O que o RH das empresas revela sobre a participação das mulheres no TRC?
21/03/2022
Olá, meninas! Tudo bem? O Movimento Vez & Voz apresentou uma pesquisa inédita feita com os departamentos de Recursos Humanos das transportadoras, sobre como está a participação feminina no setor.
A pesquisa foi realizada pelo IPTC - Instituto Paulista do Transporte de Cargas, a pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região – SETCESP, e ocorreu de 1º a 31 de outubro e contou com a participação de 67 de empresas.
Na pesquisa foi constatado que a participação das mulheres nas empresas de transporte não chega a um quarto do quadro de profissionais. Nos cargos de média gestão (coordenadoras e supervisoras) elas são pouco mais de 40%, e quanto mais aumenta o nível hierárquico, mais a participação delas diminui. Nos cargos de alta liderança (gerentes e diretoras) esse número vai a 32% e depois cai para 22% em cargos de presidência.
A área em que as empresas menos contratam mulheres é a operacional, já a que mais oferece cargos para elas, como era de se esperar, é o setor administrativo. Entre os profissionais motoristas, as mulheres não são mais que 1%. É um número baixo diante das necessidades do setor, 76% das empresas que participaram da pesquisa não possui política de contratação para mulheres no TRC.
A pesquisa também aponta o principal motivo das mulheres não permanecerem no setor. Cerca de 34% das empresas do TRC perdem parte do seu time de colaboradoras feminino por encontrarem ofertas salariais e condições de trabalho superiores em outros setores.
Notamos na pesquisa também que a priorização da família para muitas mulheres é o motivo para não estarem no TRC, onde 42% demostram priorizar o lar, filhos e gravidez, além de outros motivos como a falta de reconhecimento e por ser um setor bastante machista.
Uma informação importante da pesquisa é em relação às ações da empresa para que essas diferenças diminuam. Claro que a igualdade de gênero não acontece do dia para o outro, por isso, as empresas que de fato se importam com a diversidade em seus setores, criam projetos para inclusão de mulheres e outros grupos que ainda tem pouca representatividade no setor.
Mas, os números não mostram uma realidade muito animadora e ainda há muito o que melhorar. De acordo com os dados, empresas que criam políticas de contratação para mulheres representam apenas 24%, e um alerta: Das 67 empresas participantes da pesquisa, 51 não possuem nenhuma política de contratação ou inclusão para mulheres.
Meninas, o setor de transporte tem sofrido muito com a falta de profissionais, por isso é importante se capacitar e ter força e resiliência para ingressar na profissão. Mesmo com os obstáculos que já conhecemos, com cada vez mais mulheres ocupando esses espaços, vamos combater o preconceito.
Quer saber um pouco mais sobre a pesquisa? Clique e veja a pesquisa completa.
Lugar de mulher é onde ela quiser!
8 Comentários
Valdete 23/03/2022 20:21
Apesar de tantos esforços e prova que as mulheres estão ai somando capacidade e talentos no mercado trabalho,o preconceito ainda existe. Porém a cada dia as conquistas vão chegando,tomara que logo adiante e em breve isso venha mudar.
Cheila 22/03/2022 06:55
Somos a minoria mais fizemos o serviço com amor com o coração pra estar num lugar aonde existe tanto preconceito até mesmo da própria classe e difícil mais não impossível. Estamos aí pra fazer o diferencial
Isabela Leopoldino 21/03/2022 22:19
Infelizmente é a minoria, acredito que muitas até gostariam de estar atuando na área porém ainda existe medo, preconceito e também falta de apoio e por não possuir experiência, Mas temos que acreditar nos nossos sonhos e fazer acontecer e incentivar umas as outras e não criticar e sim se ajudar e mostrar nossa voz!
Luciane Zambon 21/03/2022 21:51
Amo ser camihoneira , viajar pelo Brasil e fazer parte dessa equipe de mulheres guerreiras independente corajosas.. tomara que cresça cada vez mais o número da classe feminina nas estradas, orgulho de ver essas guerreira ocupando esse espaço tbm e mostrando doque somos capazes.
Daiane Moreira Coelho Vieira 21/03/2022 21:47
Essa rivalidade de homens e mulheres ainda existe Simnmm, machismo tem que acabar nós mulheres estamos lutando por nosso lugar se qualificado e procurando uma vaga no transporte, muitas queria estar no trecho só o que barra e seus filhos e família porque são dias longe de casa essa é maior dificuldade.
Josilaine siben murbach 21/03/2022 17:37
Amooo essa turma da Mercedes Benz , que faz nós mulheres serem reconhecidas .
Raquel 21/03/2022 17:28
Ainda somos pouco reconhecidas nessa classe mas onde estamos fazemos acontecer
solange 21/03/2022 15:48
somos poucas na área mas fazemos a diferença em grande escala