratidão por Tudo,nem em 1 milhão de anos eu irei conseguir retribuir Tudo o q vc,e toda a tua equipe fizeram por mim,Gratidão q Deus continue te Abençoando hj e sempre.😘

Isabela Leopoldino 28/03/2022 20:23

A como não se emocionar ao ver uma reportagem e/ou uma matéria falando da Ebru 😍 Ao qual tive a honra de conhecer 🥰 uma mulher forte e guerreira não é para qualquer uma mudar de país e ficar por tanto tempo e ainda obter a cidadania Brasileira Ebru já é nossa 🇧🇷 😅 E que venham muitos e muitos projetos através do movimento A voz Delas 💕 Sucesso

Simone 28/03/2022 18:49

Ebru é um ser iluminado. Sou imensamente grata pela oportunidade de te-la conhecido. Continue firme Ebru por nós porque nos estaremos sempre aqui por você.