Março Lilás
20/03/2023
Olá, meninas! Tudo certinho com vocês? Hoje o assunto é muito importante: saúde da mulher. Este mês de março é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer de colo do útero e a primeira coisa é saber: você está em dia com seus exames preventivos? Durante este período, instituições de saúde pública e privada estão promovendo campanhas para conscientizar a população sobre os riscos de desenvolvimento da doença, seus sintomas e como se prevenir.
A campanha também alerta sobre a importância de se proteger contra as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), uma vez que o vírus HPV é uma das principais causas do câncer de colo do útero. Apesar de já existir vacina para essa infecção, mulheres, principalmente acima dos 25 anos, têm maior tendência a desenvolver o problema.
Por isso, durante todo o mês de março, pessoas com útero são incentivadas a manter uma rotina frequente de consultas com o(a) ginecologista, fazendo exames preventivos, como o papanicolau que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) e Ministério da Saúde, o câncer de colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais, ou seja, está diretamente ligado à causa ou leva ao surgimento do problema. Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo de suas vidas.
A infecção genital por este vírus é bastante frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo de Papanicolau e são curáveis em quase sua totalidade dos casos. Aproximadamente, 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos subtipos 16 e 18 ou ambos.
Por isso, é importante a realização periódica do exame. Com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. Esta também é a terceira causa mais incidente de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Atenção: a informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal no Serviço de Saúde.
Meninas, é muito importante ficarem atentas aos sinais do nosso corpo, mas muito além disso, é necessário manter em dia exames de controle e os preventivos. Então, se cuidem, marquem seus exames e façam um acompanhamento médico básico. Nosso corpo é nosso maior patrimônio.
1 Comentários
maria 21/03/2023 10:49
Se cuidar sempre meu corpo meu santuário
Equipe Movimento A Voz Delas 21/03/2023 10:51
🥰