Notícias do setor

Transportadora acredita no potencial de mulheres indianas para dirigir caminhões

22/01/2024

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Há alguns anos, temos notado que a maior participação feminina no transporte rodoviário de cargas tem ajudado a diminuir uma forte tendência mundial: a falta de novos motoristas de caminhões. Isso porque, diversos estudos apontam que cada vez menos jovens têm se interessado pela profissão, enquanto mais mulheres se sentem encorajadas a construir uma carreira nessa área. 

Esse problema não é uma exclusividade aqui do Brasil, pois, assim como os Estados Unidos, a Europa também vem sofrendo com a falta da mão de obra qualificada no setor de transportes, em especialmente a falta de motoristas e não é de agora que as empresas tem tentado encontrar soluções. Em Portugal e até mesmo em alguns Estados dos EUA, foram criados programas de qualificação e até de capacitação de imigrantes para executar a função.
 
Países da Ásia, onde há uma concentração muito grande de caminhões (a China por exemplo, tem a maior frota do mundo), também enfrentam essa escassez de novos profissionais e seguindo o exemplo de outros países, está criando programas de inclusão de mulheres no transporte. O jornal local, "The Times of India" noticiou que a transportadora dinamarquesa, Baton Transport, está fazendo recrutamento de mulheres caminhoneiras na Índia, oferecendo contratos de dois anos para atuar no transporte internacional de carga. 

No início, o programa vai funcionar como um modelo “piloto”, ou seja, um tipo de teste para entender como pode funcionar e até mesmo, tentar parcerias para sua execução. A empresa deve contratar inicialmente 25 mulheres e se tudo der certo, o projeto vai abrir vagas para ainda mais mulheres no decorrer do ano. A expectativa é da contratação de até 800 novos motoristas em 5 anos, em sua maioria, mulheres. 

De acordo com "The Times of India", para participar da seleção, as mulheres devem ter concluído o ensino fundamental e ter pleno conhecimento no idioma inglês, porém, não precisam ter experiência como caminhoneiras na Índia, já que a empresa tem como ideia pegar as mulheres sem experiência e transformá-las em caminhoneiras. A Baton Transport ainda vai oferecer um salário de 150 mil Rúpias indianas, algo em torno de 8.800,00 mil reais em conversão direta. As mulheres também poderiam contar com um cartão de residente, que lhes permitiria trazer as suas famílias para a Europa. 

Embora tenha sido imediatamente estipulado que os dias de folga do trabalho poderiam ser passados na estrada, em pernoite organizado pela empresa. Em conversa com o jornal local, a Baton Transport menciona que já havia um programa de contratação de motoristas homens na Índia, porém, ainda assim não conseguia suprir a necessidade, então, a saída mais lógica é contratar mulheres sem experiência, dar o treinamento e formar as caminhoneiras, já que para as mulheres é uma oportunidade de carreira além de quem muitas já tem tal vontade.

Meninas, em diversos lugares do mundo, as mulheres têm mostrado que estão totalmente aptas para qualquer tipo de trabalho e que a arte de dirigir caminhões, sejam grandes ou pequenos, também pode ser exercida por elas. O momento é de oportunidade, já que aqui no Brasil, muitas ações também estão visando essa maior participação feminina no setor, como a promoção “Na Direção dos Seus Sonhos”, realizada pelo Movimento A Voz Delas, junto com a Mercedes-Benz e parceiros.
 
Ações como essas são importantes não só para “abrir o caminho” para mais mulheres, mas também, para tornar o segmento mais inclusivo, com espaço para homens e mulheres executarem suas funções com dignidade e respeito que merecem os caminhoneiros do nosso país. Você conhece ações semelhantes a essa? Sabe de alguma empresa que tem programas para a inclusão de mulheres no transporte? Conte para nós! 
 

Fonte: : Mídia Truck Brasil

3 Comentários

Raiane Aparecida Siqueira de Souza 22/01/2024 14:09

Eu já trabalho como motorista de carreta trabalho em uma 7eixos sou completamente apaixonada pela minha profissão, estou realizando um sonho de menina que virou realidade a 6 meses,aqui no Brasil as mulheres são mto desvalorizada,essa ideia é ótima assim a mulherada irá passar a ser igual no mundo dos motoristas... Qro mto poder ajudar nessa ideia e TB contribuir com meu trabalho fazendo parte dessa empresa,

Raiane Aparecida Siqueira de Souza 22/01/2024 12:48

Qro mto essa vaga

Equipe A Voz Delas 22/01/2024 13:47

🥰🚚😘

Aline Portugal de Moraes 22/01/2024 12:03

Eu que tô querendo ir pro exterior caso está ideia começa a vigorar mesmo com falta de mão de obra masculina na direção dos veículos de grande porte

Equipe A vOZ DELAS 22/01/2024 13:47

🥰🚚😘