Saúde & Bem-Estar

Novembro azul

16/11/2022

Olá, meninas! Como vão as coisas por aí? Iniciamos o mês de novembro, que é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. 

Assim como o câncer de mama, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por isso, o SUS oferece exames para detecção e também, tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão, ainda, exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos.

Ao longo deste mês, o Ministério da Saúde vai realizar ações e campanhas para abordar a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Sinais e sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Detecção precoce

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático).

Onde tratar pelo SUS:

Atualmente existem 317 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame, até cirurgias mais complexas. No site: Onde tratar pelo SUS | INCA - Instituto Nacional de Câncer , você encontra seu estado e onde realizar o tratamento.

Meninas, quando o assunto é saúde, prevenção é sempre a melhor prática! Fiquem sempre atentas a qualquer queixa de seus maridos, pais, namorados ou filhos. Por isso, dizer não ao tabu com o exame é essencial! A prioridade é a saúde! Veja no site do Ministério da Saúde as ações mais próximas de suas casas! 

Até a próxima!
 

Fonte: Ministério da saúde

3 Comentários

Raquel 17/11/2022 09:31

Prevenir e o melhor remédio sempre, precisamos quebrar o tabu de que homem não se previne, precisamos nos cuidar alertar os amigos, prevenção salva vidas🥰🙏

Simone 16/11/2022 17:51

Prevenir ainda é o melhor remédio, exames periódicos salvam vidas .

Cheila 16/11/2022 17:47

É muito importante fazer o exame meu pai descobrio no começo e fez o tratamento... poriso e muito importante não se descuidar