Notícias do setor

Maio Amarelo reforça importância de ações para reduzir acidentes de trânsito

15/05/2023

Olá, meninas! Tudo certo por aí? Entramos em maio, mês muito importante para todos os setores e agentes do trânsito, a pé, de bicicleta, carro ou caminhão, que estão diariamente expostos a um dos tráfegos mais perigosos do mundo. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização, para a redução de acidentes de trânsito, criado no Brasil pelo parceiro do Movimento A  Voz Delas, Observatório Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros nas estradas.

O Movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos em todo o mundo. Em sua 10ª edição, o Maio Amarelo traz o tema: “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende discutir o tema da segurança viária, mobilizando toda a sociedade ao envolver os mais diversos segmentos: órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. 

O trânsito violento no Brasil é visto como um problema, principalmente por estar no ranking dos cinco países com o tráfego que mais tira a vida das pessoas todos os anos. A preocupação do Observatório tem sentido, já que segundo os dados mais recentes do Detran, o número de acidentes fatais segue aumentando a cada mês, em praticamente todas as capitais do Brasil. Somente no Estado de São Paulo, houve um crescimento de 53% nas mortes em fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado. O Ministério da Saúde também aponta preocupação com este problema, já que neste mês o órgão consolidou os dados referentes a 2021, mostrando que 33.813 pessoas perderam suas vidas em decorrência do trânsito brasileiro. O número é aproximadamente 3,4% maior que o registrado em 2020 e maior que o número de óbitos de 2019, quando o Brasil registrou 32.667 mortes por acidentes de trânsito.

Esta tendência é vista como perigosa pelo Observatório, que reforça a necessidade de fugir das discussões cotidianas e agir, efetivamente discutindo o tema, procurando engajar o maior número de pessoas possíveis em ações para propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes áreas. A campanha vai realizar ações em todo o país, como o aumento da blitz educativa nas vias, debates sobre o tema, ações de interação, entre outros.

O Observatório de Segurança Viária ressalta que mudanças simples no comportamento já podem mudar muito o cenário, visto que a maioria dos acidentes poderia ser evitada. De acordo com dados de 2020 divulgados pelo Ministério dos Transportes, cerca de 53,7% dos acidentes de trânsito no país são causados por imprudência ao volante. Por isso, dirigir de forma mais responsável é o primeiro passo para um trânsito mais seguro. 

Isso inclui não ingerir álcool ou drogas antes de dirigir e não usar o celular enquanto dirige, que são graves fatores de risco, pois reduzem as capacidades motoras do motorista, tornando-o mais suscetível a cometer acidentes. Os dados do Detran mostraram que 42% dos acidentes com vítimas no Estado de São Paulo, entre 2019 e 2021, foram causados por motoristas embriagados. 

A Campanha deste ano pretende reforçar a ideia de que todos podem se ajudar. O vídeo divulgado dá alguns exemplos de situações que podem mudar o destino de muitas pessoas, com ações e orientações no dia a dia, como lembrar de olhar para os dois lados ao atravessar a rua, dar um toque para aquele amigo não voltar dirigindo depois da festa ou, quando for passageiro e o motorista usar o celular, pedir para não manusear o aparelho enquanto dirige, além de sempre lembrar a todos sobre o uso do cinto de segurança, entre outras ações.

Meninas, a OMS ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, além disso, o respeito pelas leis e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes. Por isso, dirigir com responsabilidade é essencial e orientar aqueles que nos cercam também.

Confiram o vídeo da Campanha Maio Amarelo 2023: “No trânsito, escolha a vida”.
 

2 Comentários

Magdael Rian Sales 31/10/2023 22:11

Gostei muito de ler esse texto é bastante incentivador ! Tenho 17 anos , e vou participar do evento de fazer a redação para concorrer a um smartphone. No começo, pensei só no telefone, mas depois, percebi a gravidade do assunto e resolvi me aprofundar mais, pesquisar mais, analizar dados concretos e etc ... Quero dar o meu máximo nessa relação: No trânsito escolha a vida. Inclusive, estou lidando ela como um treino para o ENEM . Desde já agradeço a sua atenção e compreensão.

Iara caminhoneira 15/05/2023 11:13

Temos que ter consciência que a segurança é uma responsabilidade coletiva…

equipe movimento a voz delas 16/05/2023 09:22

sempre Iara.😉

Verdade 03/11/2023 19:40

Verdade