}
Nossa Missão

Laço Amarelo: redução de velocidade como alternativa para melhorar e tornar o meio urbano mais calmo

29/04/2024

Olá, meninas! Como vocês sabem, reduzir a velocidade é fundamental para tornar nossas ruas mais tranquilas e seguras. Um estudo recente, chamado Análise e Prevenção de Acidentes, de Erik Rosén e Ulrich Sander, mostrou que a velocidade é um dos maiores fatores de risco em acidentes de trânsito, especialmente para pedestres. Por isso, aumentar a segurança de todos na estrada é uma prioridade e pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Aliás, vocês sabiam que a simples redução de velocidade de 60 km/h para 40 km/h, pode diminuir o risco de morte de um pedestre em um acidente para cerca de 30%? E é impressionante como algo tão simples pode salvar tantas vidas.

Além disso, intervenções de engenharia, como diminuir o raio das esquinas e instalar lombadas e travessias elevadas, também são eficazes para acalmar o tráfego. Rafael Szeliga, no estudo “Velocidade veicular no movimento de conversão em cruzamentos urbanos”, descobriu que reduzir o raio das esquinas pela metade, pode reduzir as velocidades médias em até 30% em cruzamentos urbanos. E de acordo com Eduardo Cesar Amancio, no estudo “Impacto de lombadas e travessias elevadas na velocidade de veículos de passeio”, baseado em dados naturalísticos, lombadas e travessias elevadas podem reduzir a velocidade dos carros em até 43%.

É importante que os gestores públicos estejam atentos a essas soluções e as implementem conforme necessário, seguindo os padrões de segurança estabelecidos. Mas quem dirige também tem um papel a desempenhar, respeitando as leis de trânsito e se preocupando com o próximo nas ruas, criando assim um ambiente mais calmo, harmonioso e seguro para todos.

E lembrem-se sempre: a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. Fiquem atentas ao entorno e protejam os mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas, contribuindo desta maneira para a paz no trânsito. 

Fonte: Laço Amarelo

0 Comentários