O que é Outubro Rosa?
03/10/2022
Oi, meninas! Tudo bem? O ano está voando, não é? Já estamos em outubro, mês da campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como objetivo reforçar as informações sobre a prevenção contra a doença e mostrar a importância do diagnóstico precoce.
O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todas as regiões do Brasil, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos em 2020. Depois do câncer de pele, com 33%, o câncer de mama corresponde a 24,5% dos casos.
De acordo com estudo realizado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), uma a cada quatro mulheres com caso de câncer diagnosticado estão com câncer de mama. Estima-se que até o fim de 2022, cerca 66.280 novos casos da doença sejam confirmados.
Porém, apesar da alta incidência, quando identificada ainda no início, a doença tem altas chances de cura. Por isso, a importância de fazer o autoexame para identificar no toque possíveis problemas.
O que é câncer de mama?
É uma doença resultante do desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns se desenvolvem rapidamente e outros não.
Não existe uma única causa, mas sim uma soma de fatores de risco para o câncer de mama. O primeiro deles é a idade, já que quatro de cinco casos acontecem depois dos 50 anos. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado em fase inicial.
Mas você sabe a importância do Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma ferramenta importante para salvar vidas. É durante esse mês que muitas mulheres param e olham para si mesmas, olham para seus corpos e fazem o autoexame como primeiro passo para detectar se está tudo bem. É importante lembrar que a prevenção evita muitos óbitos.
Observem os PRINCIPAIS SINTOMAS:
• Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor.
• Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.
• Alterações no bico do peito (mamilo).
• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
• Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou axilas.
Onde tratar pelo SUS
Atualmente, existem 317 unidades e centros de assistência habilitados ao tratamento do câncer. Além disso, todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente encontrará desde um exame, até cirurgias mais complexas. No site: onde tratar pelo SUS | INCA - Instituto Nacional de Câncer, você encontra seu estado e onde realizar o tratamento.
Esse tema é muito importante para todas as mulheres e o Movimento A Voz Delas convidou a Dra. Heliégina Palmieris para falar sobre o Outubro Rosa e dividir com todos as principais formas de prevenção.
Meninas, todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Muitos casos são descobertos pelas próprias mulheres.
Outubro Rosa: o Movimento A Voz Delas apoia esta causa.
3 Comentários
valeria a zevedo 28/10/2022 16:53
tive cancer de mama em 2019, passei por cirurgia, quimioterapia e radioterapia hoje faço acompanhamento semestral e estou buscando uma recolocação no mercado de trabalho, então se puderem me indicar para uma vaga, agrdeço
valeria azevedo 28/10/2022 16:52
boa tarde! tive cancer de mama em 2019, passei por cirurgia, quimioterapia e radioterapia. hoje faço acompanhamento semestral
Soelma Alves Lima 03/10/2022 20:09
Eu tbm apoio essa causa👏💓🙌 Meninas , mulheres desse meu Brasil , façam o auto exame , se cuidem mesmo ,o quanto antes descoberto a chance de cura é 100%.🙌 Todos os anos , a mais de uma década ja venho fzdo acompanhamento com uma mastologista, isso pq descobri um nódulo, fiz todos os procedimentos e graças a Deus o resultado da biópsia não apontou origem canceriana, de lá pra cá apareceu mais alguns e sempre faço, pulsões e biópsias pra análises e Graças a Deus tdo tranquilo 🙌🙏 Vamos todas abraçar essa causa👏👏👏🙌💓