}
Nossa Missão

Ganhadoras da segunda edição da promoção “Na Direção dos Seus Sonhos”

03/05/2024

Olá meninas! Tudo em paz por aí? Como sabem, a terceira edição da promoção “Na Direção dos Seus Sonhos”, que contou com a participação de duas empresas parceiras (Reiter Log e Grupo Toniato), premiou quatro mulheres com a tão sonhada CNH profissional.

A promoção é focada na transformação do setor de transportes e pensada para dar oportunidades às mulheres que sonham em conquistar a CNH profissional e começar a trabalhar no setor, transformando suas vidas.

E como o Movimento A Voz Delas está sempre procurando por histórias inspiradoras de mulheres que possam motivar outras, não podemos perder a oportunidade de conhecer as trajetórias das ganhadoras da promoção, certo? Então vamos descobrir um pouco mais sobre cada uma delas!

Começando pela história da Denise Pereira de Souza, premiada com a categoria D, pelo Grupo Toniato.  

Me chamo Denise Pereira de Souza e sou mãe de quatro filhos. Venho de uma família onde o transporte sempre esteve presente: meu pai era motorista de caminhão e meu irmão também seguiu esse caminho. Desde muito nova, a vontade de dirigir caminhões me acompanha, pois meu pai, que inicialmente trabalhou como colhedor de laranja, depois se tornou motorista. Ele sempre me incentivava a mudar a categoria da minha habilitação para poder dirigir caminhão, especialmente em usinas de cana, onde há muitas mulheres trabalhando. Eu guardei esse sonho no fundo do meu coração

Atualmente, trabalho como faxineira e todos os dias passava pela minha cabeça a ideia de ir à autoescola e ver o custo para tirar a habilitação D. Porém, devido às dificuldades financeiras, nunca consegui seguir adiante. Sempre adiava, esperando ter o dinheiro necessário para dar esse passo. Mas as coisas continuavam difíceis e eu não conseguia correr atrás do meu sonho. 

Há três anos, uma amiga minha teve seu sonho realizado através do Movimento A Voz Delas. Desde então, tenho acompanhado de perto a trajetória dela, admirando sua evolução e sempre torcendo por ela. Meu sonho continuava guardado no cantinho do meu coração. 

Foi em dezembro de 2023, quando essa mesma amiga postou sobre as inscrições abertas para participar da terceira edição da promoção Na Direção Dos Seus Sonhos. Senti que era a hora de tirar esse sonho do papel e colocá-lo em prática. Com muita gratidão a Deus, fui uma das contempladas na promoção para realizar meu sonho de mudar a categoria da minha habilitação. 

Aqui estou eu, escrevendo sobre como é maravilhoso estar realizando esse sonho. Espero, com o apoio do Movimento A Voz Delas e do Grupo Toniato, me profissionalizar na profissão e proporcionar uma vida digna para meus filhos.

Agradeço à Mercedes-Benz por realizar meu sonho e me proporcionar a liberdade de ser quem sempre quis ser. E, claro, minha gratidão a todos do Movimento A Voz Delas e ao Grupo Toniato. Não importa que sejamos mulheres, também podemos dirigir carretas e caminhões. Somos mais fortes do que imaginamos. Muita gratidão mesmo”.

História da Rejane Moreira, premiada com a categoria D, pelo Grupo Toniato.  

“Oi, pessoal! Eu sou a Rejane Moreira, tenho 38 anos e moro em Eldorado, no Mato Grosso do Sul. Desde criança, sempre fui fascinada por veículos grandes. Morar ao lado da rodovia 163 me proporcionava uma vista privilegiada dos caminhões e ônibus que passavam por ali. Eu costumava acenar para os motoristas e, às vezes, eles até piscavam os faróis ou buzinavam, o que sempre me deixava muito feliz.

Mas conforme fui crescendo, percebi que algo não estava certo. Sentia como se não pertencesse aos lugares em que estava. 

Era como se algo estivesse faltando na minha vida. Foi então que tive a oportunidade de trabalhar como auditora de recebimento em cooperativas e silos do meu Estado até o Rio Grande do Sul, ficando mais próxima dos caminhoneiros. Essa experiência despertou algo dentro de mim que estava adormecido. Comecei a me capacitar em maquinários pesados, como tratores e colheitadeiras, mas as condições financeiras não estavam favoráveis para eu mudar de categoria na carteira de motorista.

Então, no ano passado, em novembro de 2023, uma grande amiga me indicou para me inscrever na seletiva da terceira edição da promoção "Na Direção dos Seus Sonhos", promovido pelo Movimento A Voz Delas. Confesso que não foi fácil, pois estava lidando com problemas de saúde e minha autoestima não estava muito alta. Mas,então percebi que as empresas estavam apostando em mulheres como eu, oferecendo oportunidades para mudar nossas vidas. Foi um clique de esperança!

Consegui finalizar a inscrição, mas acabei me esquecendo dela. Fiquei surpresa quando me contataram e pensei que haviam enviado a mensagem para a pessoa errada (risos). Mas era para mim mesmo! Fui presenteada com a mudança de categoria da minha habilitação para D e ainda ganhei a companhia de pessoas incríveis envolvidas com o Movimento A Voz Delas.

Hoje, estou me dedicando à mudança para a categoria E, para assim me tornar uma motorista de carreta. Quero ressaltar que toda a confiança que sinto agora veio junto com esse presente. Quero dizer a todas as mulheres por aí, sejam mães, filhas ou esposas, acreditem no processo de crescimento pessoal de vocês. Vocês são capazes de alcançar mais a cada dia”. 

Agora, um pouco da história da também ganhadora Luzia Gessica, premiada com a categoria D, pelo Grupo Toniato.   

“Me chamo Luzia Gessica, tenho 36 anos, sou mãe de duas meninas e sou casada. Minha paixão por caminhões, especialmente carretas, começou quando eu era criança. Meu pai era caminhoneiro na época, dirigia um cavalinho e eu ficava completamente fascinada. Desde então, sempre dizia que um dia seria caminhoneira.

Com o passar dos anos, esse sonho acabou ficando adormecido. Segui uma carreira administrativa, me casei e me tornei mãe. 

Em 2021, comecei a trabalhar em uma transportadora em Foz do Iguaçu e foi ali que meu sonho começou a ressurgir com força total. Trabalhar no meio das carretas só intensificou essa paixão. Nesse mesmo período, meu marido se tornou caminhoneiro, fazendo viagens pelo Mercosul, e eu sempre dizia que ele estava vivendo o sonho que era meu.

Hoje, me vejo realizando esse sonho. Quando me inscrevi, não tinha ideia de que conseguiria, mas essa oportunidade veio exatamente no momento certo. Quero agradecer por tudo!”

Por fim, Marina Gregory Harth, que foi premiada pela empresa parceira Reiter Log, na categoria E. 

“Meu nome é Marina Gregory Harth, tenho 28 anos, sou habilitada na categoria D e estou em processo para obter a categoria E, conquistada através da promoçao "Na Direção dos Seus Sonhos". Sou mãe de um menino de 6 anos, casada com um caminhoneiro e filha de outro. Minha paixão por caminhões começou desde antes de nascer, pois minha mãe viajava com meu pai enquanto ainda estava grávida. Após meu nascimento, continuávamos viajando com meu pai durante as férias escolares, já que minha mãe era professora.

Eu tinha decidido que meu futuro seria como caminhoneira ou professora. Comecei a faculdade de pedagogia, mas não estava satisfeita. Conheci o Movimento A Voz Delas e me inscrevi para ganhar a categoria D, em 2021. Decidi trancar a faculdade, mesmo sem saber o que viria a seguir. Após um processo seletivo, fui selecionada e passei de primeira.

Apesar disso, levei dez meses procurando emprego. Um dia, recebi uma mensagem no Facebook me oferecendo uma vaga em uma empresa de concreto. Aceitei o desafio, mesmo com medo, e me tornei a única motorista mulher da empresa e da região. 

Trabalhei com caminhão betoneira por sete meses, enfrentando desafios diários, mas sem nunca sofrer preconceito.

Agora estou me dedicando para obter a categoria E, que também ganhei na promoção Na Direção dos Seus Sonhos, mas dessa vez, por meio da empresa parceira Reiter Log, e pretendo trabalhar com carretas no futuro. Acredito que, com determinação, podemos realizar nossos sonhos, mesmo que demorem a acontecer. A jornada pode ser difícil, enfrentamos obstáculos e preconceitos, mas no final, vale a pena. Lembrem-se: ‘lugar de mulher é onde ela quiser’ e devemos perseguir nossos sonhos sem limites”.

Quatro guerreiras, cada uma com sua história inspiradora. Vocês também desejam que suas histórias sejam compartilhadas aqui? Entrem em contato conosco pelo WhatsApp: (11) 98921-6632.

3 Comentários

Santa Selvani Muniz 06/05/2024 14:28

Quero contar minha estória da minha vida

Vilma Prates Santana 06/05/2024 09:14

Parabéns! A todos que estão a frente desse projeto,me sinto honrada em tbm fazer parte ,"A voz delas" Em em ganhar uma oportunidade para adquirir experiência,e qualificação!! Minha hora tbm vai ficar!!! Obg a todos pelo incentivo!!!

Patrícia Maria de Jesus Souza 03/05/2024 10:25

Muito orgulho d vc Denise o céu é o limite